Educação, Cultura e LazerTopo

Auto de Natal promete emocionar o público em Três Pontas; veja as atrações do 1º dia do evento

Já está tudo preparado para o Auto de Natal idealizado e que será concretizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas – através da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo. De acordo com os organizadores, o evento começará nesta quinta-feira (12), na Praça Cônego Victor, às 19h30min.

A noite festiva será aberta pela Orquestra “Oswaldo Tiso”, um dos trabalhos assinados pelo Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos. De acordo com a programação, como segunda atração, subirá ao palco o Trio Paradiso. E para fechar o primeiro dia das produções artísticas que vão comemorar a aproximação da data especial na cidade, foi convidada a Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro”.

“É um prazer enorme, uma satisfação realizar este evento comemorativo. Para todos nós, que vivemos em uma verdadeira correria no nosso dia a dia, chegou o momento de fazermos uma reflexão sobre este ano que praticamente já passou, de tentarmos corrigir nossas falhas pessoais, falhas profissionais. Chegou o momento de ‘passarmos uma borracha’, de perdoarmos, enfim, de buscarmos viver em maior harmonia. O Auto de Natal vem para todos nós fazermos uma reflexão sobre o que a gente pode oferecer de melhor para nós mesmos, para as pessoas com as quais convivemos, para toda a nossa população, enfim, para os nossos irmãos”, registra o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Alex Tiso.

Ainda conforme explica o secretário, toda a equipe da Cultura e a Administração – que tem à frente o prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB) – defendem que a hora é de “reflexão e renascimento”. Com este foco, afirma Alex Tiso, foram planejadas as apresentações que se estenderão até no sábado (14) com a finalidade de promover, além da meditação, a alegria e encantamento nas crianças e adultos da comunidade trespontana.

Conheça a seguir um pouco mais a respeito das atrações selecionadas para a estreia, nesta quinta-feira.

Orquestra “Oswaldo Tiso”

A Orquestra “Oswaldo Tiso” é uma importante ferramenta da Cultura de Três Pontas. Tem o intuito de agregar em si alunos, professores, convidados e bons executantes da música. Fundada há mais de 15 anos, teve uma remontagem em 2017, trazendo novos arranjos e uma proposta interativa dentro do Conservatório. Com várias apresentações desde então, vem arrebanhando público e arrancando suspiros com suas performances.

De acordo com o regente, Mauro Marques, além dos belos arranjos instrumentais, outros atrativos serão o Grupo Vocal “Cigarras Cor de Rosa” e os corais “Laroc Lacov” (Adulto) e “Juvenile” (Adolescentes) – ambos projetos bem-sucedidos que contam com o suporte do Conservatório – conceituada escola de música de Três Pontas. As cantoras Vivian Peloso, Elis Tiso e Karla Franklin também farão parte do espetáculo.

Mauro Marques antecipa que o Auto de Natal mostrará um trabalho inovador, complementado pelo Grupo de Teatro “Expressão”, também do Conservatório. “O texto relembrará a passagem do nascimento do Menino Jesus, costurado com músicas contemporâneas e modernas para o tema onde a Orquestra se encaixa como uma luva”, analisa.

O regente, Mauro Marques, à frente da Orquestra “Oswaldo Tiso” (Foto: arquivo)

No Auto de Natal 2019, a Orquestra “Oswaldo Tiso” contará com 34 componentes entre professores, alunos e convidados, sendo a variação de idade entre eles de 11 a 70 anos, com instrumentistas e solistas. Na parte instrumental estarão: naipe de violinos, cellos, baixos acústicos, flautas doces, flautas transversais e saxofones. E somando: piano, bateria, percussão, violão, guitarra e baixo elétrico.

“O sucesso alcançado pela Orquestra se deve à boa vontade de cada integrante, de cada convidado e se deve à coordenação da dinâmica diretoria do Conservatório”, finaliza o professor Mauro Marques – responsável pela regência e pelos arranjos, e que desenvolve um trabalho primoroso à frente deste grupo.

Trio Paradiso

Marly, Daniel e Thuany formam o Trio Paradiso (Foto: arquivo pessoal)

O Trio Paradiso é formado pela soprano Thuany Schnaider, pelo tenor Daniel Marinho e pela pianista da cidade de Três Pontas, Marly Tiso. Os integrantes possuem graduação pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (RJ). 

A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo – responsável pela programação do Auto de Natal comenta que o Trio Paradiso surgiu em julho de 2018, durante o  49º Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o maior do gênero do país e que tem etapa realizada em Três Pontas. 

A proposta da formação era (e ainda é) levar músicas de qualidade para o universo atual das pessoas. As canções variam do estilo erudito, passando por temas de filmes e musicais contemporâneos, árias de ópera e músicas populares.

Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro”

Corporação Musical tem mais de 100 anos e traz para o Auto de Natal um repertório moderno, sob regência de Wander Scalioni (à direita da foto arquivo)

A Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro” está cheia de expectativa para mais esta apresentação, embora o grupo exista provavelmente há mais de 120 anos. “É possível que a banda esteve no enterro do Beato Padre Victor, em 1905”, destaca o regente Wander Scalioni.

Atualmente, a Corporação é composta de 26 integrantes mais o maestro. O musicista mais novo tem 15 anos e o mais experiente está com 72.

“Vamos fazer um repertório renovado, com temas marcantes, tributos à música brasileira como o tributo ao Tim Maia. Vamos apresentar temas de séries, tais como ‘Game of Thrones’ e, sendo ecléticos, preparamos também um ‘pot-pourri’ de moda de viola tradicional para embalar a noite – além de três lindas canções de Natal”, encerra o regente, deixando curiosidade no ar…

 

Previous post

Cocatrel inicia lançamento mensal de cafés premiados da Safra 2019/2020

Next post

Conselho da Pessoa com Deficiência chama atenção para perigo de animais soltos nas vias de Três Pontas