Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos – Equipe confirma casos da doença em Três Pontas e pacientes são encaminhados para o tratamento no “Hospital do Amor”

Carreta Unidade Móvel Hospital de Câncer de Barretos Ciama Três Pontas 1

Carreta de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos – trabalhos começaram no início da manhã desta terça-feira, em frente ao Ciama, em Três Pontas

Orientados por profissionais das unidades de saúde de Três Pontas e atentos à importância da realização de exames para a detecção precoce do câncer, os trespontanos aderiram em massa a uma oportunidade que, pela primeira vez, aportou no Município. 

Todas as 130 vagas disponibilizadas para levantamento de possíveis casos da doença na próstata, colo uterino e pele foram preenchidas e a realização já caminha para o encerramento. Desde as 7 horas desta terça-feira (29), homens e mulheres movimentam as dependências do Centro de Assistência à Mulher e à Adolescente “Maria Luiza Mello Vicentini”. É lá que está estacionada a unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos e, nas salas do Ciama, as equipes especializadas colhem o material para a investigação.

Até o momento, foi confirmado câncer de pele em 12 pessoas. Esses cidadãos, maioria acima de 40 anos, serão encaminhados para tratamento no Hospital de Câncer de Barretos. Profissionais do chamado “Hospital do Amor” farão ainda hoje quatro biópsias para elucidar se também esses cidadãos estão com a doença e se precisarão da mesma condução. No total, 40 trespontanos se submeteram à averiguação de pele.

Carreta Unidade Móvel Hospital de Câncer de Barretos Ciama Três Pontas 2

União de esforços gera oportunidade para trespontanos se submeterem a exames gratuitos com a possibilidade de tratamento de alto nível

Por meio da unidade móvel, o Hospital destinou ainda à “Terra do Beato Padre Victor”, 50 exames para colo uterino, priorizando mulheres com idades de 25 a 64 anos e outras 40 vagas para que homens entre 50 e 69 anos fizessem pela primeira vez os exames clínico (toque retal) e de sangue (PSA). A presença de todos os que previamente foram selecionados, surpreendeu. A conversa fluiu e enquanto aguardavam a vez, comentaram, principalmente, sobre a economia gerada com a vinda da unidade móvel. Eles informaram que, em média, somente a consulta com urologista custa cerca de R$ 300 na região.

Quem fez exames de colo de útero e próstata receberá o resultado em casa dentro de 40 dias úteis. Se alguém for diagnosticado com câncer, será encaminhado para o tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, que é referência nacional. 

Mérito

Acompanhando de perto os trabalhos, está Maurício Faria Jota. Ele é Coordenador Municipal do Hospital de Câncer de Barretos em Três Pontas. Sua missão principal é captar recursos financeiros para a instituição. “O nosso Município foi privilegiado porque é um atendimento de alto nível, com funcionários altamente capacitados. É uma porta que se abre para a prevenção, para o tratamento e para a cura. A maioria está sendo diagnosticada no começo quando a chance de cura é total”, registra.

Carreta Unidade Móvel Hospital de Câncer de Barretos Ciama Três Pontas 4

Trespontanos abraçam movimentos em prol do Hospital de Câncer de Barretos e são retribuídos. Na foto da Ascom da Prefeitura, adesão à Campanha Passos que Salvam em favor das crianças atendidas na instituição, em novembro

Segundo o Coordenador, “tudo que vai volta”. Ele se refere às contribuições de Três Pontas sendo agora retribuídas. “Depois desta carreta, acho que outras virão. A nossa Cidade e a Prefeitura apoiam totalmente as iniciativas voltadas ao Hospital de Câncer de Barretos, como foi o caso da campanha de prevenção que realizamos em novembro. Vejo a vinda da unidade móvel como o começo de uma amizade muito sadia entre Município e Hospital”.

Ainda conforme explica o Coordenador Municipal, embora sejam mencionadas como 100% SUS, as despesas do Hospital são arcadas em 60% pelo Sistema Único de Saúde. O restante é assegurado por doações de artistas e da população.

A próxima ação liderada por Maurício Jota é buscar os “cofrinhos” em Barretos, o que deve acontecer já na próxima semana. Eles serão distribuídos em estabelecimentos comerciais de Três Pontas. “Qualquer quantia depositada, será de grande utilidade para o Hospital que preza pelo atendimento humanizado”, antecipa. 

Promover leilões de gado, jantares beneficentes, recolher lacres de alumínio também são possibilidades de ajuda financeira. E no site do Hospital existe orientação para doações, via depósito bancário. O endereço eletrônico é https://www.hcancerbarretos.com.br/ 

Carreta Unidade Móvel Hospital de Câncer de Barretos Ciama Três Pontas 3

O Coordenador Municipal do Hospital de Câncer de Barretos, Maurício Jota e a Enfermeira Lara Miranda, estiveram à frente do trabalho no Município

“Antes faltavam pacientes em ações assim, de massa. Hoje, foi o contrário. Se tivéssemos mais vagas do que as estipuladas pelo Hospital, com certeza, todas seriam preenchidas. Estou muito feliz com a atenção dada pela população para o importante projeto. E digo que o mérito do comparecimento é, acima de tudo, da Enfermeira Lara Miranda da Silva. Foi ela quem esteve no Hospital de Barretos, sendo capacitada, treinada para a execução do trabalho de convocação do público que atendesse aos quesitos determinados”, finaliza Maurício.

A Enfermeira Lara, do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, retribui. Para ela, a vinda da carreta do Hospital de Câncer de Barretos se deve, na verdade, ao trabalho intenso e eficaz do Coordenador Municipal, Maurício Jota. “O mérito é todo dele”, garante.

Na concretização da ação preventiva em Três Pontas, vale destacar ainda o apoio da equipe do Ciama, coordenada pela Enfermeira Maria de Lourdes Rodrigues.

“Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma” (Irmã Dulce).

Previous post

Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos já está em Três Pontas

Next post

Sine anuncia que há vagas de emprego em Três Pontas