Utilidade

Conselho da Pessoa com Deficiência chama atenção para perigo de animais soltos nas vias de Três Pontas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Três Pontas (CODETP) observa o risco que animais de grande porte soltos na cidade oferecem aos transeuntes e está preocupado com a indevida situação.

O vice-presidente do Conselho, Bruno Donizetti Máximo, enviou para o SintonizeAqui algumas orientações com o objetivo de prevenir acidentes envolvendo os animais, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, consequentemente, visando a proteção de todos os demais cidadãos que residem ou visitam a “Terra de Padre Victor”. 

“Sabemos que é expressamente proibido a manutenção de certos animais em vias públicas por questão de segurança. De tempos em tempos, nos deparamos com acidentes envolvendo batidas de carros e cavalos, só para citar um exemplo. Neste sentido, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ter seus direitos de ir e vir violados, na situação de não poder sair de casa por não conseguir se defender de forma adequada de acidentes envolvendo certos animais de porte grande”, explica Bruno Máximo.

As recomendações do CODETP são as seguintes:

  • prestar atenção para os principais locais em que esses animais se encontram, e se possível evitar estes lugares;
  • em caso de recorrência acionar os órgãos competentes, no sentido de que sejam tomadas as providências cabíveis.

Animais de grande porte, principalmente cavalos, pastam livremente por toda a cidade de Três Pontas. Risco de acidentes é evidente (Foto: arquivo)

“Os animais de porte grande geralmente emitem certos sons que podem ser assimilados por pessoas com deficiência visual, caso tenham sido estimuladas desde a infância em seu pleno desenvolvimento na busca pela autonomia; mas também entendemos que isso por si não basta: é preciso ter malícia quando se tratar de situações envolvendo a autonomia plena nas ruas. Afinal, nas ruas as coisas são bem diferentes e em muitos casos imprevisíveis”, completa o vice-presidente, e segue com as dicas. 

  • Na dúvida use os outros sentidos e, se mesmo assim você não tiver plena segurança, peça ajuda.
  • Pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida devem pedir ajuda também,  já que, dependendo da limitação, correr pode não ser uma solução segura.
  • Procure saber sobre a frequência com que estes animais estão nas vias por onde você passa, assim você terá condições de elaborar uma rota alternativa.
  • Na dúvida acione os órgãos competentes que são a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal (GCM).

O CODETP defende ainda que toda a população deve se unir na prevenção, ficando atenta aos perigos e auxiliando uns aos outros.

E chama a atenção dos donos desses animais lembrando que, mais do que seguir as normas do Código de Posturas do Município de Três Pontas que prevê apreensão e multa, os proprietários devem se conscientizar de que cavalos e gado soltos nas ruas, avenidas, praças, proximidades de trevos e rodovias podem (como já aconteceu várias vezes) provocar acidentes com sequelas irreversíveis e até mortes.


Sintonize mais: apenas alguns registros:

Trânsito Parado Na MG 167, Entre TP E Varginha, Devido À Acidente Causado Por Animais Na Pista

Animal Na Pista Provoca Primeiro Acidente Do Mês Na MG-167

De Novo, Perigo – Cavalos Pastam Livremente Em Avenida De Três Pontas


“Todos nós, independente de ser uma pessoa com deficiência ou não, estamos sujeitos aos riscos de acidentes, mas é preciso bom senso e empatia para que, se tratando de animais de grande porte soltos na cidade, tragédias sejam evitadas”, opina Bruno Maximo. 

Para elaborar as orientações, conforme cita o vice-presidente, o CODETP – hoje presidido por Patrícia Mendonça Campos, contou com apoio da Prefeitura de Três Pontas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal (CGM). 

Previous post

Auto de Natal promete emocionar o público em Três Pontas; veja as atrações do 1º dia do evento

Next post

Auto de Natal em TP começa bem e tem entre as atrações de hoje, Trítony que já entrou para a história do Rock in Rio