Política em Três Pontas

Eleições 2018 – TSE convida partidos políticos para acompanhar in loco totalização de votos neste domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou ofício aos 35 partidos políticos registrados na Corte convidando-os para acompanhar diretamente em sua sede a totalização dos votos neste domingo, dia 28, segundo turno das eleições. O convite também foi estendido a outras oito instituições: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

A iniciativa já havia ocorrido no primeiro turno do pleito deste ano.  A Coligação “Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos”, do candidato à presidência Jair Bolsonaro, ingressou nesta sexta-feira (26) com petição no TSE, solicitando que até cinco representantes indicados pelo grupo e outros cinco pela coligação adversária, “O Povo Feliz de Novo”, do candidato Fernando Haddad, pudessem acompanhar a totalização no Tribunal.

A solicitação foi prontamente atendida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que, no despacho em que acolheu a solicitação, lembrou que o próprio Tribunal já havia tomado a iniciativa do convite a ambas as coligações para acompanhamento da totalização de votos e divulgação de resultados nos dois turnos das eleições. A ministra ressaltou ainda em sua decisão que os representantes das coligações poderão acessar quaisquer salas e espaços físicos no TSE, no dia da eleição.

No primeiro turno, convidado pelo TSE a acompanhar os trabalhos de totalização diretamente na Corte, o Partido Social Liberal (PSL), que integra a Coligação “Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos”, não indicou representante. 

Transparência 

O convite feito pelo TSE permitirá que os partidos e demais instituições convidadas possam acompanhar in loco a totalização e a divulgação dos resultados neste segundo turno do pleito. Realizada pelo TSE a partir das informações dos boletins de urna encaminhadas por uma rede exclusiva pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), a totalização é iniciada logo após o encerramento da votação em cada um dos estados.

Os representantes indicados poderão acompanhar a totalização dos votos, a partir das 17 horas do domingo, numa sala destinada a esse propósito na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no prédio anexo ao edifício-sede do TSE, em Brasília.

Neste sábado (27), os convidados receberão informações detalhadas sobre como será o procedimento de acompanhamento da totalização, em reunião no TSE.

(Fonte: TSE)

 

Previous post

Cemig alerta sobre atuação de estelionatários

Next post

Cocatrel participa da Semana Internacional do Café