Política em Três Pontas

Câmara de Vereadores de Três Pontas, 173 anos de instalação

Câmara Municipal de Três Pontas 1

Sede do Poder Legislativo, no Centro de Três Pontas

Graças ao trabalho desenvolvido pelo grande líder Cel. Antônio José Rabelo (Rabelinho), em 1840, o Governador da Província, Presidente Bernardo Jacinto da Veiga, que Governou Minas Gerais, concedeu em lº de abril de 1841, título de elevação de Três Pontas à Vila e no dia 10 de fevereiro de 1842, pela Lei nº 202, instalou-se a primeira Câmara Municipal, sendo Presidente da mesma o Sargento-Mor, Antônio Gonçalves de Mesquita e Vice-Presidente, o Sargento Mor, João Batista Ferreira de Brito.

Ao completar 173 anos da instalação da Câmara Municipal, em 10 de fevereiro de 2015, curvamo-nos reverentes à figura de Antônio Gonçalves de Mesquita, Presidente e um dos cidadãos trespontanos mais atuantes nos cargos que ocupou neste Município. No período de 1842 a 1889, há uma coincidência importante a respeito desta família. O pai, Antônio Gonçalves de Mesquita, foi o primeiro e o filho, Azarias Ferreira de Mesquita, foi o último Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas.

No dia 15 de novembro de 1889, por um golpe militar foi implantada a República no Brasil.

Durante a “República Velha”, passou pela Presidência da Câmara Municipal os seguintes cidadãos: Cel. Azarias Ferreira de Brito, Alferes Francisco da Silva Campos Sobrinho, Major Francisco Xavier Ferreira de Brito (pela segunda vez), Cel. Domingos Monteiro de Resende, que por diversas vezes foi substituído pelo Vice-Presidente Francisco Evangelista Araújo e pelo Professor Teodósio Bandeira Campos.

No que se refere a obras públicas, tivemos a construção de diversas pontes, sarjeta, o serviço de abastecimento de água da cidade, a construção do Ramal Ferroviário pela Companhia de Viação Férrea Trespontana, ligando Três Pontas à Estação Espera.

Graças ao trabalho do Dr. Josino de Paula Brito, criou-se a Escola Normal Municipal que funcionou durante muitos anos, havendo diplomado muitos Normalistas de ambos os sexos, os quais prestaram bons serviços a Três Pontas e a todo o Estado de Minas Gerais.

Em 1914, foram inaugurados em Três Pontas os serviços de luz e força elétrica por uma empresa que, mais tarde, se transformou na Companhia Sul Mineira de Eletricidade. Pouco depois a cidade foi dotada de telefone urbano e em 1920, construiu-se a primeira estrada para automóvel, por iniciativa dos senhores Manoel da Piedade Rabelo e Francisco Garcia de Miranda.

Uma curiosidade histórica é a participação das mulheres no Legislativo. A primeira mulher eleita foi Maria Josefa de Brito Amaral, nossa saudosa “Maria Brito”. Ela cumpriu seu mandato de 1955 a 1958. A Vereadora Alessandra Sudério Penha representa a 7ª mulher eleita para ocupar uma cadeira na Câmara e para nossa alegria, tivemos a 8ª representante do sexo feminino em nosso plenário quando tomou posse a Vereadora Catarina do Nascimento. A 9ª Vereadora da história do Legislativo é Valéria Evangelista de Oliveira, eleita em 2013.

Presidentes que fazem parte de nossa história

Durante a “República Velha”, as últimas eleições municipais foram realizadas nos dias 17 de abril de 1927 e 25 de setembro do mesmo ano. Na primeira houve renovação dos vereadores com exceção do senhor Francisco Vinhas de Oliveira que exerceu este cargo até o ano de 1930.

A partir do ano de 1936 passaram pela Presidência da Câmara Municipal de Três Pontas os cidadãos: Dr. Josino de Paula Brito, Azarias de Azevedo, Dr. Sebastião Mesquita de Carvalho, Joaquim Piedade Campos, Dr. Odilon Teodoro Leite, Noé Herculano Mesquita, Dimas de Carvalho Campos, Francisco José de Brito, Dr. Antônio Carlos Bandeira, Benito Barros Pelegrini, Abel Alves, Francisco Galvão de Paula, Domingos Alexandrino de Abreu, Oswaldo Olivotto Ardissono, João Scatolino Filho, Josino de Brito Campos, Antônio Scatolino Mendes, Jarbas de Carvalho Campos, Itamar Duarte, Paulo Costa Campos, Clóvis José de Araújo Castro, Pedro Donizetti de Souza, Francisco Borges de Miranda, Dimas de Carvalho Campos, Antônio Miranda Pereira, Sebastião Edevandro Silva, Marcelo Chaves Garcia, Paulo Vitor da Silva, Mário Fernandes de Carvalho, José Henrique Portugal, Luis Carlos da Silva, José Henrique Portugal (dois mandatos), Sebastião Pacífico e agora em 2015/2016, preside a Casa o Vereador Luis Carlos da Silva.

A Câmara Municipal de Três Pontas era composta em 2009/2012 pelos parlamentares: Alessandra Vitar Sudério, Antônio Carlos de Lima, Catarina do Nascimento, Erik dos Reis Roberto, Geraldo Alves Lopes, José Darcy Pereira, José Henrique Portugal, Luis Carlos da Silva, Paulo Vitor da Silva, Sebastião Pacífico, Sérgio Eugênio Silva e novamente Luis Carlos da Silva.

Nas eleições de 2012, através da Lei Orgânica, o número de cadeiras da Câmara voltou a ser de 15 e com isso novos parlamentares conquistaram vagas no Legislativo. A nova composição ficou assim definida: Alessandra Vitar Sudério Penha, Antônio Carlos de Lima, Edson Vitor Nascimento, Francisco Botrel Azarias, Francisco de Paula Vitor Cougo, Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó), Geraldo Messias Cabral, Itamar Antônio Diniz, José Henrique Portugal, Joy Alberto de Souza Botrel, Luis Carlos da Silva, Paulo Vitor da Silva, Sérgio Eugênio Silva, Valéria Evangelista Oliveira e Vitor Bárbara.

Que fique registrado o nosso reconhecimento e os nossos agradecimentos a estes homens e mulheres que, com dedicação, talento e trabalho trouxeram o barco até aqui para que nós, juntos, possamos dar continuidade às ações que engrandecem a nossa população.

173 anos da Câmara, uma grande conquista do povo trespontano.

(Legislatura 2013/2016 – Francisco Cândido: Assessor de Imprensa da Câmara de Três Pontas / Colaboração: Jornalista e Pesquisador Rafael Mesquita Rocha).

Vereadores de Três Pontas Legislatura 2013 2016 1

Vereadores da Legislatura 2013-2016

 

Previous post

Carnaval 2015 - “# partiu teste”

Next post

Defesa Civil: Prefeitura de Três Pontas apresenta Plano de Contingência do Município