Entretenimento em Três PontasPolítica em Três Pontas

Blocos, bandas e homenagens a dois “Decas” marcam o Carnaval em Três Pontas

Um carnaval como há muito não se via, não se brincava, não se curtia. Assim definem moradores e turistas que se encontraram no Pontalete nos dias de folia. De sábado (25) até ontem (28) o Distrito foi destino certo para foliões de Três Pontas e cidades vizinhas. Banda de Marchinhas, som mecânico, desfile de blocos e shows com banda ao vivo foram as atrações organizadas pela Prefeitura, além de uma estrutura de palco e segurança que também contribuiu para que a satisfação viesse da grande maioria dos frequentadores.

Banhado por Lago, o Pontalete também chamou a atenção pelas belezas naturais. Centenas de pessoas que passaram o Reinado de Momo em sítios e ranchos à beira da Represa se deslocaram até o Distrito em casas flutuantes, lanchas, pequenos barcos e até em delicados veleiros. Banhistas se refrescaram nas águas de Furnas onde muita gente se divertiu ainda de jet-ski. O retorno do serviço de balsa, oficializado na manhã de sábado, foi fundamental para o fluxo de turistas oriundos de Elói Mendes, Paraguaçu e de outras localidades. A travessia rápida, de apenas 15 minutos, garantiu as vindas e idas dos visitantes. Apesar da demanda, não houve tumulto nos embarques e desembarques.

Já na orla, os bares e restaurantes completaram o leque de atrativos. Houve também quem preferiu levar comes e bebes e se acomodar ao longo do calçadão, debaixo de árvores ou ainda no quiosque de lazer comunitário. De um jeito ou de outro, o nome da vez foi uma diversão democrática para públicos de todas as idades.

No Pontalete, o novato Bloco “Ranchico” prestou homenagem ao senhor “Deca”, comerciante nascido no Distrito e uma das figuras mais carismáticas do local. Conhecido como o “Rei do Lambari”, seu Deca recebeu o carinho com a simpatia que lhe é peculiar.

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente no Distrito das 14 às 21 horas, conforme informou a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. Em seguida, assumiu a Polícia Militar. Homens do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) fixaram-se no Pontalete durante o Reinado de Momo, oferecendo maior tranquilidade aos foliões.

Proprietários de carros que abusaram do volume do som receberam a advertência da PM e nenhum incidente de maior gravidade foi registrado.

Cidade

Na região urbana, o desfile dos blocos atraiu famílias inteiras para o Sambódromo “Professor Jaime Abreu”. Os grupos vieram animados, criativos e cumpriram o regulamento, segundo a Secretaria de Cultura. Entre os diferenciais, o Bloco “Ai! Se eu te Pego” brincou com uma nova roupagem, como uma Escola de Samba e fez até homenagem especial. O agraciado foi “Deca” Miranda, conceituado empresário do setor agropecuário de Três Pontas. Seu Deca, por questões de saúde, não viu a Escola cruzar a Avenida do Samba, mas familiares compareceram e agradeceram a iniciativa participando animadamente do desfile. 

Encerradas as apresentações, apenas a massa de foliões permaneceu todas as noites na Avenida, acompanhando bandas em trio-elétrico até às 3 da manhã. O Prefeito Luiz Roberto (PSD) e o Vice-Prefeito Marcelo Chaves Garcia (PMDB), acompanhados de suas respectivas esposas, Iara e “Cida”, assistiram às apresentações. Dr. Luiz Roberto até arriscou uns passos juntando-se a alguns blocos quando eles se aproximaram do “Trem Bão”, sede da GCM transformada em ponto de apoio para as autoridades.

Nas poucas ameaças de confusão, a Polícia Militar agiu rápido, esfriando os ânimos dos foliões mais exaltados.  Já as matinês ficaram por conta do Grupo de Dança Ritmos, de Myl Bueno: um sucesso na avaliação dos participantes.

“Com o Coração na Avenida”

O Carnaval em Três Pontas ostentou o tema “Com o Coração na Avenida”. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, afirma que procurou levar diversão aos foliões da cidade e da região rural, dando atenção especial aos distritos do Pontalete e do Quilombo Nossa Senhora do Rosário onde também teve desfile do Bloco do Quilombo e som mecânico. O primeiro carnaval da atual Administração, organizado em pouco tempo e com poucos recursos financeiros, contou com a boa-vontade de servidores e da própria população. Muita gente se mobilizou, reconhecendo a intenção de “agradar” manifestada pelo Governo Municipal.

(Fotos: Paulo Marinho, Mauro Bueno, Wander Scalioni, Classy Machado, Sávio Martins, Arlene Brito)

Previous post

Campanha da Fraternidade propõe relações de respeito com biomas brasileiros e seus habitantes

Next post

Via Café Garden Shopping Traz Para O Sul De Minas O Circo Maximus