Outros

Comunidade católica comemora 9º Aniversário de Morte de “Nossa Mãe”

Carmelo 5jpgHá nove anos, Três Pontas recebeu uma notícia que entristeceu a comunidade católica da Cidade e que também espalhou o sentimento ao Sul de Minas. O falecimento da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria gerou uma sensação de vazio, de perda de base naqueles que com ela conviveram. Uma multidão se despediu da fundadora do Carmelo São José refletindo sobre como seriam os próximos dias sem o carisma, sem a serenidade, sem os conselhos, sem a orientação espiritual daquela chamada “Nossa Mãe”.

O tempo passou, incapaz de apagar o carinho da população para com a Madre. Ao contrário, suas obras, seu acolhimento parecem crescentes. No Carmelo, para onde as Irmãs se mudaram definitivamente em 22 de janeiro de 1969, construído e adequado ao estilo de vida de clausura, seguem os trabalhos e o Mosteiro ainda é ponto de referência para a região.

Naquele 14 de novembro de 2005, “Nossa Mãe” partiu. Estava rodeada de sacerdotes e da comunidade para a qual voltou sua atenção por longos 43 dos seus 90 anos de vida. “O corpo de Nossa Mãe foi exposto junto à grade do coro e às primeiras horas do dia, o povo veio prestar a última homenagem. Devido à grande multidão e numerosos sacerdotes presentes foi decidido celebrar o funeral na Igreja Matriz. O cortejo fúnebre assemelhava-se à procissão do enterro do Senhor morto na 6ª Feira Santa. Entrando o cortejo na Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, a urna carregada pelo clero, foi aplaudida pela multidão de fiéis que lotavam a Igreja”.

Hoje, são muitos os relatos de graças alcançadas por intercessão da Madre. A fama de santidade fez com que o Bispo da Diocese da Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, em comum acordo com a Comunidade do Carmelo São José de Três Pontas, introduzisse em Roma o pedido de abertura do Processo de Beatificação. A solicitação foi aceita e o Processo, aberto em 4 de março de 2012, está em andamento. O Postulador é o Dr. Paolo Vilotta.

Os restos mortais de “Nossa Mãe” estão abrigados em uma Capela construída no Mosteiro por ela, com ajuda de outras sete Irmãs, plantado em solo trespontano. Centenas de devotos passam por lá para rezar pela Beatificação, para pedir bênçãos.  “À sombra do Carmelo, junto às suas filhas, ela continua intercedendo por todos aqueles que, nesse lugar de paz e oração, a invocam com confiança”, acredita-se.

As comemorações

Certa vez, o Padre Roberto Donizetti de Carvalho, de Três Pontas, explicou que o aniversário de morte é sim motivo de comemoração. Isto porque, disse, a morte é apenas a partida para a vida eterna e para o encontro dos filhos com o Pai.

Sendo assim, o 9º Aniversário de Morte de “Nossa Mãe” está sendo festejado hoje (14). Pela manhã houve celebração e a noite, às 19 horas, no Carmelo São José, também acontecerão orações e homenagens com a participação das paróquias Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida, Cristo Redentor e participação do Coral Resgate.

A programação incluiu Novena pela Beatificação iniciada dia 5. Neste período vários líderes religiosos vieram à Cidade para, juntamente com os trespontanos, rezar e pedir a Deus que a Igreja reconheça as virtudes de “Nossa Mãe”, a Madre que viveu verdadeiramente a devoção a Deus e que se desdobrou pelo bem – não só da sua comunidade, mas de todo o mundo, através de suas orações, gestos concretos e palavras.

Programação iniciada dia 5 e que será encerrada nesta sexta-feira (14), incluiu Novena pela Beatificação da “Nossa Mãe”

 (Fotos abaixo: Início dos trabalhos de abertura do Processo de Beatificação – Canção Nova)

 

 

 

 

Previous post

Municípios têm até 31 de dezembro para assumir iluminação pública

Next post

Compras devem ser antecipadas já que este sábado é feriado nacional

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *