OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Três Pontas

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Três Pontas Area e Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Três Pontas 1

O espantalho Olímpio e sua amiga Paulinha recepcionam visitantes na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Três Pontas

O espantalho Olímpio e sua amiga Paulinha receberam os convidados na porta principal. Depois das boas-vindas desejadas pelas personagens das campanhas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e pelo Instituto Mineiro de  Agropecuária (IMA) os visitantes percorreram um corredor decorado com balões coloridos e com cartazes que exibiam mensagens de conscientização através de desenhos e redações. As obras foram confeccionadas por alunos da rede municipal de ensino e ainda do Colégio Prósperi, de Três Pontas.

Participação especial: Banda da Apae propaga o clima festivo na solenidade de abertura do 11º Dia Nacional do Campo Limpo no Município

Participação especial: Banda da Apae propaga o clima festivo na solenidade de abertura do 11º Dia Nacional do Campo Limpo no Município

Sob a tenda, autoridades, professores, estudantes assistiram à cerimônia de abertura da 11ª comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo no Município. A festa mais uma vez foi organizada pela Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos (Area) e Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Três Pontas com a finalidade de mostrar à população a importância do trabalho na unidade que recolhe e destina corretamente as embalagens de defensivos agrícolas usados nas lavouras trespontanas, uma ação fundamental para a preservação do meio ambiente.

Depois do Hino Nacional, a Banda da Apae –  que tem à frente a Musicista, Lidyanne Brito – propagou ainda mais o clima festivo. Em seguida, a atenção das crianças e também dos adultos ficou presa à apresentação da peça teatral “Essa tal de reciclagem”. De autoria de Camilo Tostes e com a produção da Cia. Trem Bão de Teatro e Música – Espaço Oficina Cultural Ltda., a Escola Municipal João de Abreu Salgado brilhou. Maricota, uma menina curiosa e cheia de dúvidas e Reusito, um boneco feito de materiais de reuso e engraçado no jeito de se movimentar e falar, explicaram tudo a respeito de coleta seletiva e reciclagem.

Os agradecimentos foram direcionados ao Diretor da Escola, Cláudio Reis Pereira, ao Professor Glauber Adriano Reis e toda a equipe de teatro do estabelecimento de ensino, um dos mais tradicionais da Cidade.

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Três Pontas Area e Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Três Pontas 8.jpg

“Maricota e Reusito”ensinam tudo a respeito de coleta seletiva e reciclagem em texto criativo e desenvoltura que prendem a atenção de crianças e adultos

Premiação

Isabela de Lima Lorenzon (Colégio Prósperi) e Ludimila da Silva Alves (E.M. José Vieira Mendonça – zona rural) receberam prêmios por se destacarem no Concurso de Desenhos alusivo ao Dia Nacional do Campo Limpo 2015. Elas receberam os presentes das mãos do Presidente da Area, Roberto Felicori Rodrigues e do Prefeito Paulo Luis Rabello.

Irys Souza Salvatico (E.M. Nossa Senhora Aparecida – zona rural) e Caetano Pires e Oliveira (E.M. Antonieta Ferracioli Duarte) também tiveram seus momentos especiais. Ganhadores do Concurso de Redação, eles foram abraçados pelo Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho e ainda pelos Vereadores que acompanharam a solenidade – Paulo Vitor, Valéria Evangelista, Sérgio Silva e Alessandra Sudério.

Houve ainda o sorteio de uma bicicleta. A ganhadora foi Iasmin V. Anastácio dos Santos (E.M. Professora Nilda Rabelo Reis – Caic). Como a visita da Escola à Area seria à tarde, a aluna foi representada por Danuza Rafael Mendonça Rodrigues.

Reconhecimento – Produtor rural, Eduardo Junqueira Nogueira, recebe homenagem especial 

Anualmente, no Dia Nacional do Campo Limpo, a Area e a Central de Embalagens Vazias de Três Pontas presta homenagem a um produtor rural como forma de reconhecimento e agradecimento à parceria. Desta vez, as honras foram para o senhor Eduardo Junqueira Nogueira.

"Eduardinho" fala sobre a trajetória do pai, observado por ele - o homenageado 2015, senhor Eduardo Junqueira Nogueira

“Eduardinho” fala sobre a trajetória do pai, observado por ele – o homenageado 2015, senhor Eduardo Junqueira Nogueira

Emocionado, o filho “Eduardinho” justificou o merecimento, contando um pouco da trajetória do pai, produtor rural que em novembro irá completar 80 anos. “Ele começou tirando leite de poucas vacas e com poucos pés de café. Hoje, produzimos café, soja, trigo, alface e temos um projeto novo de produção de uva para vinhos finos. Nossa fazenda exporta café para várias regiões do mundo porque possui 8 certificados internacionais, visando a sustentabilidade – a sustentabilidade pregada aqui pelo nosso amigo Roberto, pela Area e pela Central de Recebimento”, registrou.

Na oportunidade, “Eduardinho” comentou que ele e o pai, ali homenageado, se orgulham em ter ajudado na inauguração e, ao longo do tempo, a manter ativa a Central trespontana.

Senhor Eduardo após a homenagem na companhia de Roberto, Jorge e 'Eduardinho"

Senhor Eduardo após a homenagem na companhia de Roberto, Jorge e “Eduardinho”

O senhor Eduardo Nogueira recebeu cartão de prata e um certificado, entregues por Roberto Felicori e pelo sobrinho, Jorge Luis Nogueira Piedade.

Pronunciamentos

“Cada vez a gente vê mais colaboradores, mais participantes. Este é o caminho certo. Roberto e toda a sua equipe, recebam os parabéns da Câmara Municipal de Três Pontas. Continuem sempre nesse empenho porque com esse pensamento, com essas atitudes é que a gente pode mudar a nossa Cidade, o nosso planeta, o nosso mundo”, desejou a Vereadora, Valéria Evangelista Oliveira.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Paulo Luis destacou que vê na educação a base de formação de pessoas responsáveis, comprometidas com seus direitos e deveres. Por isso, explicou, em seu mandato procura valorizar o segmento estendendo às mãos até mesmo às escolas estaduais. Segundo o Prefeito, várias delas passam por melhorias, contando com recursos dos cofres da Cidade. Uma é a Escola Estadual Cônego José Maria que terá espaço ampliado caso a doação de terreno pela Prefeitura seja legalmente acatada pelo Estado.

“Mas educação não vem só da escola, vem também do berço e a educação ambiental é importante para que no amanhã não tenhamos problemas como temos hoje – a escassez da água, do plantio, da colheita, a seca. Por esta razão, cumprimento e agradeço em nome do Município, ao Presidente da Area, o Roberto, pela sua preocupação e pela sua colaboração ambiental para com Três Pontas”, completou Paulo Luis. O Prefeito estendeu os cumprimentos às crianças que, analisou, estão pensando e sonhando com um futuro melhor, movidas por um coração puro, sem maldades diferentemente do que possuem muitos adultos.

Rapidamente, o Presidente da Cocatrel, Francisco Miranda, mandou o recado. Ele enfatizou que a homenagem a Eduardo Nogueira só se concretizou porque o produtor rural fez um bom trabalho para o meio ambiente, graças a uma mentalidade evoluída e mãos compromissadas.

Central trespontana já destinou corretamente mais de 2 milhões de embalagens de agrotóxicos

Na visão do Presidente da Area, Roberto Felicori Rodrigues, é preciso cuidar primeiro das coisas que estão ao nosso entorno para que todo o processo caminhe bem. E é isso que Três Pontas está fazendo. No 11º Dia Nacional do Campo Limpo na Cidade, ele revelou que de janeiro a julho deste ano, a Central recebeu e deu destinação ambientalmente adequada à 23.170 embalagens vazias. De janeiro de 2002 a julho de 2015, a Central recebeu 1.860.132 embalagens do tipo lavada e 217.355 não lavadas, totalizando 2.077.487 unidades que deixaram de poluir o meio ambiente. No estado de Minas Gerais os números são 2.207.264 (jan a jul 2015) e 27.944.103 (jan 2002 a jul 2015).

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Três Pontas Area e Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Três Pontas 18.jpg

Presidente da Area, Roberto Felicori, comenta que de Três Pontas já foram destinadas ambientalmente corretas mais de 2 milhões de embalagens desde a implantação da Central no ano de 2004

O anfitrião enfatizou ainda que a Central – a exemplo de todas as unidades brasileiras – é referência para o mundo e que isso se deve a pessoas, tais como o senhor Eduardo Nogueira, que não medem esforços. Roberto Felicori analisou que a classe produtora é pouco remunerada, pouco reconhecida, mas é organizada e mantém o sistema de logística reversa modelo no Brasil e no exterior, se tornando o mais importante elo da cadeia formada ainda pela indústria, pelo comércio, pelo poder público.

O Presidente da Area agradeceu o apoio da Administração e demais parceiros, dentre eles, inpEV, Cocatrel, IMA, Emater, Revendas Credenciadas, Apae, Guarda Civil Municipal, Unimed, escolas e equipe Area/Central.

“Espero que a gente continue nesse processo de educação e conscientização ambiental para que nossas gerações futuras não precisem mendigar coisas que Deus nos deu em abundância, por exemplo, árvores, água potável de qualidade – e que nós não estamos sabendo usufruir, talvez por ganância, pela exploração financeira”, concluiu.

Por todo o dia houve atividades recreativas e educativas para as crianças e a presença da comunidade foi garantida, conforme finaliza a Secretária, Mariele Ferreira. 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Há vagas em Três Pontas

Next post

Rotary Club de Três Pontas realiza a Manhã da Saúde