Outros

Cavaleiros participam de Romaria até a Capela “do Padre Victor”

Aproximadamente 400 cavaleiros e amazonas participaram da Romaria do Padre Victor. O grupo percorreu cerca de sete quilômetros até a Capela Santa Cruz, na região rural de Três Pontas, onde assistiu Missa ao ar livre, celebrada por Padre André Rodrigues Vilas-Boas. A Polícia Militar deu suporte aos devotos por todo o trajeto iniciado na Praça da Aparecida. Antes da saída, todos rezaram e receberam uma benção especial.

Organizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o evento integrou a programação do 111º Aniversário de Morte do Beato que será comemorado sexta-feira (23). Na data, quando Três Pontas recebe em média 50 mil visitantes, o tráfego com cavalos é proibido no Centro, local de maior concentração de romeiros. A medida visa evitar acidentes com pedestres e veículos, além de objetivar a manutenção da limpeza da Cidade.

Caminhada de fé

Enquanto os cavaleiros seguiam pela estrada de terra, muitos outros devotos enfrentavam sol forte e muito calor, caminhando pelo asfalto. A penitência é tradicional, feita para pedir e agradecer graças alcançadas por intercessão de Padre Victor. Esse grupo (foto abaixo) veio da vizinha Santana da Vargem, a 16 quilômetros; fez a primeira parada em frente à estátua do Beato – no trevo da Rodovia MG-167 – adentrou pela Avenida Ipiranga e seguiu para a Matriz d’Ajuda. Lá está o túmulo de Padre Victor. O local de veneração do Anjo Tutelar dos trespontanos reúne um conjunto de obras de arte, assinadas pelo Escultor Ezequiel Silva Arantes e pelo Artista Plástico Padre Lázaro Aparecido Diogo.

 

Carreata

Na quarta-feira (21), será realizada uma Carreata com a Imagem do Padre Victor. A saída será da Praça Cônego Victor (Matriz Nossa Senhora d’Ajuda), logo após a Missa das 19 horas. O trajeto levará até a Igreja Nossa Senhora das Graças, pertencente à Paróquia Cristo Redentor. O templo fica na Praça do Bairro Catumbi.

A imagem apresentada oficialmente aos devotos durante a cerimônia de Beatificação, ocorrida no dia 14 de novembro, foi desenvolvida por um artista plástico de São João Del Rei e aprovada pelo Vaticano. À época, o então Bispo da Diocese da Campanha, hoje Emérito, Dom Diamantino Prata de Carvalho, explicou  que ela carrega os símbolos da origem de Padre Victor e que as feições do Beato adquiriram uma certa jovialidade, que simboliza a leveza da santidade.

Ainda antecedendo a Festa, na quinta-feira (22), haverá Procissão Luminosa, às 19 horas. A saída será da Paróquia Cristo Redentor, passando pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e chegada na Matriz d’Ajuda, onde será celebrada a última Missa da Novena.

padre-victor-carreata-beato-imagem

Confira a Programação da Novena pela Canonização do Beato Francisco de Paula Victor

Todos os dias

5 horas: Procissão da Penitência

5h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

7 horas: Missa no Carmelo São José

15 horas: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

19 horas: Missa na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

Confissões – Todos os dias

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

Horários: das 9 às 12 horas e das 15 às 18h30min

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Arte Cotidiana lança campanha em ajuda a crianças de famílias carentes