Educação, Cultura e LazerOutrosPolítica em Três PontasTp City

Três Pontas – 159 anos: criativas e caprichosas, escolas retratam a trajetória da Cidade

Aos 13 anos de idade, José Gileno Tiso Veiga compôs o Hino do Centenário de Três Pontas, atendendo a um pedido da mãe, dona Walda, exímia professora de piano. O menino ganhou o concurso da Prefeitura Municipal, que foi realizado através do Conservatório de Lavras. A letra leva a assinatura do pai, Francisco Ribeiro.

Gileno Tiso fez carreira em um dos segmentos mais representativos do Município, a música, e foi uma das personalidades lembradas neste domingo (3) durante o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Três Pontas. Hoje, a Cidade completa 159 anos.

O tema da apresentação das escolas na Avenida – “Bendizendo o teu passado, saúdo o teu presente” – foi retirado da composição vencedora. Possibilitou, então, às instituições de ensino homenagear vários homens e mulheres que enriqueceram e promoveram o desenvolvimento de Três Pontas com seus esforços profissionais e talentos. As mudanças ocorridas com o passar do tempo foram contadas com muita animação e colorido.

Diretores, professores, pais e alunos se envolveram durante meses na confecção de faixas, cartazes, alegorias, caracterizações e ensaios. O resultado agradou, como acontece tradicionalmente, pela criatividade e pela alegria que contagiou o público também participativo.

Autoridades do Executivo e Legislativo e ainda o Comandante da Guarda Civil Municipal, Edward Naves hastearam as bandeiras. Conduziram solenemente os pavilhões até o alto dos mastros, acompanhados da centenária Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro. Não houve discursos.

Em 3 de julho de 1857, Três Pontas se tornava a 40ª cidade de Minas Gerais, Estado que conta com 853 municípios. Pela estimativa do IBGE (2015), quase 57 mil pessoas habitam essa terra internacionalmente conhecida e especialmente querida e respeitada em solo nacional graças à sua gente hospitaleira, que se expressa de maneira diferenciada em diversos cenários: político, religioso, econômico, cultural, esportivo.

No Desfile, recordou-se e percebeu-se a evolução do Município. E, claro, a geração atual – de todas as idades – mostrou que continua escrevendo a história.

“É um orgulho participar desse ato cívico e um prazer sermos lembradas porque somos atletas e ex-atletas que trouxemos muitos títulos para a Cidade. Várias aqui foram reveladas para times de fora, enfim, defendemos o nome de Três Pontas dentro e fora do município”, comenta a Presidente do Trespontano Olímpico Clube (TOC), Renata Caliari Andrade Rabello. Ela se apresentou ao lado de outras veteranas. Quem viveu a época, aplaudiu com fervor ao se recordar quanta honra Três Pontas sentia ao ver em quadra aquelas meninas de tantos ouros.

Por meio de criativas condecorações, de gestos gentis e habilidosos e ao som da Banda da Escola de Sargentos das Armas (ESA) se concretizou por mais um ano a parada estudantil do aniversário de Três Pontas, evento que reúne criatividade, dedicação, alegria e que a cada versão se transforma em momento de lazer para famílias inteiras e de encontro de integrantes da própria comunidade.

 

 

Previous post

Aniversário de Três Pontas: Confira a programação deste domingo

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas