Política em Três Pontas

Eleições 2018 – Cartório Eleitoral de Três Pontas convoca mesários para o 2º turno

Arlene Brito

Mesários que atuam nas Eleições 2018 em Três Pontas e Santana da Vargem durante treinamento

Os mesários que atuaram em Três Pontas e Santana da Vargem no 1º turno das Eleições Gerais 2018 já foram convocados para o 2º turno. Eleitores dos dois municípios, a exemplo dos demais brasileiros, voltarão às urnas no dia 28 de outubro para eleger entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) quem presidirá o Brasil. Na mesma data haverá eleições para governador em 15 estados, sendo um deles Minas Gerais onde a disputa está travada por Romeu Zema (Novo) e Antonio Anastasia (PSDB).

Em Três Pontas, o pleito de domingo (7) transcorreu sem grandes problemas, conta o Ministério Público Eleitoral.  A maior reclamação por parte dos eleitores foi a formação de filas, inclusive em seções onde a espera não é comumente registrada. A causa, apontaram cidadãos, seria a biometria. Mesmo com alguns aparelhos demorando para fazer a leitura biométrica, o processo foi encerrado dentro do prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 17 horas, assegurando o direito democrático a todos que compareceram.

Justificativa

Justificativa pode ser feita na sede do Cartório Eleitoral de Três Pontas

A equipe do Cartório Eleitoral de Três Pontas chama a atenção dos eleitores que não votaram no 1º turno. Eles têm até o dia 6 de dezembro para acertar a posição com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o eleitor que não compareceu às urnas no dia da eleição ou que esteve fora de seu domicílio eleitoral, deve justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

Esse formulário esteve disponível no dia do pleito nos locais de votação ou de justificativa e agora pode ser obtido gratuitamente na página do TSE, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu e entre as consequências para quem não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral está o impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, obter empréstimos e inscrever-se em concurso público.

 

 

Previous post

Eleições 2018 - Ministério Público Eleitoral presta contas da atuação em Três Pontas

Next post

Fake News: TSE lança página para esclarecer eleitores