OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Varginha: Comad promoverá II Encontro Regional de Política sobre Drogas

O Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) Varginha, realizará no Theatro Capitólio, no próximo dia 18, o II Encontro Regional de Política sobre Drogas, que terá como tema “Os desafios no cuidado do usuário prejudicial de drogas: clínica, política e direitos Humanos”.

Drogas Dependência Usuário Comad Varginha 2 (Copy)

“Os desafios no cuidado do usuário prejudicial de drogas: clínica, política e direitos Humanos” é o tema do Encontro que acontecerá dia 18 de agosto, em Varginha (Foto: I Encontro-Comad)

As inscrições encerram-se na sexta-feira (12). É importante que todos se inscrevam o mais rápido possível, no site do Comad Varginha, http://www.comad-varginha.com. O evento é aberto gratuitamente a profissionais, estudantes, familiares e demais interessados, mas as vagas são limitadas ao número de lugares do Theatro Capitólio que, no I Encontro, realizado no ano passado, teve lotação completa.

Convocatória

O II Encontro de Políticas sobre Drogas do Comad tem como  objetivo prosseguir no cumprimento do Promad (Programa Municipal de Política sobre Drogas) fomentando ações que colaborem para que os diversos atores que compõem a Rede de Atenção para quem faz uso prejudicial de drogas tenham intervenções que potencializem práticas clínicas, sociais e políticas públicas embasadas na autonomia, ética e emancipação de sujeitos.

 O II Encontro será uma rica oportunidade para a discussão sobre os impasses éticos e políticos que interpelam as práticas de gestores e profissionais das políticas públicas, bem como para problematizar situações como as internações compulsórias de pacientes em uso prejudicial de álcool e drogas, as pessoas em situação de rua, a persistente criminalização do uso de drogas tornadas ilícitas e as lacunas na formação de profissionais que deveriam estar alinhados com a Política Nacional sobre Drogas da Atenção Psicossocial.

A pretensão é que o evento seja uma oportunidade concreta para a divulgação de um conhecimento científico que consolide análises e intervenções no âmbito das políticas públicas relacionadas aos processos de prevenção, promoção, reinserção e tratamento e que possa ainda colaborar para a promoção de um debate responsável e comprometido com a construção de uma sociedade na qual os direitos civis, políticos, sociais e econômicos possam de fato se tornar uma realidade.

Drogas Dependência Usuário Comad Varginha 1 (Copy)

Colaborar para a promoção de um debate responsável e comprometido com a construção de uma sociedade na qual os direitos civis, políticos, sociais e econômicos possam de fato se tornar uma realidade está entre os objetivos do evento que tem foco no uso prejudicial de drogas (Foto: I Encontro-Comad)

 Programação

 7h às 8h: Credenciamento.

 8h às 8h30min: Mesa de Abertura.

8h30min às 9h30min: Conferência: “A clínica das toxicomanias”, com a Ministrante: Raquel Martins Pinheiro, Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Mental. Especialista em Drogodependências. Terapeuta e ex-diretora do Centro Mineiro de Toxicomania/FHEMIG. Supervisora Clínico Institucional.   Coordenação da Mesa: Talita Elisei – Comad/Abraço.

9h30min às 9h45min: Debate com o público.

9h45min às 10h10min: Coffee break.

10h15min às 11h15min: Conferência: “Drogas: os perigos da proibição e a necessidade da legalização”, com Maria Lúcia Karam, Juíza (aposentada),  Presidente da Associação dos Agentes da Lei contra a Proibição (Leap Brasil). Coordenação da Mesa: Anderson de Souza/CAPS II/Fórum Saúde Mental.

11h às 11h15min: Debate com o público.

11h30min às 13h: Intervalo para almoço.

13h às 14h30min: Roda de conversa: “Toxicomania e Redução de Danos”, com Raquel Marttins Pinheiro.  Coordenação da Mesa: Agnah Grandi – Comad/CAPSi.

14h30min às 15h: Coffee break.

15h às 16h30min: Roda de conversa: “Drogas e direitos humanos”, com a Ministrante: Maria Lúcia Karam.  Coordenação da mesa: Michel Carmozini – CAPSad/ Fórum de Saúde Mental.

 16h30min às 17h: Encerramento. 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do CAPSad Varginha,  (35) 3214-8927.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Varginha/Foto página principal: Ilustrativa Net)

 

Previous post

Sine anuncia que há vagas de emprego em Três Pontas

Next post

Fenac está em São Tomé das Letras