Outros

Carmelo São José de Três Pontas convida para o aniversário de Santa Teresa D’Avila

Carmelo São José de Três Pontas se prepara para os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus 1

Carmelo São José de Três Pontas – um dos mosteiros da Ordem de Santa Teresa D’Avila

O Carmelo São José de Três Pontas estará em festa nesta quinta-feira (15), comemorando os 500 anos de nascimento de Santa Teresa  D’Avila.

Às 7 horas da manhã, o Bispo da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, presidirá Missa no Mosteiro. Alguns padres da Diocese também comparecerão para auxiliar. Entre as presenças confirmadas está a de Padre Roberto Donizetti de Carvalho que atualmente administra a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Conceição do Rio Verde.

Outra Missa Solene está agendada para a noite. Às 19h30min, Padre Lázaro Aparecido Diogo presidirá a celebração. Também sulmineiro, de Andradas, além de sacerdote, ele é artista plástico, músico, detentor de vários prêmios e assina obras pictóricas sacras fascinantes.  O altar do Carmelo será compartilhado com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Três Pontas, André Rodrigues Vilas-Boas, pelo visitante que reside no estado de São Paulo. 

Frei Patrício Sciadini Carmelita Descalço 2

Vídeos de Frei Patrício foram exibidos em encontros semanais. Eles tratam de espiritualidade e formação sobre a Santa “das rosas e do amor” (Foto: reprodução internet)

Com o objetivo de preparar a comunidade para a Festa de Santa Teresa, o Carmelo realizou nove encontros que aconteceram semanalmente, aos sábados, do dia 29 de agosto até 10 de outubro. Na oportunidade, foram exibidos vídeos de espiritualidade e formação sobre a Santa “das rosas e do amor”, Doutora da Igreja. As explicações vieram de Frei Patrício Sciadini, religioso da Ordem Carmelitas Descalços, considerado um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos carmelitas. Nascido em Arezzo, na Itália, Frei Patrício é autor de vários livros publicados no Brasil e no exterior e se naturalizou brasileiro. O colaborador para que a Festa de Santa Teresa D’Avila seja ainda mais alegre em Três Pontas reside no Egito.

As Irmãs Carmelitas Descalças estão agradecidas pela presença dos trespontanos nos encontros e elas esperam a mesma participação maciça no Aniversário que será comemorado amanhã.

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 4.jpg (Copy)

Santa Teresa D’Avila fundou 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos. Reformou ainda vários outros por toda a Espanha

Sobre Santa Teresinha

Teresa D’Avila nasceu no dia 28 de março de 1515 e morreu em 4 de outubro de 1582. Foi ela a fundadora de 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos. Reformou ainda vários outros pela Espanha e, em todos, implantou o vigor da antiga regra carmelitana. São João da Cruz foi quem assumiu e escreveu as regras para o segmento masculino, a pedido de Teresa.

Segundo Frei Patrício, ela foi a primeira mulher declarada Doutora da Igreja – título que não é concedido com facilidade. O V Centenário de Nascimento de Santa Teresa, comemorado em 2015, está envolvendo toda a Ordem e uma das ações propostas é a leitura dos escritos deixados por ela, por exemplo, nas obras Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Fundações e Castelo Interior ou Moradas.

Previous post

Fernando Brant será o homenageado do Sarau no Quintal desta semana

Next post

Sine anuncia que há novas vagas de emprego em Três Pontas