Outros

Varejo deve crescer 2,5% em 2015

Perspectiva de Crescimento Varejo em 2015

(Foto: Newtrade)

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a projeção de crescimento para as vendas do setor varejista no Brasil deve ser de 2,5% em 2015, já descontada a inflação. Um acréscimo mais significativo que em 2014, que deve fechar em 1,9%.

“Este não é um número muito animador, mas pelo menos não fechamos no negativo. Mas acredito que em 2015, com novas políticas econômicas em curso, o setor varejista terá um tímido salto”, comenta Bruno Dixini Carvalho, Presidente da Rede Giroforte, empresa com 15 associados e 19 lojas no Sul de Minas Gerais, na área supermercadista.

Ainda de acordo com a Abras, se a expansão de 1,9% para 2014 for confirmada, será a menor desde 2006, quando os supermercados tiveram queda real nas vendas de 1,59%. E para que o crescimento no setor de varejo seja efetivo em 2015, as mudanças são essenciais. Essa é a opinião de Fernando de Castro, Vice-Presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e compartilhada pelo Presidente da Rede Giroforte que acredita que o Brasil, para tornar-se um País de primeiro mundo, tem que fazer com que o varejo aumente sua participação na riqueza nacional.

Para que isso aconteça serão necessárias mudanças fundamentais. “As transformações nas áreas fiscal e trabalhista e a redução da burocracia são essenciais e imprescindíveis para o crescimento do País. O custo e tempo dedicados a operacionalizar a área fiscal é descomunal e a carga trabalhista é desmotivadora para empregar mais pessoas”, acrescenta Carvalho.

É preciso lembrar que 40 milhões de brasileiros foram incorporados ao mercado de consumo nos últimos anos, o que aumentou a participação do varejo no PIB em 17%. Esse número está aquém dos países ricos, onde o varejo representa de 20% a 30% do PIB total.

(Eliana Sonja – Sakey Comunicação)

Previous post

Guarda Civil Municipal reforça segurança em Operação Natalina

Next post

Prefeito de Três Pontas é reeleito presidente do CISSUL