Outros

Dia Internacional da Mulher – Frente Feminista, Conselho Municipal e Câmara preparam eventos alusivos à data

Dia Internacional da Mulher Comemorar, sim, mas também discutir o papel da mulher na sociedade atual, buscando a diminuição (e quem sabe o fim) do preconceito e da desvalorização do sexo feminino. São estes os objetivos da instituição do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A realização de conferências, debates, enfim, encontros onde o assunto mulher seja evidenciado ainda se faz necessária porque apesar dos muitos avanços “elas” ainda sofrem desvantagens. Salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho são alguns abusos praticados. “Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história”.

Em Três Pontas, alguns segmentos preparam eventos alusivos à data. A Frente Feminista, por exemplo, participará com rodas de conversa, batuque e, garantem as organizadoras, muita animação. As atividades foram elaboradas para alertar a população local sobre a importância da união pelo fim dos incontáveis tipos de violência que recaem sobre a mulher e também para enfatizar o apoio à luta por direitos iguais, pela validação de políticas sociais, entre outros.

No sábado (7), as meninas da Frente Feminista vão fazer uma panfletagem acompanhada de batucada. O movimento começará às 9h, na Praça Cônego Victor (Praça da Matriz), no Centro da Cidade.

À tarde, haverá sarau (com muita música e poesia) na Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário). O início está agendado para as 17h.

Também na Praça do “Centenário”, porém no domingo (8), às 14h, militantes conduzirão a roda de conversa. A Sexóloga, Adélia Maria Batista, confirmou presença e vai falar sobre a importância da mulher conhecer o próprio corpo e a interferência/influência que a sociedade tem sobre isso.

Dia Internacional da Mulher Frente Feminista de Três Pontas 1Então, agende aí.

Frente Feminista 

Sábado (7)

9h – Praça Cônego Victor: panfletagem e batucada

17h – Praça do Centenário: sarau

Domingo (8)

14h – Praça do Centenário: roda de conversa com a participação da Sexóloga, Dra. Adélia Maria Batista.

“Com esta programação, a Frente Feminista espera que as mulheres entendam a importância do dia 8 de março na história e também compreendam a relevância da luta feminista nos tempos atuais. É importante que as trespontanas participem de encontros e debates e ajudem a tomar decisões para a construção e organização de outros encontros”, convoca o grupo.

Conselho da Mulher

O Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher também está preparando diversas ações para lembrar a data histórica e ainda mobilizar a classe para a conquista de mais direitos.

Dia Internacional da Mulher 3

(Ilustrativa Net)

“Conta-se que em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Esse incêndio teria, supostamente, sido intencional. O proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, teria trancado suas funcionárias na fábrica e nelas ateado fogo. A data se tornou símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos das mulheres, seja no âmbito trabalhista, eleitoral ou social”.

Para lembrar essa luta e deixar o Dia das Mulheres mais alegre para as trespontanas, o Conselho se mobiliza na seguinte programação.

Sábado (7)

14h – Supermercado do Moacyr: arte para mulher
15h – Supermercado Marques: arte para mulher
16h – Praça Cônego Vitor, Praça Dr. Tristão Nogueira, Rua Frei Caneca e Avenida Oswaldo Cruz: caminhada com atos de gentileza

17h – Sambódromo da Avenida Oswaldo Cruz:  aula de zumba

Domingo (8)

8h às 16h – Praça Cônego Victor: feira de artesanato
8h às 10h – Praça Cônego Victor: saúde da mulher
10h30min – Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
12h – Praça Cônego Victor: apresentação de Banda

19h – Culto nas Igrejas Evangélicas

Dia Internacional da Mulher 4Câmara Municipal

Tradicionalmente, a Câmara Municipal de Três Pontas presta homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, através de representantes da comunidade.

Neste ano serão agraciadas Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus, Maria Aparecida da Silva Firmino, Marilda Tiso Fernandes Corrêa e Valdivina de Fátima Juvêncio da Silva.

A solenidade acontecerá na segunda-feira (9), às 19h, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara de Vereadores.

“Contamos com a sua presença”, convida o Presidente, Luis Carlos da Silva.

 

 

 

 

 

 

Previous post

Beatificação do Padre Victor - “Não se pode falar em ‘milagre’ antes da assinatura do Decreto pelo Papa Francisco”

Next post

Patrimônio Público - Investigações apuram fraude na venda e na aquisição de combustíveis em 19 municípios de Minas Gerais