Outros

Cavalgada reúne fiéis em homenagem a Padre Victor

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 10Cavaleiros e amazonas de Três Pontas se reuniram na manhã de domingo (20) em frente à Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Centro da Cidade. Vários deles usavam camisetas personalizadas que, além de identificar grupos, mostravam o objetivo da participação, homenagear Francisco de Paula Victor.

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 7Conta a história que Padre Victor – Pároco no Município por 53 anos – andou por toda a região pregando a fé e cumprindo missões de caridade, tais como, a de levar palavras de conforto e bênçãos aos doentes. Para vencer as distâncias que o separavam de seu povo, o Padre ia a cavalo. Uma das provas, a cela, se encontra entre os objetos que pertenceram ao Sacerdote hoje reunidos no Memorial que se localiza na Praça Cônego Victor, no coração de Três Pontas.

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 9Tudo isso inspirou a inclusão da cavalgada nas comemorações do Aniversário de Morte de Padre Victor (23 de setembro). Deu certo e a cada ano, o evento se firma na programação festiva, atraindo grande número de devotos que se preparam, se organizam e saem cedo rumando à Capela Santa Cruz, também chamada de Capela do Padre Victor, na região rural conhecida por Faxina. Sobre o lombo de seus animais, homens e mulheres percorrem aproximadamente 7 quilômetros até o local onde se unem a outros trespontanos e visitantes para a Santa Missa celebrada ao ar livre.

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 6Desta vez, sexto ano do evento, quem recebeu os devotos foi Padre André Rodrigues Vilas-Boas. Descontraído, ele conversou com a turma, desejando uma cavalgada de luz, de serenidade, de amizade, de proteção, de orações. Todos rezaram e receberam a água benta.

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 8Em seguida, de chapéu, Padre André mostrou que é bom de montaria.  Enquanto o senhor José Alfredo ajeitava o estribo, com gentileza, explicava ao Pároco que havia escolhido para ele um animal bem dócil e, caso o bicho mexesse frequentemente a cabeça, não era motivo de preocupação… “era mania mesmo” – completou o proprietário. Por vez, Padre André contou que – quando criança, em sua terra natal Heliodora – sempre andava a cavalo. Ouviu, então, mais incentivo. “Cavalgar é igual andar de bicicleta, depois que aprende, nunca mais esquece”.

Festa Padre Victor Cavalgada Romaria a Cavalo 12Assim, em clima de alegria e confiança no poder de intercessão do Padre Victor, a Romaria a Cavalo teve início, homenageando o Padre negro, filho de escrava, que venceu todos os obstáculos para vivenciar a fé e que deixou para os trespontanos muitos exemplos de amor e respeito a Deus e ao próximo.

Em 14 de novembro, Padre Victor será Beatificado. A cerimônia está prevista para às 16 horas, no Aeroporto de Três Pontas. A expectativa é que 150.000 pessoas acompanhem presencialmente a celebração.

Previous post

Festa do Padre Victor: devotos antecipam homenagens na Terra do Venerável

Next post

No Dia da Árvore teve plantio em Três Pontas