Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Campanha Nacional Contra a Gripe termina hoje

Campanha Nacional Vacinação Contra Gripe Influenza H1N1 4.jpg (Copy)

Nesta sexta-feira, dia previsto para o encerramento da Campanha, vacinação na Policlínica será exclusiva para crianças que precisam tomar a dose 2

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será encerrada nesta sexta-feira (20). Pelo menos até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Pontas não recebeu comunicado oficial de prorrogação.

Em todos os postos de saúde da Cidade ainda existem vacinas, com exceção da Policlínica para onde elas foram enviadas para atender apenas às crianças que tomarão a dose 2. As unidades fecham às 17 horas e para se prevenir é preciso levar a Caderneta de Vacinação do SUS.

População de idosos bate recorde de participação na campanha preventiva

Os índices alcançados em Três Pontas são satisfatórios. A informação vem da Enfermeira Lara Miranda da Silva, que integra a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Os resultados, mesmo que parciais, indicam superação de 80%, meta definida pelo Governo Federal, em todos os grupos prioritários. O volume de doses preventivas aplicadas também é maior que os registrados nas campanhas de anos anteriores.

Campanha Nacional Vacinação Contra Gripe Influenza H1N1 1.jpg (Copy)

Pessoas com 60 anos ou mais batem o recorde de participação na Campanha contra a Gripe em Três Pontas

Ainda conforme observa a Enfermeira, o segmento de idosos bateu recorde. A previsão era imunizar 6.177 pessoas acima dos 60 anos. A vacinação, até agora, atingiu 6.351, ou seja, 102,82%.

Os trabalhadores da saúde também estão atentos à importância da prevenção. A estimativa é aplicar a dose em 893 profissionais, dos quais 818 já procuraram pelo serviço, correspondendo a 91,60%.

No grupo de 3.157 crianças de seis meses a menores de cinco anos, 2.841 foram levadas aos postos de saúde, portanto, 89,99% do montante.

Mulheres que deram luz recentemente (período de 45 dias) somam 88, das quais 75 foram vacinadas; índice de 85,23%.

Campanha Nacional Vacinação Contra Gripe Influenza H1N1 2.jpg (Copy)E por último aparecem as gestantes, único grupo que está um pouco abaixo do esperado. A meta é imunizar 535 mulheres. Conforme notificado, 373 participaram da campanha até o momento, ou seja, 69,72%.

Por determinação do Ministério da Saúde (MS), também os doentes crônicos devem ser vacinados contra a gripe, que é chamada ainda de Influenza ou H1N1. No entanto, explica a Enfermeira Lara, eles não entram na estimativa do público alvo. Em Três Pontas, sem contar o grupo, as doses são destinadas a 10.850 pessoas, sendo que 10.458 pularam para o cadastro de imunizados, num total de 96,39%.

Casos

Até o dia 9 de maio, o Ministério da Saúde contabilizou 2.808 casos de gripe de todos os tipos no Brasil. Desse total, 2.375 se referem à contaminação pelo vírus H1N1. A doença levou 470 pessoas à morte.

 

 

 

 

 

Previous post

CREAS e Secretaria Municipal de Assistência Social combatem abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas