Outros

Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro faz de celebrações da Semana Santa em Três Pontas mais tocantes há 100 anos

Por Mariana Tiso (Estagiária)
Edição Arlene Brito

Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro Banda da Cidade Três Pontas 1

Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro – a Banda de Três Pontas é regida pelo Maestro Wander Scalioni (à direita)

A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro, tradicionalmente, há mais de 100 anos, participa das atividades festivas religiosas de Três Pontas. Agregando valores culturais, a Banda Municipal estará mais uma vez presente em todas as procissões desta Semana Santa.

Os cortejos serão iniciados no Domingo de Ramos (20). Na segunda-feira, a caminhada do Senhor dos Passos começará na Praça Cônego Victor até o Hospital. Na terça, a Procissão do Encontro partirá da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Na quarta-feira, a imagem de Nossa Senhora das Dores deixará a Igreja Sagrada Face, no Bairro Botafogo, seguindo até a Igreja São João Batista, na Vila Marilena. Na quinta-feira, a Banda não participa porque não há procissão no dia, mas as comemorações religiosas continuam com a tradicional Missa da Ceia do Senhor. E na Sexta-Feira da Paixão, a Procissão do Enterro, parte do Parque da Mina até a Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

Para essa semana – que contará com músicas festivas para o Domingo de Ramos, com marchas fúnebres e meditativas – a Banda da Cidade vem se preparando desde o dia 16 de fevereiro.

A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro tem hoje 22 integrantes, sendo o mais novo de 13 anos e o mais velho de 81 anos. O Maestro Wander Scalioni é quem está à frente da Banda, que tem aproximadamente 125 anos. Nas páginas históricas da Cidade não é citada a data da fundação, mas existem registros que comprovam que as apresentações em atividades cívicas, festivas e religiosas já ultrapassaram um século.

Nos últimos anos, com o Maestro Wander, a Corporação se faz presente em encontros de bandas em diversos municípios, representando com dignidade Três Pontas, que ostenta o título de “Capital Mineira da Música”. A Cidade, anualmente, também recebe o Encontro de Bandas, reunindo corporações de toda a região.

Semana Santa em Três Pontas 2

Procissões serão abrilhantadas por musicistas da Capital Mineira da Música (Foto: arquivo/Hecio Rafael)

Semana Santa em Três Pontas com a participação da Banda da Cidade

Domingo de Ramos: início da Procissão às 10 horas, em frente à Vila Vicentina, seguindo para a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A apresentação da Corporação Musical poderá ter início às 9h30min.

Segunda-Feira Santa: na Matriz d’Ajuda, às 19 horas: Missa e Procissão do Senhor dos Passos até o Passinho do Hospital.

Terça-Feira Santa: Missa na Igreja de Fátima, seguida de Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Praça Cônego Victor.

Quarta-Feira Santa: na Igreja Sagrada Face, às 19 horas: Missa e Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Igreja São João Batista.

Sexta-Feira Santa: na Mina do Padre Victor, às 20 horas: Sermão do Descimento da Cruz, seguido de Procissão até a Praça Cônego Victor. A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro deverá estar próxima ao Calvário para tocar a marcha fúnebre, assim que terminar o Sermão.

Domingo de Páscoa: na Matriz d’Ajuda, às 7 horas: Missa, seguida de Procissão da Ressurreição, na Praça Cônego Victor.

Abaixo, você acompanha trecho de ensaio da Banda de Três Pontas para a Semana Santa 2016. No encontro, os musicistas preparam a canção “Hosana ao Filho de Davi”, para este Domingo de Ramos (20). 

No dia 16 de fevereiro, logo após o carnaval começamos a ensaiar a banda municipal, "Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro" para a semana santa, como todos os anos. A "furiosa" de Três Pontas pelo que se tem notícia a mais de 100 anos acompanha as procissões de nossa cidade e lá vamos nós pra mais um ano. Abaixo um pouco de nosso ensaio que ocorre toda segunda feira na secretaria de cultura. Música: "Hosana ao filho de Davi" para o domingo de Ramos.

Posted by Wander Scalioni on Monday, March 7, 2016

Previous post

Bem Me Quer entra no combate ao Aedes aegypti

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas