Outros

Alta Tecnologia – Sest Senat de Três Pontas utiliza Simulador de Direção para capacitar motoristas

Na noite desta sexta-feira (26), 13 condutores que trabalham em empresas de transporte de passageiros participarão do encerramento, 1ª turma, de um curso implantado no Sest Senat de Três Pontas e que coloca a unidade em destaque nacional. Durante a semana, somando 20 horas, eles passaram pelo Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo – Módulo Passageiro, estreando o simulador de direção híbrido de ônibus, caminhão e carreta. O equipamento é de última geração, importado e até o momento está presente em 60 unidades operacionais do Sest Senat, sendo a de Três Pontas a única em cidade de pequeno/médio porte.

As aulas teóricas e práticas acontecem em sala especialmente adaptada. O ambiente, inovador, com recursos de alto padrão tecnológico e didático enche os olhos e possibilita total interação dos alunos. O grupo acompanha o desempenho de quem assume o comando veicular no simulador. O motorista enfrenta as mais variadas situações que ocorrem nas estradas e vias urbanas – chuva repentina, neblina, óleo e animal na pista, danos nos veículos, descidas íngremes são algumas interferências – impostas pelos instrutores Narayan Cesário e Willer Campos. Inclinações, peso do volante e outros efeitos especiais remetem à realidade. Essa vivência via simulador e ainda a observação das reações, acertos e erros dos colegas em tempo real levam a novos aprendizados.

Tornar os motoristas mais completos, contribuir para uma direção segura e eficiente, propiciar um trânsito menos violento, reduzir os custos dos transportadores são objetivos do Sest Senat ao investir no equipamento, portanto, na capacitação de motoristas do transporte de cargas e de passageiros. A meta é treinar mais de 50 mil condutores em todo o Brasil no período de três anos.

Realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) a pesquisa “Perfil do Caminhoneiro em 2016” mostra que a idade média desses profissionais é de 44 anos com mais de 18 anos de profissão. “Quando eles se formaram era uma realidade. Ao longo do tempo houve evolução, então, nós precisamos estar antenados a essa evolução, melhorar nosso sistema de capacitação profissional para atender às necessidades do mercado atual”, comenta o Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat Três Pontas, José Edmilson Petrin. E completa: “agora, entre teoria e prática, o profissional passa pelo simulador e verifica como está a sua condução. Ele vai saber dos erros que comete e o que precisa evitar no dia a dia”.

Com a chegada do simulador, o Sest Senat de Três Pontas oferecerá dez cursos de aperfeiçoamento abrangendo além do Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo, a Condução Antecipatória (segura e econômica), Condução em Situações de Risco, Transporte de Cargas Especiais e Manobra de Veículos.

“O motorista é capacitado para assumir uma nova postura e reagir de forma correta a situações diversas, normalmente vivenciadas na condução. Aqui tem como errar e aprender. Na rua ou na estrada um erro pode ser fatal”, finaliza Edmilson Petrin.

Vale destacar que o aperfeiçoamento deve trazer ainda ganhos no quesito ambiental. Isso porque, explica o Sest Senat, o motorista que dirige de forma mais adequada gera economia de combustível e de emissão de gases poluentes.

Outra observação é que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sinaliza a possibilidade de estender a obrigatoriedade do uso do simulador na formação de condutores de todas as categorias. Atualmente, ele é obrigatório apenas para quem se habilita na categoria B. Então, conclui o Sest Senat, “atuamos na vanguarda do desenvolvimento profissional do setor e na segurança do trânsito”.

                      

Previous post

Sociedade prestigia inauguração de melhorias na sede da PM em Três Pontas

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas