Política em Três Pontas

Cidade Limpa – Prefeitura de Três Pontas divulga nomes de proprietários que precisam providenciar limpeza de seus lotes e, assim, fugir de multa

Arlene Brito/Jessica Mesquita Silva

Mais de 200 lotes particulares estão sujos em Três Pontas. Esses terrenos tomados pelo mato alto, entulho e lixo – além de deixar a cidade com aspecto feio, desleixado – representam perigo para a comunidade. Esconderijo para bandido e local adequado para a proliferação de ratos, aranhas, escorpiões, cobras, insetos – por exemplo o terrível mosquito “Aedes aegypti” – transmissor da Dengue, da Febre Amarela, Zika Vírus e Chikungunya – estão entre as ameaças.

Para reverter a situação, a Prefeitura notificou os proprietários que têm o prazo máximo de sete dias corridos para providenciar a limpeza, contados a partir da data de recebimento do aviso. Caso contrário, estarão sujeitos à multa de 5% do valor de venda do terreno, conforme previsto no Código de Posturas do Município.

A iniciativa integra o Cidade Limpa, lançado em 20 de novembro. O projeto tem como objetivo estimular a consciência ambiental para que, através dela, seja promovida uma mudança de comportamento e, assim, maior número de trespontanos passem a colaborar efetivamente com a limpeza.

Sensibilização nas escolas a partir do ano letivo de 2019 e construção de mais uma plataforma no Aterro Sanitário – que hoje recebe em média 50 toneladas de lixo por dia, sendo 70% desse montante recicláveis indevidamente descartados fazem parte do projeto.

Lixo na rua 

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Administração quanto à limpeza urbana é o hábito que as pessoas têm de colocar o lixo na rua nos dias em que não há coleta ou mesmo depois do recolhimento feito pelos servidores.

Em Três Pontas, a coleta seletiva é realizada às terças e quintas-feiras e a coleta do lixo doméstico acontece às segundas, quartas, sextas e sábados.

Manter a cidade cuidada, organizada é sim, responsabilidade do Poder Público, mas a colaboração da população também é fundamental. Como já ensinava o prefeito de Alegrete (RS) por quatro mandatos (1976, 1988, 2000 e 2004), José Rubens Pillar, “se todos limparem à frente de suas casas, logo a cidade estará limpa”.

Seu nome está na lista?

A Prefeitura de Três Pontas divulgou em site oficial  – www.trespontas.mg.gov.br – uma lista de lotes que precisam ser limpos pelos seus proprietários. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, vários donos entraram em contato, informando que já deram início à limpeza.

Com estiagem, Prefeitura retoma serviço 

A Secretaria de Transportes e Obras comunicou ao SintonizeAqui que tão logo as chuvas deram uma “brecha” retomou os trabalhos de limpeza das áreas públicas de Três Pontas. Hoje, por exemplo, o serviço está sendo feito na região do Parque Multiuso, conhecido como Mina do Padre Victor.

Exemplar: morador do Bairro Cidade Jardim, em Três Pontas, planta e cuida com recursos próprios de espaço público

 

Notícia anterior

Santa Casa de TP inicia campanha de arrecadação de alimento e de produtos de limpeza

Próxima notícia

Homem morre soterrado em Três Pontas