Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coronavírus – Profissionais da área de Enfermagem e médico anestesista recebem primeiras doses da vacina em TP

A auxiliar de Enfermagem Maria das Graças Marinho tem 72 anos, sendo 40 deles de atuação no Hospital de Três Pontas. Mas nem mesmo a experiência de vida e de profissão foi capaz de tranquilizar totalmente dona Lola, frente ao novo Coronavírus. Desde o início da pandemia, ela vai trabalhar com a determinação de sempre, mas não esconde que o receio a acompanha. “Eu faço parte da equipe da Maternidade, onde é bem mais tranquila a questão Covid-19, mas ainda assim, venho com muito cuidado”, revela. Prevenção antes, durante e depois do serviço se intensificou na rotina da profissional. Quando chega à sua casa, por exemplo, conta dona Lola, a roupa e os calçados vão direto para a lavanderia para o devido processo de desinfecção. O cuidado, redobrado, é para zelar pelos pacientes, colegas de trabalho, para proteger a própria saúde e de seus familiares.

Hoje (21), a auxiliar de Enfermagem está de folga e se sentindo honrada, aliviada. Amanhã quando voltar à Maternidade estará também mais segura. Ela foi a primeira trespontana vacinada contra a Covid-19. O município recebeu na tarde dessa quarta-feira (20), o primeiro lote do imunizante, contendo 544 doses. Autoridades e profissionais da Saúde se reuniram na praça do Hospital para comemorar, dando início à vacinação.

Com 40 anos de atuação na Santa Casa de Três Pontas, a Auxiliar de Enfermagem, dona “Lola” foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no município

Além de dona Lola, outra Maria das Graças, a Graça Nascimento, recebeu a dose preventiva. A técnica de Enfermagem tem 69 anos, e foi admitida na Santa Casa trespontana em 1986, portanto há 35 anos.

Entre os homens, o escolhido foi o médico, Antônio Carlos Cassiano. Aos 62 anos, especialista em Anestesiologia e Tratamento da Dor, ele se mostrou emocionado. Enquanto recebia a vacina, falou sobre esperança. Defendeu que outros imunizantes virão e que este é o que vai tirar Três Pontas do sufoco.  Dr. Cassiano lembrou a perda do colega Dr. Márcio Mudrik, também anestesista do Hospital São Francisco de Assis, que faleceu no último dia 15 – vítima da Covid-19. “Não está sendo fácil, trabalhamos 30 anos juntos. Infelizmente, ele não esperou a vacina, não deu tempo. Então, vamos tentar salvar o máximo de vidas possível. Essa vacina tem que expandir, o primeiro caminho é este”, convocou o médico.

(Nas fotos acima dona Lola, dona Graça e Dr. Cassiano sendo imunizados com a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus)


“Só quem trabalha na área sabe e entende o que é essa pandemia”

Das 544 doses recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde, 360 foram destinadas aos profissionais da linha de frente Covid-19 da Santa Casa. A vacinação da equipe aconteceu na sequência. Para o enfermeiro, Rovilson Edgard Nunes, 55 anos, a batalha contra a Covid-19 é árdua e, ainda assim, o poder fatal do novo Coronavírus é subestimado por muitas pessoas. “Só quem trabalha na área sabe e entende o que é essa pandemia”.  

Rovilson foi contaminado e ainda lida com efeitos colaterais da doença, mas nada comparado à dor que sente vendo pacientes na UTI, entubados, isolados, presenciando o sofrimento de tantas famílias que, sequer, têm a oportunidade da despedida. “Perdemos muita gente, inclusive da nossa família Santa Casa”, lamenta. Em seguida, renova forças. “Apesar do cansaço nós não vamos desistir porque somos da Enfermagem, somos da luta da vida”.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em TP, enfermeira Lara Miranda aplicando a vacina no também profissional de Enfermagem, Rovilson Nunes

Em 2000, ele começou no Hospital de Três Pontas como auxiliar de Serviços Gerais. Motivado, se profissionalizou passando pelos cursos de Auxiliar, Técnico e Enfermagem. “Admiro todos aqui”, registrou, numa demonstração de gratidão também pela chegada da vacina para os profissionais e desejando que a imunização de toda a comunidade aconteça o mais rápido. “Penso que a vacina deveria ser, além de direito, uma obrigação de todos. Torço para que essa vacina seja eficaz para a erradicação do vírus. Os que sobreviverem, deem valor à vida porque viver é bom demais”, aconselhou.

Quem está sendo vacinado

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa, as doses contra a Covid-19 que chegaram ontem à Três Pontas, serão aplicadas neste primeiro momento, além dos idosos da Vila Vicentina, em pessoas que mais atuam de frente com o novo Coronavírus.

  • 60 doses – Idosos da Vila Vicentina
  • 360 doses – Profissionais da Saúde do Hospital São Francisco de Assis
  • 75 doses – Profissionais do Pronto Atendimento Municipal (PAM)
  • 15 doses – Profissionais do Hospital Unimed
  • 20 doses – Vacinadoras
  • 14 doses – Motoristas da Secretaria Municipal de Saúde

A secretária de Saúde, Teresa Cristina explana, observada pelo provedor da Santa Casa, Michel Renan, pelo prefeito Marcelo Chaves e vice-prefeito “Luisinho”

A fala das autoridades

“Queria parabenizar e agradecer ao empenho de todos por esse esforço coletivo. Isso aqui mostra um pouquinho da infraestrutura necessária para começarmos a vencer essa batalha que ainda temos pela frente. Vamos torcer para que a gente consiga em um tempo menor possível ter todos imunizados”. (Marcelo Chaves Garcia – prefeito de Três Pontas).

“Eu endosso as palavras do prefeito. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a incidência da doença. Nós temos que pensar que a nossa estrutura hoje, com essa crescente demanda, ficou pequena. Logo que essas pessoas estiverem imunizadas, essa aflição que hoje recai sobre a estrutura hospitalar, esperamos, venha a diminuir. Então, essa vacinação, é um advento muito importante para o momento”. (Michel Renan Simão Castro – provedor da Santa Casa)

“Hoje a gente está bem emocionada, eu principalmente. É uma luta que a gente tem, nós nunca passamos por uma pandemia e agora, tranquilizando, começando com a linha de frente da Santa Casa, com as minhas colegas, com o querido Dr. Cassiano. Três Pontas recebeu 544 doses e nós estamos priorizando mesmo a turma de frente, que são os idosos da Vila, pessoal do Hospital, do Hospital Unimed, do PAM, as vacinadoras e os motoristas da Saúde que dia e noite estão aí levando o pessoal porque a Saúde não para. A gente está muito feliz”. (Teresa Cristina Rabelo Corrêa – secretária Municipal de Saúde)

Previous post

Nova diretoria da Acai-TP já está atuando com o propósito de promover o desenvolvimento do comércio e da cidade

Next post

Pessoas que não estiverem de máscara já podem ser multadas em Varginha