OutrosUtilidade

Balsa do Pontalete volta a operar após reparos feitos por Furnas

Pela balsa, travessia do Lago de Furnas entre Pontalete, Paraguaçu, Elói Mendes dura apenas 15 minutos

Furnas cumpriu o compromisso assumido com a Prefeitura de Três Pontas e fez os reparos na Balsa do Pontalete. Assim, a Capitania dos Portos liberou nesta quinta-feira (18) a embarcação para as travessias entre o Distrito e os municípios de Paraguaçu e Elói Mendes. O serviço voltou a ser prestado ontem mesmo.

A balsa foi interditada no domingo (14) após vistoria da Capitania dos Portos que apontou riscos aos passageiros e ao meio ambiente. Acúmulo de água no porão, má conservação dos coletes salva-vidas e ainda vazamento de óleo no motor teriam sido as irregularidades detectadas pelos técnicos.

Embarcação é fundamental para o turismo no Pontalete, Distrito de Três Pontas

Na segunda-feira, o Balseiro “Ditinho” apresentou o laudo à Prefeitura de Três Pontas que, conforme informou a Assessoria de Imprensa, enviou, imediatamente, cópia a Furnas. A empresa respondeu que faria as adequações até esta sexta (19).

O Lago de Furnas separa os três municípios e a balsa se tornou fundamental meio de transporte de pessoas e produtos, principalmente relacionados à cafeicultura. A região é grande produtora dos grãos.

Além disso, o Pontalete é importante atrativo turístico, muito frequentado por trespontanos e também por pessoas que residem do outro lado da Represa – em especial Elói Mendes e Paraguaçu, e que para chegarem aos quiosques e restaurantes da orla usam a balsa. Pela rodovia, a distância torna o passeio muitas vezes inviável. São 45,6 Km e 67,6 Km – respectivamente – pelas vias MG-491 e MG-167: muito para quem, por exemplo, se desloca até o Pontalete para passar o domingo, saboreando um bom peixe e outras delícias. De balsa, a travessia dura apenas 15 minutos.

Previous post

Expocafé 2017 - Simpósio debate alternativas para a cafeicultura e tendências do mercado consumidor

Next post

Expocafé 20 anos: parcerias e presença da comunidade são receitas de sucesso no evento, diz expositor trespontano