OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

CREAS e Secretaria Municipal de Assistência Social combatem abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Foi uma tarde cheia de atrações. Apresentações musicais, números de dança, encenações, premiação de desenhos feitos pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) chamaram a atenção de quem passou pela Praça Dr. Tristão Nogueira, no coração de Três Pontas, na quarta-feira (18). O movimento foi organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Concretizado meio a muita alegria e descontração, o evento teve como objetivo tratar de um assunto sério e triste. No Dia de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a equipe mostrou que a violação dos direitos sexuais de meninas e meninos faz parte da realidade do Município.

De acordo com o CREAS, somente neste ano até o mês de abril, foram registrados 17 casos e eles chocaram – exatamente como aqueles que acontecem longe e são mostrados na TV e outras grandes mídias, causando comoção em massa. Não deveria, mas aconteceram. Felizmente, as situações foram descobertas e as vítimas passaram a ser ajudadas. A equipe relata que crianças e adolescentes agredidos sexualmente, além da dor física, têm profundo sofrimento psicológico. Medo, choro sem causa aparente, incômodo ao ser tocado, agressividade são apenas alguns sinais de que o abuso ou a exploração podem estar acontecendo.

Na programação festiva, houve espaço para orientações. Os profissionais alertaram que é obrigação de todos proteger as crianças e adolescentes e informar ao Conselho Tutelar quando houver suspeita ou confirmação de casos. Com a denúncia, a vítima será acolhida, ouvida, apoiada, orientada e encaminhada para a rede de serviços locais. No CREAS atuam assistente social, psicólogo, advogada, estagiários e coordenadora – todos empenhados em afastar o trauma e direcionar quem vive sob ameaças para a retomada de uma vida normal. A intervenção do órgão é feita após o Conselho Tutelar receber a denúncia ou por encaminhamento de outros órgãos da rede socioassistencial.

Os registros

No ano passado, graças às denúncias, 42 casos foram descobertos e as devidas medidas tomadas em Três Pontas. Em 2014, o CREAS se deparou com 13, em 2013 com 18, em 2012 com 14, em 2011 com 12 e em 2010 foram notificados 14 casos de violência sexual contra menores. Sem fugir à quase regra, parentes e pessoas do ciclo de amizade da família das vítimas são os acusados de cometerem os crimes.

Então, destacam as equipes, é preciso orientar, acompanhar sempre os passos de crianças e adolescentes, prestar atenção em mudanças físicas e comportamentais e jamais omitir uma suspeita.

Como prevenir?

  • Converse com seu filho sobre toques apropriados.
  • Encoraje seu filho a contar sobre qualquer pessoa que esteja agindo de maneira que o deixe infeliz ou com medo.
  • Saiba sempre onde seu filho está, com quem está e o que está fazendo.
  • Ensine seu filho não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho.
  • Conheça os amigos do seu filho, especialmente os mais velhos.
  • Supervisione o uso da internet (Facebook, Skype, WhatsApp, salas de bate papo).
  • Oriente seu filho a não responder e-mails desconhecidos, muito menos enviar fotos ou fornecer dados a outras pessoas.

Quem pode ajudar?

Em Três Pontas, o CREAS está localizado na Avenida Barão da Boa Esperança, 1269 – Bairro Catumbi (ao lado do Cemaca – antiga Artes e Ofícios). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: 3265-7669 e o e-mail é creas@trespontas.mg.gov.br 

Já o Conselho Tutelar está na Avenida Barão da Boa Esperança, 1116. A sede fica aberta das 7h30min às 17 horas. O telefone é 3265-4093A partir desse horário e nos finais de semana, a equipe atende em esquema de plantão pelo fone 9 8862-2302.

(Foto Página Inicial: BBC)

Previous post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas

Next post

Campanha Nacional Contra a Gripe termina hoje