Política em Três Pontas

Covid-19: Coordenadora do PNI vai à Câmara esclarecer sobre vacinação em TP

A sessão da Câmara de Vereadores de Três Pontas, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, foi marcada por esclarecimentos. Como não houve recesso de carnaval, a reunião aconteceu normalmente e no horário de sempre, às 18h30min. Diante das várias indagações sobre as prioridades da vacinação contra a Covid-19, foi convocada para prestar informações aos vereadores e à população, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Três Pontas, Lara Miranda da Silva. Por mais de 15 minutos ela falou sobre a imunização na cidade e esclareceu dúvidas que pairavam no ar sobre alguns grupos que foram vacinados antes dos idosos.

A coordenadora do PNI em Três Pontas, enfermeira Lara Miranda da Silva, durante explanação na Câmara Municipal (Crédito: CMTP)

73% dos servidores da Saúde foram vacinados

A coordenadora afirmou que 73% dos servidores da Saúde já foram vacinados, que a primeira remessa foram 544 doses, que existe uma dificuldade em controlar o retorno e que todos ainda estão aprendendo a lidar com a situação imposta pela pandemia. Ela esclareceu que seguem as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e que as mudanças ocorrem diariamente o que modifica também as prioridades. Na Vila Vicentina, exemplificou, três idosos ficaram sem a vacina porque testaram positivo e por isso devem ser imunizados somente 30 dias depois do diagnóstico. Citou ainda que em 2020, a vacina da Gripe foi aplicada em 7.540 pessoas idosas, 1.200 a mais que no ano anterior e que o município receberá aproximadamente 7.500 doses de imunizante para a Covid-19 para este público. Lara Miranda falou ainda que o pré-cadastro que era feito manualmente para vacinação, agora pode ser feito pela internet para pessoas de 60 a 89 anos e indicou o telefone 3266-5831 para mais informações. 

Na sequência explicou que a vacina é recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em multidoses que duram seis horas. Contou também que Três Pontas não perdeu nenhuma dose, ao contrário de cidades que perderam várias. Lara afirmou que reconhece a preocupação não só dos vereadores como também de toda a população, e que todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Três Pontas, página da Secretaria de Saúde.

Quanto aos questionamentos de vereadores feitos ali na hora sobre algumas pessoas que tomaram a vacina e que não faziam parte do grupo de prioridades, Lara Miranda informou que aqui são seguidas as deliberações do Estado e que não possuem autonomia para mudá-la.  

Público acompanhando a sessão de segunda-feira (15) – (Crédito: CMTP)

Pequeno Expediente

A sessão foi aberta com o pequeno expediente e como na pauta não continha nenhuma propositura, os parlamentares usaram o tempo para comentar sobre assuntos variados. O primeiro a falar foi o vereador Luciano Diniz, manifestando condolências aos familiares do advogado Alberto Vitor, que segundo o vereador foi um baluarte da área em Três Pontas e prestou um grande serviço à população. Ele repudiou um comentário que circulou nas redes sociais de que os professores não estão trabalhando e disse estar indignado com tal afirmação. Luciano também se solidarizou com a classe de professores quanto à prioridade na vacinação. Para ele professor precisa ser vacinado sim, contudo o município não tem autonomia para mudar o programa. Ao final, parabenizou a Secretaria de Obras pelo reinício da operação tapa-buracos neste intervalo das chuvas.

O secretário da Mesa, vereador Luan “do Quilombo” também apresentou seus pêsames aos familiares de Alberto Vitor e endossou as palavras de Luciano Diniz quanto aos professores. Ele reafirmou que com os serviços prestados na cidade, a Secretaria de Obras está atendendo aos anseios da população. Luan falou ainda do encontro que teve durante a tarde na própria Câmara com o deputado estadual Carlos Pimenta, juntamente com o presidente Maycon Machado e o vereador Luiz Flávio Floriano, quando solicitaram mais emendas para Três Pontas e, antecipou, coisas boas estão por vir.

Na sequência o vereador “Flavão” também falou do encontro com o deputado Carlos Pimenta, quando solicitaram um aparelho de ultrassom para o Ciama e a antena de telefonia móvel para o bairro Cidade Jardim e ainda manifestou suas condolências aos familiares dos trespontanos falecidos durante a semana. Flavão reclamou dos bueiros entupidos pela cidade e pediu providências. À população pediu que não jogue lixo nas ruas, pois isso contribui para o entupimento dos bueiros. Ele solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito que avalie certas ruas de Três pontas para que seja colocado estacionamento de um só lado, facilitando o fluxo de veículos.

Por sua vez, a vereadora Selena “do Caté” cumprimentou os servidores da Secretaria de Saúde presentes na plateia e pediu providências à Prefeitura sobre os buracos nas vias públicas, nomeando as ruas mais necessitadas e ressoou as palavras de Flavão sobre a necessidade de a população colaborar não jogando lixo nas vias públicas.

Já o vereador Paulo Vitor da Silva usou seu tempo para reclamar do serviço prestado pela empresa de iluminação pública no município, afirmando que o serviço está a desejar, com muitas ruas às escuras. Ele afirmou que o serviço precisa melhorar e que é preciso ver a qualidade das lâmpadas usadas na reposição.

Vereadores aprovaram por unanimidade projeto que destina R$ 300 mil para combate à Covid-19 (Crédito: CMTP)

Outro vereador que reclamou de serviço público foi Roberto Cardoso, falando sobre as obras da Avenida Oswaldo Cruz, o qual classificou como uma vergonha para a cidade. Segundo “Robertinho”, a avenida é a entrada da cidade e não pode ficar como está, com um serviço mal feito e com o piso totalmente irregular, o que está gerando reclamação dos comerciantes locais. O vereador afirmou que não era nem para o município ter recebido a obra nas condições em que está. Outro assunto abordado por ele foi a reclamação dos moradores sobre a fumaça gerada por uma empresa próximo ao bairro Santana. Robertinho pediu que a Prefeitura ajude a empresa a resolver da melhor maneira possível porque é uma geradora de empregos na cidade e que a Secretaria de Meio Ambiente também colabore para que o problema seja resolvido.

Já o vereador Sérgio Silva falou sobre o Vale do Sol, afirmando que a circulação de carros e motos dentro do espaço estava tirando a tranquilidade dos frequentadores do local. “Serjão” agradeceu pelas providências tomadas, dizendo que o problema está resolvido. Ele relatou que tem acompanhado a dedicação do pessoal da Saúde em relação ao combate à Covid-19. Sérgio também pediu a colaboração da população em relação ao descarte de entulhos na área urbana, o que segundo ele é falta de consciência.

O vereador “Coelho do Bar” voltou ao assunto da fumaça que incomoda os moradores do bairro Santana, afirmando ser uma situação complicada. Para ele é preciso ouvir os dois lados, pois já existe uma carência grande de empregos na cidade e a empresa é geradora de empregos. Coelho falou sobre a Oswaldo Cruz e pediu explicações do Saae já que a obra passou do prazo e não ficou pronta e, analisou, “está uma vergonha para a cidade”. 

Quem está revoltado com a falta de segurança pública na cidade é o vice-presidente da Mesa, Antônio “do Lázaro”. O vereador voltou a falar da desordem que impera no Quilombo e no Pontalete nos finais de semana com as “farras de motos e tráfico de drogas”. Ironicamente convidou as pessoas a irem aos distritos empinarem motos, pois, assegurou, não há punição no local. Antônio classificou como muito inoperante o trabalho do policiamento rural. Lembrou que já enviou vários ofícios e nada foi feito. Destacou que os distritos são bairros e fazem parte da cidade e merecem o policiamento normal. Para encerrar, disse ser favorável à vacinação dos professores.

O vereador pediu que fosse submetido ao Plenário a entrada do Projeto de Lei nº 037, que abre crédito adicional especial no valor de R$ 300 mil para o combate à Covid-19, o que foi aprovado pelos edis e em votação foi aprovado por unanimidade.

Para encerrar o pequeno expediente, o presidente Maycon Machado relatou sobre o encontro com o deputado Carlos Pimenta, na Câmara, e agradeceu o empenho do parlamentar com as demandas de Três Pontas demonstrado durante a reunião que contou com os vereadores Luan e Flavão. O presidente agradeceu ainda aos servidores da Câmara, Saae e Prefeitura pelo empenho durante um problema ocorrido na terça-feira no imóvel da Câmara depois de um entupimento de esgoto na rua ao redor do imóvel. Maycon manifestou também seus sentimentos pelo falecimento do sr. Bangu, conhecido tipógrafo do município, e às demais famílias enlutadas da semana. Ele agradeceu à servidora da Saúde, Lara Miranda Silva, por atender a solicitação indo à Câmara prestar esclarecimentos sobre a vacinação contra o novo Coronavírus no município.

Previous post

Vacinação contra a Covid-19: Prefeitura de TP disponibiliza link para pré-cadastro de idosos de 60 a 89 anos

Next post

Coronavírus - Três Pontas confirma o 42º óbito por complicações da Covid-19