Negócios/EmpreendedorismoOutros

Cocatrel lança cafés especiais totalmente produzidos por mulheres: Montrês Jade e Íris

Lançados em comemoração ao mês da mulher, ambos possuem um QR code com a rastreabilidade dos cafés, mostrando com transparência a origem dos grãos que os compõem


A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) acaba de lançar dois cafés especiais da linha Montrês: Jade e Íris, totalmente produzidos por mulheres. Os novos produtos chegam ao mercado em homenagem ao mês da mulher (março), trazendo notas e aromas deliciosos para quem é fã de um bom café. Os lançamentos foram produzidos pelo departamento de Cafés Especiais da Cocatrel, o CDT, que selecionou os melhores cafés depositados na Cooperativa por produtoras e criou os dois “blends”, ambos com pontuação acima de 86 pontos, e com rastreabilidade do pé à xícara, fazendo a conexão das produtoras diretamente ao consumidor final. Isso mostra transparência e a segurança de que são mesmo cafés de cooperadas da Cocatrel.

O novo Montrês Jade é um café floral com notas de frutas como maçã verde e uva verde. Sua acidez málica é prazerosa e marcante, e seu corpo traz doçura na medida certa. Ele foi criado a partir dos cafés de Conceição Aparecida Lourençoni Baruqui e Maria Aparecida F. Botrel Oliveira.

Já o Íris é um café frutado, doce e licoroso, com notas de vinho, uva, amora e blueberry. Sua fermentação o tornou um café encorpado com acidez brilhante. Seu blend é formado dos cafés de Jéssica Sério Miranda e Isabela Lima Reis.

Mantendo a identidade da linha Montrês, os novos cafés especiais chegam com nomes de cores da escala Pantone, que fazem referência às notas e sabores de cada um deles. Por se tratar de cafés produzidos por mulheres, além de cores, Jade e Íris são também nomes femininos. Outros Montrês produzidos por mulheres já lançados em safras anteriores foram Pérola, Violeta, Jasmine e Aurora.

“Esses são cafés especiais que vão agradar aos paladares mais refinados. Assim como muitas pessoas apreciam um bom vinho, a ideia é mostrar que também podem apreciar um café de qualidade, com características únicas e marcantes”, explica Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel. (Foto abaixo).

A linha de cafés especiais Montrês possui edições sazonais e limitadas, e já é conhecida pela qualidade e sabor marcantes. Produzida com cafés cuidadosamente selecionados desde a origem, a linha Montrês utiliza, como matéria-prima, os melhores grãos especiais de café 100% arábica, em um encontro de aromas e notas que surpreende os paladares mais exigentes. Os primeiros Montrês foram lançados em novembro de 2018, e desde então a Cocatrel vem lançando novidades todos os anos.

Os cafés Montrês estão disponíveis em duas variações: torrado e moído e torrado em grãos, em embalagens de 250g. Os lançamentos Jade e Íris chegam ao mercado nesta época do ano em uma homenagem da Cooperativa ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Os novos Montrês produzidos por cooperadas da Cocatrel estão disponíveis para venda nas Cafeterias Cocatrel, em Três Pontas, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira, e também na loja online da Cooperativa: lojacocatrel.com.br, que entrega em todo o país.

Os cafés da linha Montrês são os primeiros industrializados da Cocatrel a levarem em suas embalagens o selo 4C, atestando a seriedade da cooperativa na produção dos grãos. A certificação 4C é hoje a maior certificação para café no mundo, e estabelece princípios de sustentabilidade nas áreas econômica, social e ambiental.

Grupo Cafeína

A Cocatrel comemora dois anos do grupo Cafeína Cocatrel. Nesse tempo, o grupo formado apenas por mulheres (cooperadas, esposas e filhas) alcançou visibilidade e reconhecimento, nacional e internacionalmente, pela seriedade com que tem sido trabalhado pela Cooperativa. “A Cocatrel é a cooperativa de cafeicultores com o maior percentual de mulheres do Brasil. Ao tomarmos ciência desses dados não poderíamos deixar de abraçar um grupo formado pelas mulheres que produzem. Nosso propósito é trazê-las para mais perto da gestão da Cooperativa e empoderá-las através da capacitação e do conhecimento, para que sejam capazes de tomar decisões assertivas nos seus negócios.”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

Desde que o grupo foi criado, aconteceram cursos e encontros, com trocas de boas práticas e muita capacitação para essas mulheres, que se entregaram de corpo e alma ao projeto, com reciprocidade, engajamento e disseminação do conhecimento adquirido. “O grupo Cafeína para nós, produtoras, tem sido muito importante, porque nunca houve uma valorização tão grande da mulher no campo. Essa iniciativa da Cocatrel tem nos incentivado, com capacitações e com reuniões, e nos empoderado para participarmos mais do dia a dia da fazenda. É essencial termos conhecimento técnico e prático, de todos os processos, do pé à xícara, para podermos demandar e para produzirmos cafés de qualidade, com todas as exigências dos consumidores e do mercado, não deixando de lado a sustentabilidade.”, explica Adalgiza Miranda, cooperada da Cocatrel.

O apoio e investimento da Cocatrel no grupo fez com que o Cafeína ganhasse visibilidade e outros rumos. O que já era empoderamento através da informação e conhecimento, chegou ao mercado e aos importadores de café como mais uma boa oportunidade de negócio. Em 2019, a Cocatrel exportou os primeiros cafés produzidos pelas mulheres do grupo.

“Desde a criação e a consequente promoção do Cafeína Cocatrel, tenho percebido o interesse do mercado externo para os cafés dessas mulheres. Ficamos muito felizes em fechar esse primeiro container de cafés finos, sendo vendidos com ágios muito representativos, por serem muito bons e produzidos pelas integrantes do Cafeína”, explica Gabriel Miari, coordenador do Cocatrel Direct Trade, setor da Cocatrel exclusivo para a exportação de cafés finos e especiais.


 

Por se tratar de cafés produzidos por mulheres, além de cores, Jade e Íris são também nomes femininos. Outros Montrês produzidos por mulheres já lançados em safras anteriores foram Pérola, Violeta, Jasmine e Aurora.

 

(Ascom Cocatrel)

Previous post

Agência Nacional de Saúde lança a Campanha Para a vida continuar, é preciso se cuidar!

Next post

Outono: Tempo de Perdas e Ganhos