Entretenimento em Três PontasOutros

Vai começar o Batuque na Cozinha

Batuque na Cozinha Concurso de Tira Gosto e Atendimento de Três Pontas 1Oportunidade de faturamento para bares e restaurantes. Chance de entretenimento para os trespontanos. Descobertas gastronômicas ao alcance de todos. São estes os objetivos do Batuque na Cozinha. O evento que chega à terceira edição será aberto nesta quarta-feira (12). Quem primeiro apresentará o prato concorrente será o Quilombo, ganhador das duas primeiras edições. Na quinta-feira (13) será a vez de o Gaúcho tentar conquistar o paladar dos jurados e da clientela.

A exemplo dos anos anteriores, o concurso de tira gosto e atendimento acontecerá sempre as quartas e quintas-feiras. Na ordem, a disputa segue com o Bar da Mina (19) e Esquina da Pizza (20), Pizza Fone (26) e Bar do Raul (27), Quirino’s (2) e Cheiro Verde (3). Na semana seguinte será concretizada a Noite da Vitória.

De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Débora Andrade, troféus estão reservados ao 1º, 2º e 3º colocados. Além da estreia de dois participantes, Bar da Mina e Pizza Fone, outra novidade é a premiação da Noite mais Animada. “A intenção é motivar mesmo a participação, o envolvimento dos donos, dos funcionários e da população”, completa.

André Duarte e Walace serão novamente a atração musical em todas as noites do Batuque na Cozinha que é realizado por uma produtora de Três Corações, com patrocínio do GF Supermercado e apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A música ao vivo se estenderá das 20 às 24 horas.

Ainda segundo a Secretária, uma das regras é manter o preço do prato fixo até o final do concurso. Desta vez, o valor é R$ 34,90 e o prato deve apresentar o rendimento para duas pessoas.

Os tira gostos são inscritos previamente. No entanto, explica Débora Andrade, até mesmo os organizadores do Batuque na Cozinha se surpreendem com o capricho na apresentação. Entre as providências tomadas estão, por exemplo, folder explicando o motivo da criação, ou seja, mais do que mostrar uma opção gastronômica, os participantes produzem conceitos. “A criatividade vem à tona. O pessoal daqui não economiza na hora de inventar. Os concorrentes combinam elementos que a gente não costuma ver de forma rotineira, eles inovam, então, também neste ano o Batuque na Cozinha promete ser um sucesso”.

As duas primeiras versões receberam aprovação do público e levaram à inclusão do prato concorrente ao cardápio. No Bar do Raul, por exemplo, a parmegiana de peixe com arroz chegou dando cara nova ao estabelecimento que há mais de 40 anos atrai gente pelo incomparável peixe frito.

Para a edição 2015 do Batuque na Cozinha, os jurados já foram convidados e a identidade será mantida em sigilo. O voto deles terá peso 5 e será somado à nota de quem frequentar a casa na noite da disputa e, claro, experimentar o prato inscrito no concurso. A apuração e entrega dos prêmios serão realizadas na Casa da Cultura Alfredo Benassi, na quarta-feira (9/9) e poderão ser acompanhadas pela comunidade.

Na visita feita à Secretaria Municipal de Cultura na tarde desta segunda-feira (10), o Sintonizeaqui colheu informações sobre outros eventos que também estão sendo preparados para oferecer aos trespontanos lazer de qualidade. Confira.

Fenac – Três Pontas abriga etapa classificatória nos dias 28 e 29 de agosto

Fenac 2015 etapa classificatória São Lourenço 7O maior Festival Nacional da Canção, o Fenac, etapa classificatória de Três Pontas acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto. As apresentações das 26 músicas que irão concorrer a cinco vagas nas semifinais (5 e 6 de setembro, em Boa Esperança) serão na Praça Cônego Victor, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, às 21 horas. Paralelamente, virá o Festival Cultural com várias atrações para adultos e crianças no decorrer dos dois dias do evento.

O Fenac é um dos acontecimentos que seguramente agradam a comunidade trespontana. Até mesmo a garotada adere em massa ao entretenimento e para abrigar melhor o público infantil haverá novo espaço. Além de atrações na Praça Cônego Victor (em frente às agências bancárias) terá teatro e ainda apresentação de mágica na Praça do Centenário.

Os horários e toda a programação do Fenac Três Pontas serão divulgados tão logo estejam definitivamente fechados pela organização do Festival. A Secretária de Cultura de Três Pontas sugeriu a inclusão de duas atrações locais e está na torcida para que as talentosas mulheres aceitem, as do grupo vocal Morena (Laise Reis, Helen Mariah e Lidyanne Brito) e do trio de acordeon formado por dona Nancy, Sandra e Lucimar Tiso. 

“Trazer de volta o Fenac para a nossa Cidade foi um compromisso registrado em Plano de Governo pelo Prefeito, Paulo Luis Rabello, e que ele vem honrando porque ele e nós entendemos que o Festival é muito importante como entretenimento e também como incentivo. Temos compositores daqui competindo, sempre, então, temos que ir até lá em peso e torcer pelos nossos conterrâneos”, incentiva a Secretária Débora Andrade.

Ela destaca ainda que o Fenac fomenta o turismo. Os compositores, intérpretes e suas bandas se hospedam e consomem na Cidade, gerando lucro para o comércio.

Mais um detalhe positivo citado pela Secretária é a contratação de músicos trespontanos por parte de alguns compositores. “Eles sabem da nossa qualidade”.

Em setembro tem Encontro de Bandas Marciais 

3 Integração de Bandas Marciais de Três Pontas 1No domingo, 6 de setembro, será realizada a 3ª Integração de Bandas Marciais, em Três Pontas. Confirmaram presença representantes de Perdões, São Tomé das Letras, Coqueiral, Machado, Candeias e Guapé. Às visitantes se juntará a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro que, sob o comando do Musicista Wander Scalioni, será a grande anfitriã.  Ainda de Três Pontas participará a Fanfarra da Escola Coração de Jesus/Objetivo.

“Estamos muito felizes com a presença da Fanfarra que é maravilhosa e que sobrevive, com certeza à duras penas, enquanto bandas, por exemplo, das escolas Deputado Teodósio Bandeira, Jacy Junqueira Gazola e Tancredo Neves – que também são lindíssimas – estão paralisadas devido aos custos elevados”, diz a Secretária.

Débora Andrade reconhece que as fanfarras escolares merecem maior incentivo financeiro, mas lamenta a impossibilidade por parte da Prefeitura. Acrescenta que o músico, Gabriel de Brito (Bibi), lidera um movimento para fazer reviver o grupo do Estadual e que há grande torcida para que ele consiga. Aliás, no Desfile Cívico do aniversário da Cidade, em julho, a Fanfarra do Teodósio Bandeira fez participação especial e arrancou aplausos da arquibancada.

A Integração de Bandas Marciais será na Praça Cônego Victor (em frente às agências bancárias) às 9h30min. Elas descerão até a Praça do Centenário onde, às 10 horas, começará o evento.  

Apesar da beleza e da riqueza cultural, edições anteriores não despertaram interesse do público

Reunir várias bandas não é tarefa fácil. Mas com determinação e empenho é possível e o evento – culturalmente rico – se torna também belo. No entanto, nas duas primeiras edições, não atraiu o público na quantidade desejada pela Secretaria. Débora Andrade insiste em trazer a opção para o Município – Capital Mineira da Música – a fim de presentear a população e até pede sugestões para que o Encontro se torne mais prestigiado.

“Quando falamos em música, Três Pontas sempre aponta e de forma brilhante e não é à toa. É pela persistência, pela boa vontade, principalmente dos músicos. A nossa Banda nunca esteve inativa e sempre funcionou muito bem com pessoas muito competentes à frente e na composição dela. Nós,  da Administração, nos orgulhamos em realizar o Encontro porque ele fortalece e motiva as pessoas a manterem viva a tradição das fanfarras, das bandas marciais”, registra.

Débora Andrade finaliza informando que a Prefeitura gostaria de realizar um desfile cívico no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, no entanto, ele não se concretizará para evitar gastos por parte da Cultura e também das escolas.

Saga do Sertão Projeto Sesi Fiemg em Três Pontas 1Cidade é presenteada com A Saga do Sertão, novo espetáculo do Circo Sesi

“A Saga do Sertão: a força de quem faz” é o novo espetáculo do Circo Sesi. O projeto aportará em Três Pontas no dia 11 de setembro para contar a história da chegada de uma indústria na pequena cidade em que vive Fabiano, sua família e a cachorrinha Baleia. A obra homenageia Vidas Secas, de Graciliano Ramos e é representada de uma maneira bem diferente. Em cena estarão 9 atores, 6 artistas circenses, 3 músicos e bonecos que atuarão, cantarão, farão acrobacias e malabarismos. O projeto é uma iniciativa do Sesi/Fiemg.

A Secretaria de Cultura ainda confirmará o local – se Praça Cônego Victor ou do Centenário – e o horário que começará o espetáculo que mistura teatro e circo e que vem encantando o público. 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Carreta tomba em curva da MG-167