Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Campanha contra a Gripe é prorrogada até dia 9. Em TP, mais de 1.300 crianças ainda não foram vacinadas

Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho.

Em Três Pontas, a grande preocupação do departamento de Vigilância Epidemiológica é em relação ao público infantil. O índice de imunização está muito abaixo da meta. Até ontem (29), 1.848 crianças de até cinco anos de idade receberam a dose preventiva. No Município existem outras 1.307 crianças que ainda estão desprotegidas em relação à doença.

A Gripe, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é uma infecção respiratória altamente contagiosa e que pode chegar a epidemias, principalmente no inverno. No Brasil, a temporada de Gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, sendo idosos e crianças alvos comuns de complicações da doença.  Otite, bronquite e pneumonia são quadros que levam a maior sofrimento e, em muitos casos, a internações hospitalares.

Enfermeira Lara, Coordenadora do PNI em TP convoca público alvo da Campanha para a vacinação, meio de evitar ou amenizar a doença que tende a fazer muitas vítimas no inverno que se aproxima

Para prevenir a Gripe, os caminhos são simples, orienta Lara Miranda da Silva. Responsável pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Três Pontas, a Enfermeira explica que os cuidados básicos de higiene, por exemplo, manter as mãos limpas e cobrir a boca quando tossir ou espirrar são importantes medidas preventivas, assim como é a vacinação. “A vacina evita que a pessoa contraia a doença ou, no mínimo, que a gripe venha mais branda, com menor risco de complicações”.

Ainda conforme alerta a Enfermeira, a vacina não provoca a gripe. Pode, eventualmente, gerar um quadro semelhante ao de um resfriado comum. Na grande maioria dos casos, os efeitos colaterais da vacina são dor e inchaço no lugar da aplicação, sintomas que passam em poucas horas.

“A vacina muda de acordo com as alterações sofridas pelos vírus, então, é fundamental que ela seja repetida anualmente. Para desenvolver os anticorpos adequados, ou seja, para estar protegida contra a Gripe, a pessoa demora cerca de duas semanas. Estamos chegando ao inverno, então, quanto antes a pessoa receber a vacina, mais preparada estará para passar o frio com saúde”, incentiva Lara Miranda.

Números

Em Três Pontas, os índices de cobertura vacinal são os seguintes, até o momento.

Crianças: 58,57% (meta: 3.155 / vacinadas: 1.848)

Gestantes: 62,55% (meta: 534 / vacinadas: 334)

Idosos: 84,38% (meta: 6.177 / vacinados: 5.212)

Trabalhadores de Saúde: 86,25% (meta: 873 / vacinados: 753)

Puérperas: 103,41% (meta: 88 / vacinadas: 91)

(Fotos: arquivo)

Previous post

MEI tem até esta quarta-feira (31) para enviar a Declaração Anual de Faturamento

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas