Outros

Começa o período de preparação para a Páscoa do Senhor

Quarta Feira de Cinzas Missa 2015 1

Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas

A próxima Missa, nesta quarta-feira (18), feriado de Cinzas, a ser celebrada na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas, será às 19 horas, quando acontecerá o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade na Paróquia.

A expectativa é que dezenas de católicos trespontanos se dirijam ao Templo, como fizeram os conterrâneos que anteciparam o compromisso, enchendo a Igreja pela manhã. A comunidade rezou e ouviu as palavras proferidas pelo Padre Matheus. A orientação dada aos fiéis foi de persistência no exercício espiritual durante a Quaresma. “O tempo é de oração, penitência, jejum, caridade e a recompensa é garantida”, incentivou o líder religioso.

Imposição das Cinzas, um convite à conversão

Após a bênção das Cinzas, Padre Matheus e Ministros fizeram a Imposição. A solenidade abre o tempo litúrgico da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa.

Segundo o Padre, a época deve ser aproveitada para o reconhecimento e arrependimento dos pecados e para a conversão interior. “Tudo passa, Deus permanece, então, vamos acolher e celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, esse grande mistério, pelo qual Deus mostra sua infinita misericórdia para com a humanidade, para a nossa salvação”, convidou ele.

De acordo com o AbC da Catequese, a Imposição das Cinzas expressa duas ideias. Primeira, a de que o homem é criatura mortal, frágil, que “veio do pó e ao pó voltará” (Genesis, 3,19). Segunda, o chamamento à mudança na maneira de pensar e agir adequando-a ao Evangelho de Jesus.

Confissão Comunitária

Nos momentos finais da celebração, Padre Matheus informou que no próximo sábado (21) haverá a primeira Confissão Comunitária da Quaresma, na Matriz D’Ajuda, às 20 horas.

Ele lembrou que as portas da Matriz serão fechadas, portanto, quem quiser participar tem que evitar atraso.

Horário de Missas nas demais Paróquias de Três Pontas para esta quarta-feira 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida 

19h – Igreja de Fátima 

20h30min – Igreja Sagrado Coração 

Paróquia Cristo Redentor 

19h – Caic

20h – Igreja São Cristóvão 

Campanha da Fraternidade 2015 Cartaz 3

“O Cartaz da Campanha da Fraternidade 2015 retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro”. (Fonte: Portal Kairós).

Campanha da Fraternidade 2015 enfoca os serviços

“Fraternidade: Igreja e Sociedade”. É este o tema da Campanha da Fraternidade 2015, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema é “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

No Brasil, a Campanha tem o objetivo de unir a conversão, a oração e a penitência a algum projeto social. A intenção é renovar a vida da Igreja e fazer que cada um tome consciência sobre o seu compromisso concreto e efetivo na transformação da sociedade, auxiliando, sobretudo, os mais pobres e necessitados, enfim, na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e pacífica.

Campanha Fraternidade 2015

(Foto: CNBB)

Oração da Campanha da Fraternidade

Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da Verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!

 

Previous post

Carnaval “Uma Viagem de Alegria”

Next post

Secretária de Cultura faz balanço sobre o carnaval