Outros

Eleição dos Conselheiros Tutelares: Exercendo O Seu Papel De Cidadão

(Por Mariana Tiso – estagiária/Arlene Brito)

Conselho Tutelar Eleição Conselheiros 3Neste domingo (4), acontece a eleição dos Conselheiros Tutelares de Três Pontas para o próximo período de quatro anos (2016/2019). Para votar basta que o cidadão seja maior de 16 anos, esteja em dia com a Justiça Eleitoral e seja domiciliado no Município. A votação será na Escola Municipal Cônego Vitor, no Centro da Cidade, com início às 8 horas e término às 17 horas. O eleitor deve apresentar o Título e também um documento com foto. Cada cidadão poderá escolher apenas um candidato. Ao todo, 17 trespontanos concorrem a cinco vagas titulares e cinco vagas para suplentes. 

Esta participação é muito importante. Isto porque a sociedade exerce o controle social, através da atuação junto aos conselhos municipais. Qualquer cidadão pode se envolver em votações e fiscalizações, auxiliando na tomada de decisões e no cumprimento de leis que levam à garantia da efetivação de direitos e deveres.

O papel do CMDCA na sociedade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi criado por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente, através da Lei Federal 8069/90 e da Lei Municipal 1596/94. É um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no município. É uma instituição paritária, composta de membros da sociedade não governamental que tem envolvimento com instituições de atendimento às crianças e aos adolescentes e por representantes do Poder Público (Sociedade Governamental). Entre outras funções é responsável pela aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).

A principal atribuição do CMDCA é fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido no âmbito do município. 

Competências

Formular a política municipal dos direitos da criança e do adolescente, definindo as prioridades e controlando as ações de execução.
Deliberar sobre as ações do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA).
Opinar sobre o orçamento municipal destinado ao desenvolvimento das políticas que visam o atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
Fixar critérios de utilização das doações, subsídios e demais receitas através de planos de aplicação.
Encaminhar o processo de eleição dos membros do Conselho Tutelar.
Proceder ao registro de entidades da sociedade civil e programas descritos no artigo 90 da Lei 8069/90.
Comunicar o registro das entidades e promover o intercâmbio entre elas e o CMDCA.

Conheça os candidatos que concorrem à Eleição deste domingo, em Três Pontas

Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 16.jpgAna Carolina Nunes Pereira (Carol)
Filiação: Maria Aparecida Nunes Firmino e Cláudio Henrique Pereira
Idade: 21 anos
Trabalho atual: manicure e pedicure
Formação escolar: Ensino Médio completo / Técnico em Enfermagem
Experiência profissional anterior: Técnico em Enfermagem
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Desejo atuar pela oportunidade e por me identificar na área em fazer os direitos da criança e do adolescente valer à pena!
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 15.jpgAna Paula Diniz Sacho
Filiação: Roberto Pérsio Vieira Sacho e Irene Morais Diniz Sacho
Idade: 33 anos
Trabalho atual: Tecnotêxtil
Formação escolar: Ensino Médio completo
Experiência profissional anterior: Auxiliar de Produção (Lassane)
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Trabalhar no Conselho Tutelar é exercer um importante papel na sociedade. Se eleita, quero trabalhar honrando a confiança que em mim foi depositada pela sociedade, lutando pelo direito das crianças e adolescentes de acordo com o Estatuto. 
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 13.jpgCamila Cristina Batista
Filiação: Maria Aparecida da Cruz Batista e Francisco Antônio Batista (falecido)
Idade: 22 anos
Trabalho atual: (não informado)
Formação escolar: Ensino Médio Completo
Experiência profissional anterior: Operadora de caixa
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Quero ser conselheira por vários motivos. Acredito que seja um trabalho árduo, porém interessante, proveitoso e para um bom profissional um exercício digno para com as crianças e adolescentes, acredito que gostar de criança não é o bastante para ajudá-las, é preciso fazer algo por elas, fazer o máximo para que seus direitos não sejam violados.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 12.jpgCindy Silvestre Araújo
Filiação: Sandra Maria Vitor Araújo e Edson Bento Araújo
Idade: 24 anos
Trabalho atual: CMEI Anjo Gabriel (Estagiária)
Formação escolar: Magistério (Cursando Pedagogia)
Experiência profissional anterior: Educadora Infantil
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Para desempenhar as atribuições legais que me for concedida de forma eficaz, superando as dificuldades que nossa sociedade apresenta com as crianças e os adolescentes, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e perseverança, incorporando em meus atos o compromisso de um bom resultado. Buscando ouvir e compreender as necessidades daqueles que precisam do serviço do Conselho Tutelar, sabendo conversar e expor com clareza minhas ideias e ouvir com atenção as ideias dos outros, sem deixar de saber quando ou não ceder determinadas posturas ou argumentos, evitando prejudicar meus objetivos. Agregando pessoas, grupos, movimentos, entidades e personalidades importantes no trabalho de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo transparência e ética com todos que estejam contribuindo pela mesma causa. Sei que não será fácil, mas mantendo o trabalho em equipe, os nossos objetivos ficarão mais fáceis de alcançar, podendo assim, atender às necessidades de nossa sociedade infantil.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 14.jpgCrislaine Aparecida Oliveira de Souza
Filiação:  Maria Aparecida de Oliveira Sousa e Daniel Vitor de Sousa
Idade: 24 anos
Trabalho atual: Desempregada
Formação escolar: Superior Incompleto (Educação Física)
Experiência profissional anterior: Monitora de Esportes 
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Existem tantas crianças e adolescentes que passam por alguma dificuldade, às vezes não recebem um apoio e acabam enfrentando tudo sozinhas. Eu quero poder fazer a diferença na vida de cada uma delas, dando todo o suporte que vão precisar. Quero mudar a realidade triste que alguns têm e fazer a vida delas ter importância, quero poder ser a esperança na vida de cada um, tornando o seu convívio mais fácil e mostrar que a vida pode ter uma realidade diferente. 
Flávia Sílvia de Oliveira
Não enviou dados para publicação
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 10.jpgGabryella Tempesta Andrade
Filiação:Luiz Roberto Andrade e Cleida Tempesta Andrade
Idade: 26 anos
Formação escolar: Bacharel em Administração (Cursando Psicanálise)
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Dentre as missões de um conselheiro tutelar estão o cuidado em observar o total cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, como também colaborar para mudanças benéficas no atendimento aos mesmos. Minha intenção é contribuir para que tenham um acompanhamento eficiente para a melhoria da qualidade de vida e resolução dos problemas da melhor forma possível, para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja exercido em seu todo. Pretendo fazer um bom trabalho social e para que isso seja possível precisamos discernir os problemas além da aparência, o que hoje aprendo no meu atual curso. Desejo muito ser uma Conselheira Tutelar para ajudar fazer com que nossas crianças e adolescentes trilhem um caminho melhor e tenham um futuro mais promissor.
Jullie Cristina de Oliveira
Não enviou dados para publicação
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 9.jpgKeila Cristina Vieira (Keila Tempesta)
Filiação: Ilma Aparecida Tempesta Vieira e Luiz Carlos Vieira (Carlinho Correio)
Idade: 36 anos
Trabalho atual: Autônoma
Formação escolar: Superior Incompleto (Cursando Pedagogia)
Experiência profissional anterior: Educadora Infantil na Prefeitura Municipal
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: O desejo de mudar, de fazer a diferença, de dar suporte às crianças, adolescentes e suas famílias, fazendo um trabalho baseado na ética e na responsabilidade social.
Kelven Alves de Sousa (Kelvinho)
Não enviou dados para publicação
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 6.jpgLaila Pereira Bernardino
Filiação: Gilda Mara Pereira e Vitor de Souza Bernardino
Idade: 26 anos
Trabalho atual: Do lar
Formação escolar: Superior Completo (Pedagogia)
Experiência profissional anterior: Vendedora
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: 1º porque sou mãe, a base da criança está na família e acredito nisso. Penso que é preciso fazer algo por elas para que tenham uma qualidade de vida melhor e com amor, sempre visando suas necessidades e o que é necessário para que haja o bom desenvolvimento para viver em sociedade; 2° por ser formada em Pedagogia me identifiquei com o cargo e vejo que posso fazer a diferença, trabalhando junto com as nossas crianças para que se tornem adultos éticos e responsáveis pelos seus atos e em 3° se eleita quero trabalhar em equipe para que os valores sejam conservados e respeitados de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Peço à população que me dê essa oportunidade, pois farei o melhor possível pelas crianças de nosso município.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 8.jpgLais de Sousa Camilo (Lais Camilo)
Filiação: Wilma Cândida de Sousa Camilo e Antônio Camilo
Idade: 27 anos
Trabalho atual: Conselheira Tutelar
Formação escolar: Superior Completo
Experiência profissional anterior: Estagiária de Serviço Social na Secretaria Municipal de Assistência Social
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Desejo continuar trabalhando como Conselheira Tutelar, pois com a experiência, o comprometimento e amor que possuo em garantir o direito de nossas crianças e adolescentes posso ainda muito contribuir para nossa comunidade.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 7.jpgLucinéia Vicente de Sá (Lúcia)
Filiação: Nelson Vicente de Sá e Elvira Pereira da Silva Sá
Idade: 27 anos
Trabalho atual: não trabalho no momento
Formação escolar: Ensino Médio Completo
Experiência profissional anterior: Loja “A Mineira”
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Porque acredito que é nas crianças e adolescentes que está o nosso futuro, o futuro da sociedade. E a base para tudo isso, está na família.  É preciso preservar os valores familiares, desde que não prejudiquem a criança ou adolescente. O gostar de criança penso eu não é suficiente, é necessário agir por elas, defendê-las e direcioná-las para que se tornem jovens e adultos sadios e busquem uma melhor vida. Auxiliando quanto aos valores, à dignidade e observando o Estatuto da Criança e do Adolescente. Pois se não cuidarmos das crianças de hoje, como serão os adultos e jovens amanhã?
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 5.jpgMaria Luiza Marchetti
Filiação: Luiz Marchetti Sobrinho e Eunice Campos Marchetti
Idade: 57 anos
Trabalho atual: Aposentada
Formação escolar: Superior                       
Experiência profissional anterior: bancária, servidora pública pela Câmara Municipal e professora
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Estou aposentada com o tempo livre para produzir e dedicar esse tempo às crianças e adolescentes que têm problemas na escola, família, enfim, na vida, e que precisam de ajuda e apoio. Sempre gostei de trabalhar com crianças, por isso me formei para ser professora, e agora encontro essa oportunidade para desenvolver um bom trabalho como Conselheira Tutelar.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 3.jpgVanessa Gonçalves Elias
Filiação: Terezinha Maria de Jesus Elias e Sebastião Elias 
Idade: 29 anos
Trabalho atual: desempregada 
Formação escolar: 2º Grau Completo
Experiência profissional anterior: Brinquemoldes (Estrela)
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Estarei à disposição para buscar o aperfeiçoamento no que for necessário e apresento total disposição em interesse para prestar meus serviços.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 2.jpgVanilda da Silva (Tia Vanilda)
Filiação: Maria de Fátima Silva e José Lourenço da Silva
Idade: 30 anos
Trabalho atual: Recreadora Infantil
Formação escolar: Superior (Magistério e Pedagogia)
Experiência profissional anterior: Educadora Infantil – CMEI Nilce de Oliveira Piedade
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Quero atuar com as famílias, com a sociedade e com dignidade cumprindo as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente. Se não cuidarmos das “nossas crianças” hoje, como serão os adultos de amanhã? Peço à população que me dê essa oportunidade, pois farei o melhor possível pelos direitos dos indivíduos do nosso município.
Conselho Tutelar Três Pontas Eleição Conselheiros 1.jpgWellington Carlos Fernandes Bárbara (Eto)
Filiação: Sueli Silva Fernandes Bárbara e Luis Carlos Bárbara
Idade: 31 Anos
Trabalho atual: Autônomo
Formação escolar: Ensino Médio Completo
Experiência profissional anterior: Operador de Caixa / Padeiro / Encarregado de Hortifrut / Repositor / Embalador/ Auxiliar de Mecânica / Auxiliar de Pintura Automotivo.
Porque desejo trabalhar como conselheiro (a) tutelar: Espero agregar valores e ética para o Conselho Tutelar com minha experiência em lidar com a população e entendê-la, assim resolver situações que se dispõem a um Conselheiro Tutelar de forma rápida, eficaz e objetiva.

(Dados dos candidatos: Prefeitura Municipal de Três Pontas)

Previous post

Semana Nacional do Idoso – Moradores da Vila Vicentina comemoram aniversário

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas