Entretenimento em Três Pontas

Bairro Catumbi se prepara para receber o Arte na Praça

Às 15 horas desta quinta-feira (7), alunos da Escola Municipal João de Abreu Salgado vão apresentar um número artístico na Praça Cônego Francisco, no Bairro Catumbi, bem em frente ao estabelecimento de ensino.

Esta é a prévia de um projeto que será oficialmente lançado à noite pela Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, denominado Arte na Praça.

Débora Andrade Secretária de Cultura Três Pontas 1

Projeto democratiza arte e cultura em Três Pontas, idealiza a Secretária Débora Andrade (Foto: PMTP)

A ideia, segundo a Secretária Débora Andrade, é promover periodicamente apresentações em diversas praças de Três Pontas, levando arte e cultura para toda a população. Outro objetivo é descobrir talentos que, com certeza, estão espalhados pelos bairros da Cidade considerada berço da música e de tantas outras ramificações artísticas.

Para a estreia foi escolhido o Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos. O Coordenador Artístico Pedagógico do departamento, Beto Maciel, antecipa que professores vão executar peças de grandes compositores da Música Popular Brasileira. Em seguida, haverá o Coral Laroc Lacov – sob a regência de Oswaldo Duarte. Outra atração será o Grupo de Flautas que mostrará ao público as belezas da música erudita.

Como o envolvimento dos trespontanos faz parte do projeto, anuncia Beto Maciel, um grupo de Hip Hop da localidade já confirmou presença.

Coordenador Artístico Pedagógico Conservatório Três Pontas 1

Coordenador Artístico Pedagógico, Beto Maciel, comenta preparativos do Conservatório para a estreia do Arte na Praça

“Um fato interessante foi a Escola João de Abreu Salgado se propor a ornamentar a Praça e promover outras formas de integração ao projeto. Eles estão muito empenhados, ou seja, a comunidade está envolvida conforme é o propósito. O Catumbi e adjacências estão de parabéns”, registra Beto Maciel.

A Secretária de Cultura também faz elogios à iniciativa da Escola. “Estamos muito felizes e gratos”, diz Débora Andrade. Para ela, o projeto começa bem, sinalizando que as metas serão atingidas.

O que ela não esperava, no entanto, é que hoje pela manhã seria surpreendida com mais uma ação voluntária. Os alunos se fantasiaram e, de porta em porta, convidaram os moradores do Bairro para “colorir a Praça”, buscando mais participantes para que a decoração fique ainda mais bonita e com o doce ar de união.

A escolha do local para o primeiro encontro do Arte na Praça partiu da própria população por meio de enquete realizada no site oficial da Prefeitura de Três Pontas. O evento terá início às 19 horas.

Artistas passam a ser remunerados com o ICMS Cultural 

Banda de Três Pontas 1

(Foto ilustrativa – arquivo Prefeitura de Três Pontas)

Além de talentosos, os músicos e outros artistas de Três Pontas são generosos. Historicamente, eles participam de eventos organizados pela Prefeitura, por intermédio de suas diversas secretarias, gratuitamente, contando no máximo com transporte e lanche.

Agora isto mudou. De acordo com a Secretária de Cultura, com a ajuda do Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), foi obtido meio legal de remunerar os artistas convidados para eventos do Município. 

“Não é um cachê à altura de tanto dom, mas já é um incentivo. Eles receberão pelo ICMS Cultural que a Cidade obtém do Estado de Minas Gerais graças ao convênio do Patrimônio Histórico”, explica Débora Andrade.

Para baixar o Edital de Credenciamento é preciso se cadastrar pelo site da Prefeitura. Os interessados podem acessar o seguinte link http://www.trespontas.mg.gov.br/Licitacao_-_visualizacao/21256/5-2015

Outra opção é retirar o Edital no setor de Licitação, no prédio da Prefeitura. Neste caso, será cobrado R$ 0,30 por lauda impressa.

 (Foto página inicial: Arquivo PMTP)

 

 

Previous post

Conselheira do TCE, Adriene Andrade, lança livros em Belo Horizonte

Next post

Rainha Expocafé – 12 candidatas disputam o título no final do mês