DestaquesNegócios/Empreendedorismo

Associação Comercial de Três Pontas: agente integrador e transformador para o fortalecimento da economia local

A Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas é uma entidade que representa os comerciantes e empresários locais, ouvindo-os e buscando atender suas demandas, para garantir o fomento da economia, geração de emprego e renda para o município, além da sustentabilidade de seus estabelecimentos.

Sendo assim, a AcaiTP é uma entidade representativa, sem poder executivo ou fiscalizador, que trabalha em prol dos seus associados. Devido às restrições sofridas pelo comércio durante a pandemia, muitos comerciantes demonstraram a necessidade de um plano de ação para manterem os empregos de seus funcionários e recuperarem o movimento de suas lojas, bares, restaurantes e do comércio como um todo. Cabe à AcaiTP negociar e buscar alternativas junto à Prefeitura e ao Sindcomerciários (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio que representa os trabalhadores da região), que sejam de comum acordo e benéficas para todos.

Sede da Acai, no Centro de Três Pontas. Entidade é representativa, sem poder executivo ou fiscalizador, e trabalha em prol dos seus associados (Crédito: SintonizeAqui)

Sobre a abertura do comércio aos sábados

Muitas empresas que estão vindo para Três Pontas, o que é muito bom para o município, principalmente para a geração de empregos, conseguem, através de liminares junto ao Estado e à Prefeitura, a abertura de seus estabelecimentos nos horários estabelecidos pelos proprietários. Muitos comerciantes locais entendem que essa ação gera uma concorrência desleal pois, estabelecimentos do mesmo segmento passam a ser regidos por regras que obrigam alguns a estarem fechados e permitem que outros permaneçam abertos. Cabe a AcaiTP encontrar soluções que representem seus associados como a alternativa de abrirem o comércio em alguns sábados relevantes, como os que antecedem algumas datas especiais como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, além de um sábado mensal, após o pagamento dos salários dos trabalhadores, incluindo os rurais, que é quando o comércio fica mais aquecido, tornando-se grandes oportunidades para venderem mais.

Outra “ameaça” reportada pelos associados da AcaiTP é o Shopping Via Café Garden, que torna-se uma alternativa atrativa e viável para os consumidores de toda a região, que deixam de consumir em Três Pontas, para “gastarem” na cidade vizinha.

Essas negociações entre a Associação Comercial e o Sindcomerciários acontecem através de convenção coletiva (http://sindcomerciariosvarginha.com.br/topicos/convencoes-coletivas/regiao-atacado-e-varejo/) que pré-estabelece os sábados que poderão permanecer abertos na cidade, durante todo o ano. Importante ressaltar que cabe ao empresário a decisão de abrir ou não e, definindo pela abertura, deverá cumprir todas as leis trabalhistas referentes a essa decisão.

Dessa maneira, a AcaiTP cumpre sua missão de representar, apoiar e oferecer benefícios e soluções ao empreendedor do comércio, da agroindústria e de serviços, atuando de forma sustentável como agente integrador e transformador para o fortalecimento da economia local.

(Ascom AcaiTP)

 

Previous post

Primeiro caso de cura de Doença de Chron no mundo completa dois anos. Atribuída a Padre Victor, volta do paciente à normalidade é comemorada em Três Pontas

Next post

Dia de Cooperar – Em Três Pontas, cooperativas iniciam arrecadação de produtos de higiene pessoal que irão compor “Cestas de Autoestima” para famílias vulneráveis