Outros

Campanha da Fraternidade propõe relações de respeito com biomas brasileiros e seus habitantes

Em todas as regiões do País, diversas ações pastorais começam a ser desenvolvidas a partir desta Quarta-feira de Cinzas (1º), em cumprimento à Campanha da Fraternidade 2017.

Com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), o movimento – que se estenderá até o final do ano – visa enfatizar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e com a cultura dos povos que neles habitam.

Segundo o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, deseja Dom Leonardo.

Realizada há mais de 50 anos no Brasil, a Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho das comunidades em favor da solidariedade e da fraternidade. A população é convidada a “ver, julgar e agir”, focada em temas atuais, que a cada ano propõem uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos.

Coleta Nacional da Solidariedade

No Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade. Todo dinheiro que é arrecadado nas missas desse dia é dividido entre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) que fica com 40%, revertidos no fortalecimento da solidariedade entre as diversas regiões do País. Para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) vão os outros 60% dos recursos – verba destinada a todos os projetos sociais da própria comunidade diocesana. Anualmente, a comunidade ajuda a Igreja a desenvolver projetos de proteção humana e também a sustentar a ação pastoral e em 2017, a Coleta Nacional acontecerá no dia 9 de abril. 

Oração da Campanha da Fraternidade 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!

Previous post

Quarta-feira de Cinzas abre período em que jejum, oração e esmola devem ser formas de combater “a corrupção do pecado”, segundo Papa Francisco

Next post

Blocos, bandas e homenagens a dois "Decas" marcam o Carnaval em Três Pontas