Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Cemig faz recomendações para população curtir a Copa do Mundo em segurança

Copa do Mundo 2018 Segurança Rede Elétrica Cemig Bandeira Brasil

Enfeites devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis, e não podem ser afixados próximo à rede elétrica, alerta Cemig (Foto: Ilustrativa Net)

A Copa do Mundo FIFA 2018 começa nesta quinta-feira (14), e a Cemig alerta a população sobre os cuidados que devem ser adotados com relação à rede elétrica, antes e durante os jogos. Os torcedores precisam ficar atentos especialmente à utilização de fogos de artifício e dos enfeites em ruas e praças.

De acordo com o engenheiro de Segurança Demétrio Aguiar, da Cemig, os enfeites – tais como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços – devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis, e não podem ser afixados próximo à rede elétrica. Materiais como fitas metalizadas, papel alumínio e papel laminado causam acidentes, pois são condutores de eletricidade. “As pessoas têm que tomar cuidado com a utilização de bambus e varas metálicas como hastes para a fixação das bandeiras e as bandeirinhas nunca devem ser penduradas em fios da rede elétrica, pois podem causar choques e acidentes”, afirma o engenheiro.

Além disso, o uso de arames ou fios de cobre – mesmo finos – também não é indicado para pendurar a decoração, pois facilitam o choque elétrico. Esses suportes devem respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede. “É preciso calcular a altura desses objetos, para que não haja contato com os fios de energia elétrica”, alerta.

Ainda segundo o especialista, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços. Vale lembrar que a afixação desses adereços deve ser bem feita para que não se soltem nem sejam projetados contra a rede elétrica pelos fortes ventos que ocorrem nesta época do ano.

Fogos

Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.

“Os fogos de artifício jamais poderão ser lançados contra as redes elétricas ou seus equipamentos como transformadores ou subestações de energia. Eles podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar um curto-circuito”, explica.

Instalação de antenas de TVs

A Cemig recomenda que a instalação de antenas de TV seja feita de forma segura e longe dos fios das redes elétricas, utilizando hastes de dimensões inferiores à menor distância entre o ponto de instalação e a fiação da Cemig.

“As ocorrências mais comuns acontecem quando as pessoas aproximam ou encostam as antenas ou fios de recepção de TV aos cabos das redes de energia, vindo a sofrer descargas elétricas com consequências graves, inclusive com diversos casos fatais já registrados”, lembra Demétrio.

Notícia anterior

Suspeito de participar de explosão de caixas eletrônicos morre na troca de tiros com a PM em Campo do Meio, Sul de Minas

Próxima notícia

Como identificar um pedófilo? Ele pode estar bem próximo. Veja com as cantoras de Três Pontas Lidy Brito e Laise Reis