Outros

Terço, Missa Solene e Procissão Luminosa estão na agenda do Dia de Fátima, em Três Pontas

Dia de N S de Fátima em TP 1

Durante todo o dia, devotos se reunirão para rezar o Terço na Igreja de Fátima, no Bairro Padre Vitor

Para a Igreja Católica, 13 de maio é uma data muito especial. Neste dia é comemorado um dos mais marcantes fatos do catolicismo no mundo – a aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos, em Portugal.

Na cidade de Três Pontas, as festividades começaram cedo. Na Igreja que leva o nome da Santa, no Bairro Padre Vitor, às 7 da manhã teve reza do Terço. Durante todo o dia, de hora em hora, a oração do Rosário se repetirá, sob a coordenação de equipes da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Às 19 horas, também na Igreja de Fátima, será celebrada Missa Solene e, em seguida, haverá Procissão Luminosa pelas ruas do Bairro. Os devotos devem levar velas ou, se preferirem, adquirir o acessório na própria Igreja.

Na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a Missa será às 18h30min, mas a Festa de Nossa Senhora de Fátima conta ainda com Missa para os membros da Casa Pietá (19h30min), Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na região rural dos Pinheiros (19h30min) e também com as atividades da Escola de Formação Litúrgica (19h30min, no Salão Paroquial). A comemoração começou às 7 horas com Missa no Carmelo São José.

Outra Paróquia de Três Pontas é a Cristo Redentor. Na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Bairro Catumbi, Padre Rogério já celebrou, às 6 da manhã.

A História

Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9) e Jacinta Marto (7) brincavam em um local chamado Cova da Iria na freguesia de Aljustrel pertencente ao concelho de Ourém, em Portugal, quando perceberam dois clarões. Em seguida as crianças viram, sobre a copa de uma pequena árvore, uma linda senhora. Ela teria dito aos três que era preciso rezar muito e que eles aprendessem a ler.

Também, segundo relatos colhidos à época, os pequenos assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro de 1917. Em agosto, a aparição aconteceu no dia 19 em outra localidade onde as crianças estavam – presas pelo administrador do concelho.

No dia 13 de outubro, cerca de 50 mil pessoas se reuniram na Cova da Iria. Diz a história que Nossa Senhora contou às crianças: “Eu sou a Senhora do Rosário” e pediu que fizessem ali uma capela em sua honra. O lugar é, atualmente, a parte central do Santuário de Fátima que já está recebendo milhares de peregrinos de todo o mundo para as festividades do 98º aniversário das aparições. 

Em suas visitas à Portugal, Nossa Senhora de Fátima destacou a importância da vida de oração e da piedade, especialmente a oração diária do Santo Rosário para a obtenção da paz mundial e o fim da guerra. Deixou a todos os fiéis uma mensagem de fé e esperança e falou sobre a necessidade de conversão e arrependimento.

Os portugueses trouxeram a devoção e hoje os brasileiros são muito fiéis à Santa.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é entronizada no Santuário português

Dia de N S de Fátima em TP 2

Entronização de réplica da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ao Santuário de Fátima, ontem dia 12 (Foto: Canção Nova)

Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, foi entronizada ontem (12) no Santuário de Fátima durante cerimônia presidida pelo Cardeal, Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A celebração expressou a unidade entre Brasil e Portugal.

A entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida, que será celebrado em 2017.

Estas celebrações realizam-se em unidade com o Santuário de Fátima que também em 2017 comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

A imagem foi colocada numa das entradas principais do Santuário, na Cova da Iria.

(Fontes: Wikipédia/Canção Nova)

 

 

 

 

Previous post

Quase 25% da população brasileira adulta têm pressão alta; mulheres são maioria

Next post

Procura-se o tutor