Associação Comercial de Três Pontas apresenta Projeto da Praça de Alimentação Itinerante
Reunir em um só lugar – devidamente identificados e uniformizados – fornecedores de refeições, salgados, sanduíches, sorvetes, fritas, doces, sucos, bebidas e outras variedades alimentícias. Unir os empreendedores trespontanos deste segmento e criar um novo conceito, oferecendo na prática atendimento padronizado e qualificado aos turistas que aportam em Três Pontas.
O projeto piloto da Praça de Alimentação Itinerante foi apresentado na tarde de terça-feira (18), na Sala II da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai) de Três Pontas. Pela proposta, a primeira experiência será em setembro quando são esperados os devotos e romeiros de Padre Victor, em um dos momentos de maior visitação no calendário festivo-religioso da Cidade.
A ideia base está formulada. De acordo com o Gerente da Acai, Helio de Carvalho Junior, a Praça de Alimentação terá 60 barracas instaladas em terreno de 2.500 m² na Avenida Oswaldo Cruz, onde comumente são armados circos e parques de diversão. Com entrada para a Rua Coronel João Cândido dos Reis, no espaço central haverá mesas e cadeiras para maior comodidade do turista no momento de fazer a refeição, de tomar o lanche.
A padronização é sugerida também em relação à qualidade dos alimentos e do atendimento ao público. Para isso, a Associação Comercial se dispõe a oferecer treinamento, inclusive, de boas práticas no manuseio de alimentos. Para os empreendedores haverá tendas, rede de água e esgoto e energia elétrica. Ainda de acordo com o Gerente, a integridade de trabalhadores e consumidores é mais uma preocupação, então, toda a estrutura passará por vistoria e só funcionará mediante liberação de alvarás da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Durante todo o tempo, haverá suporte de equipes de segurança.
Para a Festa do Padre Victor, a Praça de Alimentação será aberta ao meio dia da terça-feira (22 de setembro) e encerrará suas atividades às 18 horas da quinta-feira (24), um dia depois da comemoração do Aniversário de Morte do Anjo Tutelar dos trespontanos.
Na opinião do Presidente da Acai, Michel Renan Simão Castro, o atendimento aos visitantes é muito precário e precisa com urgência ser formatado. Ele acredita que, criando identidades, Três Pontas passará a ser lembrada com mais frequência pelos turistas e, se forem bem recebidos – com simpatia, respeito, serviços e produtos de qualidade – desejarão voltar em outras épocas.
Aquecimento econômico
A Praça de Alimentação é um começo para a necessária transformação da estrutura da Cidade em relação ao turismo, especialmente o religioso. Em novembro, Padre Victor será Beatificado. Somente para a cerimônia são esperadas 150 mil pessoas. A tendência é que o reconhecimento oficial da Igreja em relação ao poder de operar milagre atribuído a Padre Victor promova o crescimento gradativo do volume de romeiros também no decorrer de todo o ano. Pelos cálculos do Presidente da Acai, o número de visitantes do Venerável pode passar dos atuais 80 mil/ano (50 mil em setembro + 30 mil nos outros 11 meses) para até 600 mil/ano (300 mil em setembro + 300 mil nos outros 11 meses). Considerando que em média cada turista gasta R$ 150 o montante será de R$ 90 milhões em circulação na Cidade.
“Sem contar setembro, poderemos ter 25 mil pessoas a mais por mês em nosso Município. Então, precisamos desde já, rever nossos negócios. A oportunidade está batendo em nossa porta. Melhorar, profissionalizar para atender bem depende de cada um de nós. Eu acredito que juntos a possibilidade de fracasso é menor”, completou Michel Renan.
Itinerante, a Praça de Alimentação deverá seguir outros eventos de grande porte realizados na Cidade, dentre eles, o Festival Música do Mundo e a Expocafé.
No lançamento ficou claro que o plano é da Acai, mas o norte será dado pelos empreendedores. “Este é um projeto piloto que lançamos para ser melhorado, é um parâmetro a ser formatado para ficar bem bacana”, anunciou o Presidente.
Até sexta-feira (21), a Associação concluirá o levantamento de custos e receberá em sua sede os trespontanos com intenção de trocar ideias para viabilizar o projeto. Os interessados podem se dirigir à Rua Afonso Pena, 33 – Centro. O telefone de lá é (35) 3265-1839.