Outros

Coronavírus – Bares e Restaurantes continuam abertos em Três Pontas

Por unanimidade, membros do Comitê de Enfrentamento de Doenças Transmissíveis definiram que bares e restaurantes de Três Pontas continuarão abertos.

A reunião, na qual a decisão foi tomada, aconteceu nesta quarta-feira (1º). Na oportunidade, foi apresentada ao grupo a proposta que donos desses estabelecimentos elaboraram segunda-feira (29) durante encontro na sede da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP). Os novos compromissos irão complementar o acordo sanitário por eles próprios assinados em abril. Basicamente, a categoria se comprometeu a disponibilizar 30% da capacidade de ocupação interna, usar espaço público (por exemplo, o canteiro central da Avenida Oswaldo Cruz) somente mediante autorização da Secretaria Municipal de Fazenda, encerrar as atividades às 22 horas, não servir clientes em pé e ainda não promover música como atrativo.

Três Pontas tem hoje, dia 1º de julho, 53 casos confirmados de Covid-19 com 40 curados, 7 hospitalizados, 5 em tratamento domiciliar e 1 óbito

O Comitê manifestou sua compreensão em relação à necessidade que donos de bares e restaurantes têm de trabalhar, como qualquer outro cidadão que possui despesas, compromissos sociais a serem efetuados e que faz girar a economia local. A estimativa é que somente os bares geram na cidade algo em torno de 1.000 empregos diretos. 

As lideranças foram também bastante firmes ao deliberarem que em caso de estabelecimento descumprir as determinações, será decretada a suspensão das atividades até o fim da pandemia do novo Coronavírus.

Foi detalhado ainda que as decisões tomadas no decorrer de uma pandemia são dinâmicas e podem ser alteradas a qualquer momento, principalmente guiadas pela taxa de ocupação dos leitos de UTI.

As deliberações serão divulgadas oficialmente pela Prefeitura de Três Pontas.

Cada um tem responsabilidade no combate ao novo Coronavírus

Lideranças que integram o Comitê também destacaram que cada trespontano tem responsabilidade no combate ao novo Coronavírus, independentemente das decisões tomadas pelos governos e comissões de enfrentamento.

Se cada um fizer a sua parte, inclusive evitando as festas que têm acontecido em residências, não haverá necessidade de imposições – destacaram. Então, concluiu o Comitê, sacrificar bares e restaurantes neste momento seria injusto e poderia levar ao surgimento de outros problemas, além do vírus, tais como, fechamento de muitas dessas pequenas e médias empresas, desemprego e fome.

Use máscaras; passe álcool gel; mantenha o distanciamento social de pelo menos 1,5m, vá às compras somente 1 pessoa por família; tente pagar com cartão ou realizar pagamento por aproximação (celular, relógio, cartão), evite levar crianças ou pessoas do grupo de risco (Acai-TP)

Coronavírus hoje no município

De acordo com o provedor do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, hoje (01/07) três pacientes positivados para Covid-19 estão internados na UTI e quatro passam por tratamento na área clínica da Santa Casa que atende aos casos de Coronavírus.

Há pouco, a Prefeitura tornou público o Boletim Epidemiológico diário. Pela nota, Três Pontas segue com 53 casos confirmados, dos quais:

  • 40 estão curados
  • 12 em tratamento
  • 01 óbito

Os homens continuam liderando com 31 casos e as mulheres são até o momento 22.

Por idade, a contaminação pelo novo Coronavírus na cidade é a seguinte:

  • de 0 a 9 anos: 1
  • de 10 a 19 anos: 2
  • de 20 a 39 anos: 18
  • de 40 a 59 anos: 26
  • maior de 60 anos: 6

Em relação aos casos em investigação e monitoramento, os números são:

  • 04 coletas para realização de exames
  • 741 casos síndrome gripal: em quarentena domiciliar por sete dias

Os descartados são:

  • 288 casos (rede pública e privada)

(Foto da página inicial: Sintonize mais: Cortes Nobres Enaltecem Carne Suína)

Notícia anterior

Coronavírus - Comitê deve decidir nesta quarta-feira se bares e restaurantes seguirão abertos em Três Pontas

Próxima notícia

Sob coordenação do Butantan, Universidade Federal de Minas Gerais fará testes da vacina contra o Coronavírus