OutrosPolítica em Três Pontas

Três Pontas, 158 anos – Festa da Cidade começa com inaugurações

Na tarde desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Três Pontas dará início às comemorações dos 158 anos da Cidade. Às 14h30min, haverá descerramento de placa no CRAS I, localizado no Parque Multiuso da Mina do Padre Victor. Lá, está a Sala de Convivência Social Nijini Rangel de Brito que será oficialmente entregue à comunidade. Às 16h30min, será inaugurada a Praça Rita Maria de Jesus, na Rua Varginha, próximo ao Hospital São Francisco de Assis.

Ainda hoje, a dupla sertaneja Bruno e Marrone se apresentará no Estádio Municipal Ítalo Tomagnini, popularmente conhecido como Campo do TAC, no Centro de Três Pontas. O show, com bilheteria paga, leva assinatura de uma empresa de eventos, mas pode ser considerada uma boa forma de sequenciar, nesta véspera de feriado municipal, a festa preparada para recordar a data em que a Vila foi elevada à Cidade. No dia 3 de julho de 1857 Três Pontas se tornava a 40ª cidade de Minas Gerais, Estado que hoje conta com 853 municípios.

Desfile cívico volta à agenda festiva e traz mensagens para um futuro melhor 

No dia do aniversário, sexta-feira (3) a festa começará com desfile cívico. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares foram convidadas pela Prefeitura a participar do evento agendado para as 9 horas, no Sambódromo Professor Jaime de Abreu Salgado. Já são meses de preparação de faixas, cartazes, trajes – enfim, de todo um aparato para ilustrar na Avenida o tema  “Transformação: nossas mãos plantam o futuro”.

O respeito, amor, fraternidade, inclusão social, sustentabilidade, tecnologia, economia são alguns itens que surgirão nas mensagens de como as atitudes de cada um hoje poderão gerar um amanhã melhor para todos.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em sintonia com a Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, o desfile cívico contará, desta vez, com duas fanfarras. A da Escola Coração de Jesus-Objetivo e da Apae. Também animará a parada, a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro.

Em 2013, primeiro ano da Administração Paulo Luis Rabello (PPS), as apresentações foram voltadas à história da Cidade. Em 2014, em virtude da Copa do Mundo do Brasil, no lugar do desfile cívico foi realizada uma feira com a participação das escolas sobre três características trespontanas, “Fé, Música e Café”. E foi justamente durante a comemoração anterior que se iniciou uma discussão sobre o egoísmo, a individualidade que marcam a sociedade dos tempos modernos. Daí surgiu o tema explorado neste 158º aniversário de Três Pontas.

Na opinião da Secretária de Cultura, Débora Andrade, a minoria se importa com o que faz e a maioria deixa muitas obrigações nas mãos de outras pessoas quando, na verdade, a responsabilidade de um futuro melhor é de todos. “Então, chegamos à conclusão que é nosso dever alertar e despertar no ser humano a vontade de fazer um amanhã melhor. Acreditamos que, por intermédio do desfile cívico, poderemos plantar a sementinha para que as pessoas saibam que – com respeito, amor, educação e tantos outros meios – a gente pode, sim, colher bons frutos”, reforça.

João Pedro e Cristiano fecham as comemorações

Dois outros acontecimentos estão na programação festiva desta sexta-feira (3). Às 18h30min será celebrada Missa em Ação de Graças na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda.

Um pouco mais tarde, shows musicais encerrarão as comemorações. Às 20 horas, os portões do Campo do TAC serão abertos para a apresentação dos trespontanos Héder e Danilo. Depois, o palco será de Matheus Becatti e logo em seguida de João Pedro e Cristiano. “Vida Cigana; Volta de Uma Vez; Pé Direito Pé Esquerdo; Tudo Outra Vez; Medida Exata; Ai Amor; Saudade Matadeira e Por Toda Vida” são sucessos que marcam a carreira da dupla, iniciada em 1991 na cidade de Miguelópolis (SP).

Outro detalhe, entre as apresentações de Matheus Becatti e João Pedro e Cristiano está prevista a tradicional queima de fogos.

A entrada para estes shows do Dia da Cidade, agora sim, realizados pela Prefeitura Municipal, é de graça.

“Temos muito motivo para comemorar. Criamos o selo de 158 anos de elevação de Três Pontas à Cidade porque este é um ano iluminado. Teremos a Beatificação do Padre Victor. Este reconhecimento da Igreja reflete na fé, mas também diretamente na economia da Cidade através do turismo religioso”, finaliza a Secretária Débora Andrade.

 

Previous post

Sábado será de horário especial para o comércio trespontano

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas