Entretenimento em Três Pontas

Secretária de Cultura faz balanço sobre o carnaval

CARNAVAL 2015 Três Pontas 1O carnaval não está finalizado, pelo menos para a Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas. Enquanto a Avenida do Samba vai tomando a forma habitual e as pessoas retomam a rotina de suas vidas, no departamento municipal o assunto prioritário ainda é a Festa de Momo.

Agora, a hora é de preparação das prestações de contas e dos relatórios pelos quais a equipe avalia os acertos e os erros do planejamento e execução do projeto. Isto para que no próximo ano, o sucesso seja maior que as decepções. Assim tem sido desde o início da atual Administração, garante a Secretária, Débora Andrade, daí a importância de seguir com o procedimento.

“Uma Viagem de Alegria”, como o carnaval 2015 foi batizado no Município, não apresentou nada de extraordinário, mas as atrações fizeram a alegria dos trespontanos que ficaram na Cidade ou que escolheram o Distrito do Pontalete para curtir o feriado prolongado. Assim, vê a equipe.  

Secretária de Cultura, Débora Andrade, comenta que manifestação folclórica recebe incentivo por parte da Administração Municipal

(Foto: arquivo)

“Tudo transcorreu conforme o planejado. Tivemos um carnaval muito tranquilo, com pouquíssimas ocorrências, segundo a Polícia Militar. Os blocos contribuíram bastante para a festa acontecer, os shows – pelo que presenciamos – agradaram todo mundo que estava lá e as matinês lotaram as arquibancadas. Nosso propósito sempre foi fazer o carnaval para as famílias e constatamos que o objetivo foi atingindo. Então, dentro do planejado, com o orçamento que nós tínhamos, conseguimos chegar ao nosso objetivo, sim” – analisa a Secretária. (Foto ao lado).

Débora Andrade conta que recebeu reclamações dos foliões, mas em relação ao término das noites carnavalescas. Ela explica, então, que os encerramentos às 2h30min (na Cidade) e à meia noite (no Pontalete) foram definidos em conjunto com a Polícia Militar por uma questão de segurança. A Secretária aproveita para enaltecer a parceria do Batalhão que atendeu à solicitação de reforço, da Companhia de PM trespontana e da Guarda Civil Municipal (GCM).

De acordo com relatório repassado à Secretaria pela 151ª Companhia de Polícia Militar de Três Pontas, foram registradas as seguintes ocorrências: rixa (2), lesão corporal (1), uso/consumo de drogas (1), desobediência à ordem judicial sobre perda/suspensão de direito (1), pessoas presas (8), menores apreendidos (4), drogas apreendidas: cocaína (3 porções) e maconha (1 cigarro).

Blocos cumprem regulamento e vão receber o restante da verba de incentivo

Muitos integrantes, animação, baterias afinadas e até alegorias foram apresentados pelos blocos, responsáveis em atrair o público no quesito desfile no decorrer do Carnaval “Uma Viagem de Alegria”.

“Tivemos gratas surpresas porque alguns foram muito felizes nas inovações. Os tradicionais também estavam muito divertidos. Todos, incluindo os do Pontalete, deram o seu máximo para nos dar alegria e conseguiram”, começou a Secretária de Cultura.  

E no esforço, continuou Débora Andrade, êxito também quanto ao cumprimento do regulamento. Sendo assim, os grupos receberão os R$ 300 restantes da verba total de R$ 1.860 – garantida como incentivo pela Prefeitura.

Também saiu “nos conformes”, a eleição da Rainha e Princesas do Reinado de Momo, evento realizado com apoio do Governo Municipal, durante o Baile do Hawaii de iniciativa dos Barrigudos. A Rainha Jéssica encantou pela beleza e pelo samba no pé, seguida por Iris e Cíntia que abrilhantaram as aberturas das noites carnavalescas.

Terminar um, começar o outro

Assim que os trabalhos atuais relacionados ao Carnaval “Uma Viagem de Alegria” forem encerrados, a equipe da Secretaria de Cultura se dedicará, entre outros afazeres, a encontrar meios legais de antecipar algumas decisões sobre a festa de Momo do próximo ano, último da atual Administração.

Casa da Cultura Alfredo Benassi 1

Casa da Cultura Alfredo Benassi / SM Cultura, Lazer e Turismo – no Centro de Três Pontas

O futuro em andamento

Na agenda, segue o Sarau no Quintal – que acontece toda primeira quinta-feira do mês, na Casa da Cultura Alfredo Benassi.

E em março, esta agenda será ampliada com o Música na Praça. Segundo Débora Andrade, grupos experimentais do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos levarão aos bairros trespontanos um repertório especial, mixando vários estilos musicais.

“Muita gente não gosta do estilo MPB, do estilo Música Clássica, mas pretendemos misturar tudo isso porque nossa obrigação enquanto Secretaria de Cultura e Lazer é proporcionar lazer, mas também apresentar o que o povo ainda não conhece, não tem acesso”, diz Débora Andrade.

Outra atração confirmada para o próximo mês é Paulinho Gogó. No dia 20, o humorista se apresentará no Centro Cultural Milton Nascimento.

Depois, será a vez de Matheus Ceará.

Concertos Brasil 1

(Ilustrativa Net)

Marolo Produções – com apoio do Governo Municipal – traz o Concertos Brasil para Três Pontas

30 de maio. É esta a data escolhida pela Marolo Produções para presentear os trespontanos com uma super atração, o Concertos Brasil.

Uma dupla sertaneja se apresentará na Cidade acompanhada de orquestra. Na mesma noite, o público curtirá outra dupla renomada da música brasileira, além de uma atração do Município.

“Quando tudo estiver saído do papel, vamos anunciar quem são esses nomes”, finaliza Débora Andrade.

O evento contará com apoio da Prefeitura de Três Pontas.

 

Previous post

Começa o período de preparação para a Páscoa do Senhor

Next post

Quaresma chega e com ela a expectativa do aumento nas vendas de pescados