OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Alunos fazem campanha para aumentar doadores de sangue cadastrados no Hospital de Três Pontas

Alunos Jacy Gazola Doador Sangue Campanha 1.jpg

Maiores recursos usados pelos estudantes para convencer os trespontanos foram informação e simpatia

Alunos da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola se concentraram nas praças Dr. Tristão Nogueira (Fonte) e Cônego Victor, no Centro de Três Pontas, na manhã desta segunda-feira (14).  Com disposição, abordaram homens e mulheres e explicaram a missão que abraçaram com entusiasmo. Estavam ali em defesa da vida. A turma buscava voluntários para um dos mais nobres gestos de amor ao próximo, a doação de sangue. A cada trespontano sensibilizado foi realizado o cadastro que será encaminhado à Santa Casa de Misericórdia Hospital São Francisco de Assis. Teve gente que aproveitou também para se submeter ao exame e descobrir qual tipo sanguíneo possui.

Alunos Jacy Gazola Doador Sangue Campanha 2.jpg

Gratidão – senhora conta para os estudantes que doou sangue por mais de 20 anos e que, não fosse a idade, continuaria salvando vidas “com muito prazer”

Os estudantes aprovaram a experiência. “Este trabalho é bem interessante porque a gente está fazendo uma coisa diferente, fora da sala de aula e ajudando toda a sociedade”, registrou Ellen de Paula Castro, de 16 anos. A tarefa possibilitou aos jovens vivenciar a dificuldade enfrentada diariamente pelo Hospital. “Muita gente tem medo, tem receio de doar sangue, mas isso é uma coisa bem simples que salva vidas. Acho que as pessoas ainda precisam abrir bem a mente em relação a isso”, completou Ellen.

Apesar da resistência, muitos acabaram convencidos e aderiram ao movimento. Os estudantes conseguiram cadastrar até pessoas com sangues mais difíceis de serem encontrados. “A gente vai salvar muitas vidas”, vibrou positivamente a representante dos colegas na entrevista ao Sintonizeaqui.

Alunos Jacy Gazola Doador Sangue Campanha 4.jpg

Consciência cidadã – Professor José Márcio integra alunos em ações que promovem o bem à sociedade

Acompanhando a turma estava José Márcio. O Professor chegou ao Município há pouco mais de um ano e em junho entrou para o quadro de educadores da Escola Jacy Gazola. Leciona Sociologia. “Entendo que o meu papel é ensinar para esses meninos a cidadania, é ensinar que eles têm o compromisso de melhorar, de fazer algo de bom para a sociedade. A ideia é essa, criar uma consciência cidadã nesses alunos que estão crescendo e que vão fazer a diferença no Brasil”.

O pensamento, José Márcio transforma, com apoio da direção da Escola, em prática por meio de atividades extraclasses – uma delas foi esta, voltada à questão da doação de sangue. “Aqui estão eles, como agentes cidadãos, produzindo algo de bom para a sociedade”, completou.

Alunos Jacy Gazola Doador Sangue Campanha 7.jpg

Muitos resistiram, mas muitos outros passaram a integrar o banco de cadastro da Santa Casa de Três Pontas como possíveis doadores voluntários de sangue

Para concretizar a campanha do cadastro de doadores de sangue, o Professor se informou sobre a situação local. Em visita à Santa Casa de Três Pontas verificou que a ação seria viável e necessária. Isto porque a carência de doadores, consequentemente, de bolsas de sangue estocadas no Hospital é uma realidade. Na instituição, ele viu de perto quais são os tipos sanguíneos de maior demanda e também aprofundou conhecimentos a respeito dos critérios de doação. De imediato, recebeu agradecimentos pela valiosa contribuição.

A parceria veio do Poder Público. A Prefeitura liberou a Praça para a campanha e ainda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enviou profissionais para coletar o material para a realização da Tipagem Sanguínea.

O cadastro será encaminhado à Santa Casa e ainda dá tempo de aderir a ele. Os interessados devem procurar a Escola Jacy Junqueira Gazola até o final de setembro ou se inscrever diretamente no Hospital.

Hemominas Poços de Caldas fará coleta em Três Pontas

Alunos Jacy Gazola Doador Sangue Campanha 6.jpg

Durante a campanha foram colhidos materiais para realização de exame que determina tipo sanguíneo de possíveis novos doadores

Semanalmente, voluntários trespontanos se deslocam até Poços de Caldas onde fazem a doação, no Hemominas. Agora será o inverso. O Professor disse que foi comunicado pela SMS que no sábado (26) o Hemominas de Poços de Caldas estará em Três Pontas para realizar a coleta de sangue.

Em média, mensalmente, são feitas 85 transfusões de sangue no Hospital de Três Pontas. Os doadores cadastrados são cerca de 60. Não bastasse o pequeno número, nem todos comparecem assiduamente. Há meses em que apenas 30 pessoas praticam a ação voluntária considerada simples e ao mesmo tempo grandiosa por se tratar de verdadeira prova de caridade. Se a demanda é maior que a doação, o depósito fica baixo e algumas vezes zerado para determinados tipos sanguíneos. A situação por lá é sempre preocupante. Vale destacar que uma doação de sangue salva até quatro vidas.

Mais informações sobre esta coleta podem ser obtidas pelo telefone (35) 3265-9700.

Previous post

Vagas de Emprego em Três Pontas

Next post

Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas termina com premiações