OutrosTopo

CREAS promove atividades para combater abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Creas Conselho Tutelar Abuso Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 1

Em Três Pontas, de 2010 a abril de 2016 Creas lidou com 130 casos de abuso/exploração sexual de crianças e adolescentes

Em Três Pontas, segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade crescente. Em 2010 foram 14 registros, número que pulou para 42 em 2015. Neste ano, até abril, as notificações somam 17. Entre 2010 e 2016, a equipe lidou com 130 casos. 

Além do amparo às vítimas, o CREAS divulga ações de prevenção e elas serão intensificadas nesta quarta-feira, aproveitando o dia 18 de maio que, pelo calendário nacional, é reservado ao combate a esse tipo de agressão. Estão na programação apresentações artísticas, premiação dos melhores desenhos sobre o tema, confeccionados pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e ainda mostra dos trabalhos desenvolvidos pelo CREAS e Conselho Tutelar. As atividades terão início às 13h30min, na Praça Dr. Tristão Nogueira (Fonte), no Centro da Cidade.

Durante o evento, os organizadores pretendem destacar a importância da denúncia. As equipes antecipam que mediante qualquer suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes deve-se entrar em contato com o CREAS ou Conselho Tutelar do Município. Outra forma de prevenir ou de livrar as vítimas do sofrimento é ligando para o número 100 – Disque Direitos Humanos.

Alerta

Creas Conselho Tutelar Abuso Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes BBC 2

Equipes afirmam que estar atento aos sinais é uma forma de prevenir ou livrar crianças e adolescentes desse tipo de violência

Conforme divulga a equipe CREAS de Três Pontas, a violência sexual acontece em todos os meios e classes sociais, de forma perversa. As vítimas apresentam sinais, portanto, orientam os profissionais, é importante ficar atento a qualquer tipo de mudança física ou comportamental.

Dor, coceira, inchaço, sangramento, infecção na área genital ou anal; hematomas pelo corpo e ainda medo, pesadelos frequentes, irritabilidade, conhecimento sobre sexualidade inapropriado para a idade e evasão escolar são alguns avisos de abuso ou exploração sexual.

“Venham todos participar das ações do 18 de maio. Conhecendo o que são o abuso e a exploração sexual; conhecendo as formas mais comuns com que essa violência acontece; conhecendo sobre prevenção, sinais, como agir ao se deparar com um caso; conhecendo quem procurar e onde denunciar fica mais fácil para cada um de nós combater a violação dos direitos sexuais das nossas crianças e adolescentes”.

Em Três Pontas, o CREAS está localizado na Avenida Barão da Boa Esperança, 1269 – Bairro Catumbi (ao lado do Cemaca – antiga Artes e Ofícios). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: 3265-7669 e o e-mail é creas@trespontas.mg.gov.br 

Creas Conselho Tutelar Abuso Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 3

(Fotos: Ilustrativa Net/BBC)

 

 

Previous post

Grupo Escoteiro de Três Pontas realiza Campanha do Agasalho

Next post

Jogos Escolares de Minas Gerais: vai começar a segunda etapa, sediada por Varginha