Outros

Cocatrel inicia lançamento mensal de cafés premiados da Safra 2019/2020

Na tarde desta terça-feira (10), a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. (Cocatrel) irá realizar um evento relacionado ao Prêmio “Melhores Cafés Cocatrel Safra 2019/2020”.  Na oportunidade, os trespontanos irão conhecer os cafés produzidos por José Carlos dos Reis e pelo também cooperado, Gilberto Augusto Basílio. 

Na 10ª edição do Prêmio foram coroados a dedicação e o empenho dos produtores que tiveram os 12 melhores lotes de cafés dentre as mais de 1,33 milhão de sacas recebidas pela Cooperativa. A premiação aconteceu no dia 30 de outubro, na Pousada Travessia. Conforme anunciou a Cocatrel na tarde festiva, haverá o lançamento de dois desses cafés especiais por mês.  

A Cocatrel separou algumas sacas dos cafés premiados para fazer a promoção dos produtores e também desses cafés que serão comercializados em embalagens personalizadas, constando nome e origem de cada um. Os cafés estarão disponíveis na loja online da Cooperativa e também na Cafeteria Cocatrel. Cada produtor terá participação de R$ 10 na venda de cada embalagem contendo seu próprio café.

Gratificação

A grande novidade deste ano é que o consumidor poderá acessar o “QR code” da embalagem e entrar na página do referido café. Clicando no botão “valorize o produtor”, conseguirá gratificá-lo com qualquer quantia em dinheiro, que será depositada diretamente na conta do produtor escolhido. 

Conheça um pouco mais dos cafés que serão lançados nesta terça-feira

Produtor: José Carlos dos Reis

Fazendinha Nossa Senhora Aparecida
Três Pontas – MG
Variedade: Acaiá
Altitude: 970 m
Café com notas bem marcantes de frutas vermelhas e vinho, lembrando também fumo de rolo.

A produção de café começou na Fazenda Rancho Grande em 1933, quando o senhor Aneite Reis herdou 5 hectares de lavouras. A fazenda desenvolveu e aprimorou suas técnicas de produção ao longo do tempo, por meio de muito esforço e dedicação de seus gestores. Hoje a fazenda é administrada por José Carlos dos Reis e seu filho Flávio Reis. A missão da fazenda é produzir café da mais alta qualidade, sem negligenciar a importância de proteger o meio ambiente e cuidar do bem-estar de seus funcionários. Seu objetivo final é continuar melhorando a qualidade do café visando a satisfação do consumidor.

Manoel Rabelo Piedade, superintendente Comercial da Cocatrel, e o produtor Flávio Reis no evento de premiação (Foto: Paulo Prado)

Produtor: Gilberto Augusto Basílio

Fazenda Zaroca
Três Pontas – MG
Variedade: Bourbon Amarelo
Altitude: 1180 m
Café com notas bem marcantes de frutas vermelhas e uva.

A Fazenda Zaroca em meados de 1915 era chamada de Fazenda Jararaca, e tinha como proprietário o senhor Zaroca, bisavô de Gilberto. Ela era incorporada à Fazenda Boa Vista, que tinha como maior cultura a cana de açúcar.

Em 1980, Maria de Brito, avó de Gilberto e filha do senhor Zaroca, assumiu a fazenda, e, com isso, mudou seu nome para Fazenda Zaroca – em homenagem ao seu pai que tanto fez pelo crescimento da cultura de café e cana de açúcar na região.

Após o falecimento de dona Maria, em 1996, a mãe de Gilberto assumiu a direção da fazenda, e durante alguns anos Gilberto foi seu auxiliar nas tarefas do cultivo do café implementando novas variedades do fruto.


Sintonize mais: Em Leilão Realizado Pela BSCA, Cooperado Da Cocatrel Recebe R$5.035 Por Saca De Café


A partir de 2015, Gilberto assumiu a direção da Fazenda Zaroca e começou um trabalho mais voltado para a produção de cafés especiais, com mais tecnologia, modernização dos equipamentos e atualização constante dos colaboradores.

Novas variedades foram introduzidas com o objetivo de ter alta qualidade e uma boa produção para atender aos mercados nacional e internacional.

Senhor Manoel e o produtor premiado Gilberto Basílio (Foto: Paulo Prado)

(Fonte: Cocatrel/Foto página inicial: Paulo Prado)

Previous post

Trespontano Olímpico Clube é atração nas férias em Três Pontas e já entrou com tudo no clima do Natal

Next post

Auto de Natal promete emocionar o público em Três Pontas; veja as atrações do 1º dia do evento