Outros

Dia Nacional do Campo Limpo – Area abre portas para que comunidade conheça o trabalho de destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas

Dia Nacional do Campo Limpo Area Três Pontas 2

Há 10 anos, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Três Pontas (Area) comemora o Dia Nacional do Campo Limpo. E a 11ª festa já é amanhã, terça-feira (18). A sede, localizada na Rua Barão da Boa Esperança, Bairro Catumbi, será de novo aberta à população que terá a oportunidade de conhecer o trabalho de destinação ambientalmente correta das embalagens de defensivos agrícolas usados nas propriedades rurais do Município e de outras cidades da região do Sul de Minas.

A abertura está agendada para às 8h30min. De acordo com a Secretária, Mariele Ferreira, a Escola Municipal João de Abreu Salgado preparou uma peça de teatro para abrilhantar os primeiros momentos do dia festivo. Na cerimônia haverá ainda premiação de alunos de toda a rede municipal de ensino e do Colégio Prósperi vencedores dos concursos de Desenho e Redação. Também acontecerá homenagem a um produtor rural de Três Pontas. Eduardo Junqueira Nogueira receberá o reconhecimento pela parceria assídua com a Area, com o meio ambiente e com a sociedade firmada através do comprometimento com a logística reversa, ou seja, com a devolução das embalagens para que elas sejam reaproveitadas ou incineradas. No ano passado, a homenagem foi ao senhor Adolfo Reis, conforme lembrou a Secretária Mariele.

O Dia Nacional do Campo Limpo será encerrado às 17 horas. Até lá, as crianças poderão curtir várias brincadeiras.

Dados 

De 2004 até 30 de julho de 2015, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Três Pontas recolheu e deu destinação adequada a 233.375 embalagens. Do montante, 213.420 foram do tipo lavadas e 19.955 não lavadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV), laváveis e não laváveis são os grupos de classificação das embalagens de defensivos agrícolas. A primeira é formada por embalagens rígidas (plásticas, metálicas ou de vidro) que servem para acondicionar formulações líquidas para serem diluídas em água. Já as embalagens não laváveis são aquelas que não utilizam água como veículo de pulverização, além de todas as embalagens flexíveis e as embalagens secundárias. Estão nesse grupo sacos de plástico, de papel, metalizados, mistos ou feitos com outro material flexível; embalagens de produtos para tratamento de sementes; caixas de papelão, cartuchos de cartolina, fibrolatas e, ainda, embalagens termo moldáveis que acondicionam embalagens primárias e não entram em contato direto com as formulações de defensivos agrícolas.

Ainda segundo o  inPEV, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado são do tipo lavável e podem ser recicladas, desde que corretamente limpas no momento de uso do produto no campo. Os 5% restantes são representados pelas embalagens não laváveis. As embalagens contaminadas por não terem sido lavadas adequadamente também são incineradas.

Dia Nacional do Campo Limpo Area Três Pontas 1Lavagem e Destinação dos Resíduos

A legislação brasileira determina que todas as embalagens rígidas de defensivos agrícolas devem ser submetidas a um processo de lavagem. Essa prática reduz os resquícios do produto na embalagem, impedindo que esses resíduos sequem e, assim, contaminem a própria embalagem. Além disso, os procedimentos de lavagem, quando realizadas durante a preparação da calda, garantem a utilização de todo o produto, evitando tanto o desperdício como a contaminação do meio ambiente.

Portanto, a lavagem é indispensável para a segurança do processo de destinação final das embalagens de defensivos agrícolas, sobretudo quando seguem para reciclagem. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de uma norma específica (NBR 13968) sobre embalagens rígidas vazias de defensivos agrícolas, que estabelece os procedimentos adequados para sua lavagem: a chamada tríplice lavagem e a lavagem sob pressão.

O inPEV contabiliza através do “Embalômetro” que de 2002 – ano em que foi implantado o Sistema Campo Limpo – até o final de 2014, em todo o País foram recolhidas 323.284 toneladas de embalagens vazias.

Atualmente, o Brasil é referência na logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, sendo que 94% das embalagens plásticas primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) são retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta; 80% do total das embalagens comercializadas são destinadas no País. 

 

Previous post

Impeachment, já! Trespontanos preferem curtir o domingo a ir pras ruas protestar

Next post

Associação Comercial de Três Pontas apresenta Projeto da Praça de Alimentação Itinerante