Educação, Cultura e LazerQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Crianças do Cemei Bem Me Quer cuidam de horta e aprendem o valor de uma alimentação saudável

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Alunos e Educadora preparam um dos canteiros para o plantio

Estimular a formação de hábitos de consumo de hortaliças para que ocorra uma alimentação saudável, necessária na infância. Com este objetivo, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Bem Me Quer” elaborou o Projeto “Educando com a Horta”. Alunos do Maternal II, durante todo o ano letivo, cuidam de canteiros de couve, alface, cebolinha, cheiro verde e, enquanto são motivados ao cultivo, aprendem que as hortaliças possuem várias fontes de vitaminas, que a alimentação saudável sem agrotóxicos é fundamental e ainda a valorizar e respeitar  o meio ambiente.

De acordo com a Diretora, Débora Costa Tiengo, o Projeto cria na Escola uma área verde produtiva e todos se tornam responsáveis pela manutenção. Assim, explica, permite a colaboração das crianças através dos cuidados diários, tais como: regar todas as plantas, afofar a terra para o plantio, além de oferecer oportunidades para que os alunos incentivem seus pais a terem uma alimentação saudável no dia a dia.

educacao-projeto-educando-horta-cmei-bem-me-quer-2

Integração e valorização do meio ambiente também são estimulados durante as atividades na horta

Para implementar a horta, as crianças contaram com o apoio da direção e supervisão do Cemei, dos pais e de um funcionário da Prefeitura. Depois de preparar a terra as crianças, com o auxílio da educadora, aprenderam a selecionar o que plantar, planejar o plantio e regar diariamente para que as plantas cresçam viçosas. Desde então, lidam, além das mudas, com regador, pá, colher de jardineiro e, entre outros materiais, com mangueira. A adubação é feita pelos funcionários do Cemei.

educacao-projeto-educando-horta-cmei-bem-me-quer-3

Aprendizado ultrapassa limite escolar; crianças são espelho para os pais

Conversas informais, contação de histórias, músicas, atividades de colagem, reconhecer as verduras cultivadas e nomeá-las corretamente, observar o desenvolvimento das plantas, preparar saladas, farofas e refogados de verduras, produção semanal de registro individual através de desenhos, exploração da percepção das crianças sobre  a textura do solo, cheiro e umidade, registro fotográfico do crescimento das hortaliças para as crianças compararem o seu processo de crescimento e palestras para os pais com nutricionista estão nas estratégias.

“Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam na aquisição do processo de ensino e aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação, recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. O principal objetivo do Cemei é o desenvolvimento integral das crianças de 4 meses a 5 anos de idade, atendendo-as em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social integrando as ações com as famílias. O Projeto Educando com a Horta é mais dever cumprido pela Escola que gera possibilidades de aprendizagens além da sala de aula e que envolve a comunidade escolar com um todo”, detalha a Diretora. Débora elogia o envolvimento dos alunos e destaca a diferenciada atenção dada ao Projeto pela Especialista de Educação Alessandra Carvalho Vicentini e pela Educadora Maria Joedna Oliveira Leite Correa.

O Projeto é constantemente aperfeiçoado, observando sempre o interesse das crianças e sua evolução no processo de aprendizagem.

Previous post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas

Next post

Eleições 2016 – Comunicado aos Mesários