Entretenimento em Três PontasOutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coral União de Voz leva clima de Natal ao Centro de Oncologia de Varginha

Coral União de Voz Varginha 2015 2.jpg (Copy)

Pacientes recuperam autoestima através do canto coral

Exemplos de superação. Pacientes que foram diagnosticados com câncer e pararam de falar por conta da cirurgia de remoção da laringe (órgão responsável pela produção da voz), mostram que o ser humano, quando devidamente estimulado, é capaz de superar os mais diversos obstáculos. A prova disso poderá ser conferida nesta quarta-feira (23), com a apresentação do Coral União de Voz, no Hospital Bom Pastor de Varginha.

Terapia do canto

O grupo é composto por pacientes que sofreram uma Laringectomia Total (nome do procedimento de remoção da laringe) como é o caso do senhor Jairo Porto Filho. Atualmente com 59 anos, Jairo recebeu a notícia que mudaria sua vida em 2013. “Quando descobri que ficaria desprovido de voz tive um choque muito profundo”, conta. Mas tanto o senhor Jairo como vários outros pacientes que passaram pelo mesmo procedimento tiveram uma improvável motivação para encarar essa nova realidade: cantar!

Coral União de Voz Varginha 2015 3.jpg (Copy)Juntos eles formam o Coral União de Voz que contribui para estimular e encorajar essas pessoas a novamente expressar suas emoções e retornar o convívio com a sociedade, conforme revela a Fonoaudióloga Daniela Abreu, que acompanha o grupo. “Devido à falta de informação sobre diferentes tipos de comunicação (laringe eletrônica, prótese vocal e voz esofágica), ainda existe preconceito por parte da sociedade. Com o Coral mostramos que os nossos pacientes além de falar, podem cantar”, comemora.

De acordo com a Fonoaudióloga, quem participa do Coral tem demonstrado uma reabilitação plena, melhora da qualidade de vida e alto grau de superação. Exemplo disso é a mudança na vida do senhor Jairo. “Participar do Coral me deu coragem para encarar as pessoas novamente e as situações cotidianas com naturalidade, me devolveu vida e alegria. Nos ensaios e apresentações sorrimos e deixamos cair algumas lágrimas”, conta emocionado.

Coral União de Voz Varginha 2015 1.jpg (Copy)Apresentação de Natal

O Coral União de Voz se reúne quinzenalmente no Hospital Bom Pastor de Varginha, supervisionado pelas fonoaudiólogas Daniela Abreu e Ana Tereza Marinho, pela Psicóloga Mila Fernandes e pela Assistente Social, Poliana Crispim. Além de serem acompanhados pela  equipe multidisciplinar, os integrantes do União de Voz contam ainda com o auxílio de músicos voluntários.

A apresentação desta quarta-feira (23), antevéspera de Natal, contará com a participação da cantora Luciana Andrade (ex Rouge) e dos músicos Aurio Gobbi (RedLabel) e Alexandre Zalê (Sissibonaflá). A entrada, para conferir lições de vida como a do senhor Jairo, é gratuita. Para acompanhar a apresentação do grupo basta se dirigir até o Hospital Bom Pastor que fica na Rua Presidente Tancredo Neves, 500.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Varginha)

 

Previous post

Manchester e Juventus disputam o título do 1º Peretão de Futebol Society "Dr Paulo Rezende" 2015

Next post

Em Três Pontas, Administração estima orçamento do próximo ano em R$ 122 milhões