Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Conselho Municipal de TP recebe por semana até 7 denúncias de maus-tratos a idosos

Arlene Brito         

A realidade é que eles são, sim, vítimas de vários tipos de violência. Semanalmente, de quatro a sete denúncias chegam ao Conselho Municipal do Idoso (CMI). Abusos financeiros por familiares estão entre as maldades mais comuns registradas contra pessoas com 60 anos ou mais, em Três Pontas.

Presidente do CMI, Adriano Mesquita, destaca que a explosão econômica é um dos tipos de violência mais aplicados sobre idosos trespontanos

Assim começa o presidente da instituição – biênio 2017-2019, Vitor Adriano Mesquita, mostrando que o desrespeito contra o idoso está muito mais perto do que o trespontano imagina e, detalhe, a violência começa em casa. Segundo ele, nos cadastros do CMI, do CRAS I e II e também do CREAS vários idosos aparecem em situação de risco de vulnerabilidade excessiva e necessitam de cestas básicas, pagamentos de contas de água e luz e outros auxílios, consequência da exploração econômica por parentes. Alguns desses aposentados, explica Adriano, são obrigados a viver com menos da metade do valor do benefício. O restante vai para pagamento de empréstimos não autorizados ou autorizados sem ciência, o que também caracteriza crime. A retenção do cartão de recebimento do benefício por familiares é outra brutalidade recorrente que compromete a qualidade de vida do idoso.

Ameaças e demais pressões psicológicas, agressões físicas, abandono afetivo e material, impedimento de locomoção – ou seja – reter o idoso em casa, negligência só fazem crescer a relação de notificações. “Cada caso nos sensibiliza. Quando vemos um idoso sofrendo violência logo imaginamos nosso pai, nossa mãe naquela situação, algo que não desejamos para os nossos e que não queremos para os outros”, diz Mesquita.

Há seis meses na presidência do Conselho, ele lamenta pelas penalizações às quais são submetidas essas pessoas já fragilizadas pelo passar do tempo e revela que a violência faz parte do cotidiano de idosos também da região rural do município e pertencentes a todos os níveis sociais.

Denúncia: caminho para evitar e brecar sofrimentos 

Pelo Estatuto do Idoso, além da família e do Poder Público, a comunidade é responsável em assegurar direitos aos idosos. Então, proteger faz parte da missão de cada cidadão. Uma das maneiras de cumprir esse dever, acima de tudo humano, é denunciando. Adriano Mesquita indica o Disque 100, serviço do Governo Federal, pelo qual o denunciante não precisa se identificar.

“A única maneira de acabar com o sofrimento de idosos que se tornam vítimas de violência é através das denúncias, inclusive, quando há apenas suspeita. Além do Disque 100, as informações podem ser passadas pelos telefones da Secretaria Municipal de Assistência Social: 3265-8136 e 3265-6617”.

Após o registro, o Conselho encaminha o caso para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que, conforme a gravidade, passa para a equipe CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Ainda parte da rede, o Ministério Público faz as devidas intervenções. Profissionais do CRAS e CREAS realizam o acompanhamento periódico das vítimas.

Atividades valorizam o idoso e buscam sensibilização da comunidade

Encontro de idosos abriu Semana de Conscientização, em TP (Foto: PMTP)

Em todo o mundo, 15 de junho é dedicado à intensificação das ações de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em Três Pontas, as atividades alusivas à data começaram segunda-feira (12) quando cerca de 200 idosos oriundos do Centro de Convivência do Idoso “Lourenço Siqueira”, Clube da Melhor Idade “Conviver e Crescer”, Vila São Vicente de Paulo e da rede CMI-CRAS-CREAS-MP passaram a tarde se divertindo. Bingo, quadrilha, café especial, além de palestras sobre alimentação saudável e medição da pressão arterial entraram para a programação, cumprida na sede do Centro do Idoso.

Ontem (14), em praças centrais da cidade, foram distribuídos panfletos que, entre outras informações, frisaram o Disque 100. Já o presidente e membros do CMI e do INSS tiveram a oportunidade de prestar esclarecimentos, de alertar e pedir a participação da sociedade na luta contra a violência a idosos durante entrevistas na mídia local. 

Atenção, lazer, orientação: evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no Centro de Convivência do Idoso “Lourenço Siqueira” (Foto: PMTP)

E, conforme diz Adriano Mesquita, o evento que aconteceria na terça-feira (13) na Praça Cônego Victor (apresentação de quadrilha e shows musicais), e precisou ser cancelado por causa das chuvas, será remarcado. Desde já, ele convida os trespontanos para comparecerem na nova data a ser divulgada e, claro, assumir seu papel em nome de uma vida digna para os idosos.

Finalizando, o presidente do CMI registra que a secretária municipal de Assistência Social, Iara Sílvia e o prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD) prezam pelo cumprimento da Lei e pelo bem estar dos idosos. Assim, conta Adriano Mesquita, mobilizam toda a equipe para que se desdobre em trabalhos preventivos ou que possam livrar esses conterrâneos da crueldade a eles imposta sob várias formas.

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

No Dia de Corpus Christi trespontanos rezam e praticam solidariedade