Outros

De olho na Black Friday? Se for comprar eletroeletrônicos, dê preferência aos mais eficientes

Na próxima sexta-feira (26), muitos brasileiros irão às compras para adquirir produtos e serviços aproveitando a Black Friday, data que tem se popularizado no Brasil por oferecer preços mais atrativos aos clientes. As expectativas para esse ano são de que o país alcance um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões na data. Um levantamento da startup “Eu Amo Cupons”, os eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos brasileiros na Black Friday, seguido por itens de Tecnologia e Eletrônicos (23%), Moda (15%), Beleza e Cosméticos (10%) e Outros (12%). A maioria dos consumidores que buscam por esses descontos são os jovens com idade entre 25 e 34 anos (45%). Na Capital de Minas Gerais, pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), confirma que os eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos belo-horizontinos (45,1%). Contudo, a Cemig ressalta que o desconto pode ser perdido se a eficiência do equipamento não for observada na hora da compra.

De acordo com o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, o cliente deve ficar atento ao Selo Procel antes de adquirir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.

“O Selo Procel já é bastante conhecido pela população, e indica ​os equipamentos mais eficientes da categoria. Essa classificação é benéfica para o interessado porque ele pode escolher o aparelho mais eficiente, que consome menos energia”, explica.

Criado na década de 1990, o selo pode ser verificado em refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, micro-ondas, ar-condicionado, lâmpadas, reatores, bombas e motobombas, motores elétricos, sistema de aquecimento solar e sistema fotovoltaico.

Black Friday eletrodomésticos

“O Selo Procel já é bastante conhecido pela população, e indica ​os equipamentos mais eficientes da categoria. Essa classificação é benéfica para o interessado porque ele pode escolher o aparelho mais eficiente, que consome menos energia”

Outras ferramentas para considerar no momento da compra

Se um eletrodoméstico ou equipamento eletrônico estiver com um preço muito inferior a outros similares, outro detalhe a ser observado é a tabela ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), criada pelo Inmetro. Essa ferramenta classifica o equipamento de acordo com o desempenho do produto com relação ao consumo de energia. Os aparelhos são classificados de A (melhor desempenho) à G (pior desempenho).

“Dependendo da classificação do aparelho adquirido, os descontos conseguidos na Black Friday podem não ser atrativos, pois ao longo do tempo o consumo de energia dos equipamentos menos eficientes é maior em relação aos de classificação ‘A’. O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência em Watts (W) dos equipamentos e do tempo de utilização (em horas). Se o equipamento é mais barato no momento da aquisição, mas é menos eficiente, essa diferença será sentida na conta de luz enquanto ele for utilizado”, alerta o especialista.

Durante a Black Friday, são muito comuns as compras pela internet, em que nem o selo Procel nem as tabelas Ence estão visíveis para os clientes. Nesses casos, Thiago Batista orienta o consumidor a ​buscar estas informações em outras fontes. “Nos sites de compra ​é comum que estas informações estejam omitidas, principalmente quando se trata de equipamentos com baixa classificação de eficiência. Procure pela marca e modelo do equipamento no site do fabricante e até mesmo em outros sites de venda para se certificar da eficiência e do impacto do consumo deste item na sua fatura de energia elétrica”, destaca.

(Ascom Cemig/Com edição de Arlene Brito-SintonizeAqui) / (Página principal: Showmetech)

Previous post

Aplicação do Enem em MG será monitorada por 23 instituições em atuação conjunta

Next post

Covid-19: 3ª dose da vacina será aplicada durante Mutirão de Reforço, neste sábado, em TP