Outros

Alunos do 3º período de Administração da Fateps fazem estudo para aumentar a coleta seletiva em mais de 10 bairros de Três Pontas

Alunos do 3º período de Administração da Faculdade Três Pontas (Fateps) realizaram um estudo acompanhando de perto a coleta seletiva em toda a Cidade. E coube à estudante que é associada e faz a gestão da Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis, Evelini Castro, por várias semanas entrar no caminhão da Atremar e visitar com os trabalhadores todos os percursos. Assim, ela estreitou o conhecimento dos endereços de cidadãos que já estão cientes da importância de separar e deixar na calçada, nos respectivos dias do roteiro, os materiais que serão coletados e posteriormente vendidos para a reciclagem, gerando renda para a equipe catadora, além de benefícios para o meio ambiente.

A pesquisa das casas mostrou também que certas pessoas ainda não aderiram à coleta seletiva e que em alguns bairros de Três Pontas são poucas as residências doadoras. Pensando em formas de intensificar a abordagem, Evelini apresentou os dados aos amigos de classe e não deu outra: eles incluíram a missão no Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) “Mão na Massa”.

Durante aproximadamente três meses a equipe idealizou o Projeto onde está a ação que buscou sensibilizar moradores de 13 regiões trespontanas e que, espera a turma, resultará em adesões à coleta seletiva. Na elaboração surgiu mais uma ideia, a de envolver o 180º Grupo Escoteiro no trabalho. “O fundador do escotismo, Baden-Powell, afirmava que ‘o escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os animais e as plantas’. Então, pensando no comprometimento deles em relação ao meio ambiente buscamos a parceria e eles aceitaram na maior boa vontade”, revela Castro – com satisfação.

Recentemente, ela e o amigo de classe, Camilo Mantuani, ministraram palestra sobre coleta seletiva para os pequenos escoteiros. Depois, juntos, eles colocaram a “Mão na Massa” e, de casa em casa do setor meta do PIC, divulgaram que a coleta seletiva chega por lá toda quinta-feira e que, adaptando-se ao processo, o morador presta relevante serviço sócio-ambiental.

O resultado das visitas dos universitários e dos escoteiros será sentido nesta semana, explica Evelini Castro, já que na quinta-feira passada (26), devido ao feriado de Corpus Christi, não houve coleta no setor. “Estamos cheios de expectativas. Os escoteiros foram super ágeis e conseguimos concretizar a divulgação em única tarde. Acreditamos que surtirá efeito positivo”, registra.

Participam do PIC, além de Evelini e Camilo, os estudantes Tatiana Maciente, Crislaine Oliveira e Adriele Souza. A equipe informa que as ações do “Mão na Massa” acontecem nos bairros Esperança, Cohab Ouro Verde, João Piedade Campos, Vale do Sol I, Vale do Sol II, Vale do Sol III, Botafogo, Ponte Alta I, Jardim Paraíso, Jardim Bom Pastor, Jardim Philadelphia, Bairro Santana e parte do Centro da Cidade. O caminhão da Atremar cumpre esse roteiro toda quinta-feira.

Previous post

Em TP, Música na Praça e inauguração de campo de malha estão na agenda do final de semana

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas