OutrosPoliciais

Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas termina com premiações

A quarta-feira (16) começou animada por alunos do Curso de Teatro – Encenarte. Eles se transformaram em divertidas “sombras” e seguiram passos e gestos de quem chegou cedo ao Centro Cultural Milton Nascimento, em Três Pontas. Nem mesmo autoridades, dentre elas, o Prefeito Paulo Luis Rabello, o Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto e o Comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar, Bruno Neves, escaparam da perseguição que arrancou gargalhadas do público. Na primeira fileira, se juntaram o Delegado de Polícia Civil, Andrey Michel Alves Leite, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) Travessia, Paulo Eduardo Fasano, o Presidente da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai), Michel Renan Simão Castro, o Empresário Eli de Castro Lopes e secretários municipais. A Intérprete Lidyanne Brito e o Musicista Beto Maciel, do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, se responsabilizaram em tornar o Hino Nacional Brasileiro ainda mais bonito e alunos da Apae esbanjaram charme e compasso na dança das fitas.  De maneira bem descontraída teve início a última atividade da Semana Nacional do Trânsito, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM). 

Para a finalização, foram reservadas premiações a colaboradores e segmentos que enriqueceram a programação com informações, por exemplo, o instrutor de Autoescola, Roger Campos e membros da Prolife. Respectivamente, eles ministraram palestra sobre Direção Defensiva e ainda o Curso de Resgate e Pronto Socorrismo.

Também receberam seus prêmios, trespontanos sorteados com capacetes para motociclistas e com bicicletas. Já os troféus foram para estudantes que se destacaram no Torneio de Pipas e nos concursos de Frase e Redação que tiveram como tema “Perigos do Uso do Cerol e Linha Chilena.

Semana Nacional do Trânsito Guarda Civil Municipal Encerramento 17.jpg

Guardas Civis Municipais e o Comandante Edward Naves com o Prefeito Paulo Luis

Homenagem especial foi prestada aos GCMs, Maria, Leonara, à Coordenadora Cristina e ao Comandante Edward Naves. Ele avaliou que a Semana Nacional do Trânsito superou as expectativas até mesmo dos realizadores.

“Nós fizemos uma extensa programação e procuramos atingir todos os públicos. As atividades foram muito bem aceitas. Graças ao sucesso das comemorações anteriores, neste ano, mais portas se abriram e isso facilitou o nosso trabalho”, disse. Segundo o Comandante, os parceiros foram muitos. Todos os colaboradores, explicou Edward Naves, se mostraram dispostos a levar até as escolas, até os pontos mais críticos da Cidade, mensagem de paz, de respeito às leis, enfim, da necessidade da conscientização e adoção de hábitos responsáveis para a promoção da melhoria no trânsito no Município.

“A nossa maior satisfação é ver que a sociedade está envolvida. É isso que a gente queria e quer, que cada um fizesse e continue fazendo a sua parte e não deixasse ou deixe somente para as autoridades a quem são atribuídas as partes educativa e repressiva. Ao meu ver, a campanha de conscientização surte efeito e nós chegamos primeiro ao trabalharmos a sensibilização, a educação para o trânsito”, comemorou.

Semana Nacional do Trânsito Guarda Civil Municipal Encerramento 18.jpg

Prefeito Paulo Luis defende que críticas devem ser acompanhadas de conhecimento e participação

Convidado à tribuna, o Prefeito Paulo Luis Rabello também falou sobre participação. Primeiro desejou que a comunidade se envolva “em tudo que acontece em Três Pontas” para, em seguida, mandar o recado para os que se limitam a culpar as polícias Militar e Civil e ainda o Poder Público pelos acidentes registrados no Município. Paulo Luis afirmou que ações para a melhoria do trânsito são feitas pelos respectivos segmentos e anunciou o andamento da instalação da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) para que o Município possa punir de forma efetiva os infratores do trânsito. 

O Prefeito sugeriu reciclagem, inclusive de autoescolas, como um dos meios de redução do número de acidentes. “Nós temos que acabar com essa fábrica de carteira de habilitação, precisamos ser mais rígidos. Então, que as pessoas critiquem, sim, mas critiquem com conhecimento e participação”, finalizou.

Semana Nacional do Trânsito Guarda Civil Municipal Encerramento 2.jpg

Autoridades prestigiam o evento que finalizou mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas

A Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas foi aberta em 20 de agosto. Durante todo esse período foram ministradas palestras nas escolas das redes municipal e estadual de ensino da Cidade. A Guarda Civil Municipal seguirá com o trabalho que inclui nas dicas de segurança no trânsito, alerta sobre os riscos do cerol e linha chilena. Blitz educativas com distribuição de panfletos, Missa e Culto em Ação de Graças pelas vítimas da violência do trânsito, passeio ciclístico, operação faixa de pedestre (enfocando normas de circulação e gentileza), passeata com crianças caracterizadas de vítimas de acidentes e com integrantes do Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira e ainda carreata completaram a programação.

Em todo o País, a Semana Nacional do Trânsito é comemorada de 18 a 25 de setembro. Em Três Pontas, o movimento acontece antecipadamente para não coincidir com as festividades do Aniversário de Morte de Padre Victor, em 23 de setembro. Isto porque na data, o grande movimento de devotos e romeiros demanda maior envolvimento das autoridades locais, dentre elas, a Guarda Civil Municipal. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Abaixo, outras fotos da cerimônia, destacando estudantes e ganhadores em sorteio de brindes. 

 

Previous post

Alunos fazem campanha para aumentar doadores de sangue cadastrados no Hospital de Três Pontas

Next post

Prefeito de Três Pontas Assina Pacto Com Os Escoteiros Do Brasil