Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerOutros

Ufologia e natureza agora são ferramentas para educação em Varginha

A Muda de Comida, no Sítio-Urbano Rio Verde, nasceu com o propósito de transformar uma terra improdutiva no coração da cidade, em  um parque ufológico voltado para a reconexão com a natureza, tanto de crianças quanto adultos

Crianças participam de plantio na Horta sem Agrotóxico

Até o último carnaval, ou seja, há cerca de seis meses, o cenário do Sítio Rio Verde localizado no bairro Rezende era desolador. Assim como tantas outras pequenas propriedades rurais produtoras de café no passado, o espaço improdutivo e oneroso, apenas aguardava que empreiteiros o loteasse para transformá-lo em um novo bairro árido, como ainda é um padrão recorrente na periferia de Varginha.

Porém, tudo começou a mudar quando dois empreendedores vislumbraram a oportunidade de converter o local em um espaço rural multiuso conectado às demandas dos habitantes das áreas urbanizadas da cidade. “Nosso primeiro passo foi o de empreender uma horta livre de agrotóxicos. Nosso lema é produzir com amor e sem veneno. Desta forma atraímos a atenção de varginhenses que já buscavam essa oportunidade. Expandimos também a oferta para aqueles que ‘não têm tempo’, por meio de entregas de cestas semanais”, revela Albertino Jorge, sócio da iniciativa.

ET recepciona estudantes na Fazendinha de Animais, onde crianças sentem a textura dos pelos de um lindo coelhinho branco

Com a aproximação deste público, que regularmente passou a frequentar o Sítio e colher literalmente no pé seus alimentos saudáveis, a equipe passou a identificar os padrões de comportamento e também as oportunidades que estavam reprimidas. Assim, por meio do lúdico, uma série de ações têm sido gradativamente implementada. Dentre elas está uma fazendinha de animais que abriga coelhos, galinhas, patos, vacas e ovelhas, atraindo a atenção principalmente das crianças. As duas nascentes da propriedade estão sendo recuperadas por meio do plantio de mais de 1.200 árvores no projeto “Muda de Cidade”, além da sintonia entre a Ufologia e a educação em todas as atividades.

Equipe do canal “The History Channel” registrando trabalho no sítio

“Percebemos que o varginhense em geral tem vergonha do Caso ET. Assim, sem entrar no mérito da crença em outras formas de vida, trabalhamos com o conceito dos mistérios da natureza associado à Ufologia para sensibilizar o público”, explica Diego Gazola, publicitário e idealizador da iniciativa.

Recentemente, o “Muda de Comida” recebeu cerca de 160 estudantes do Colégio Alpha, que ali desenvolveram vivências educativas em um circuito nomeado “Rota do ET em Varginha”. Quatros ETzinhos coloridos, representando os elementos da natureza: fogo, água, terra e ar foram distribuídos pelas atrações: horta sem agrotóxicos, fazendinha de animais, campo gramado para esportes e nascentes das águas com o intuito de sensibilizarem as crianças. Uma equipe do canal “The History Channel” também visitou o sítio e registrou o trabalho lá desenvolvido.

Mais informações sobre a iniciativa estão em www.mudadecomida.com.br  

(Por Diego Gazola/Fotos: Muda de Comida)

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Semana Internacional do Café será mais uma oportunidade para os cooperados Cocatrel adquirirem adubos e fertilizantes a preços de feira