Política em Três Pontas

Eleições 2020 – Escola do Legislativo da ALMG oferece curso para candidatos a vereador

Os interessados em concorrer a vagas nas câmaras municipais no pleito deste ano podem participar do curso on-line “Eleições 2020: Fundamentos do Legislativo Municipal”. A atividade, que será oferecida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em setembro, visa qualificar os candidatos sobre o funcionamento das casas legislativas e as atribuições necessárias para o exercício do cargo.

A capacitação é gratuita e não é preciso fazer inscrição. Ao todo serão cinco encontros, sempre às terças-feiras, das 18 horas às 19h30min. A primeira aula será no dia 1º de setembro. O conteúdo será transmitido ao vivo no YouTube da Escola e na TV Assembleia. Após a transmissão, as aulas vão continuar disponíveis no canal do YouTube.

De acordo com o consultor e professor da Escola, Alexandre Bossi, o objetivo é esclarecer sobre áreas importantes para atuação do vereador. “Queremos qualificar um possível agente público para que ele compreenda, por exemplo, o papel fiscalizador e educativo da câmara, o funcionamento do processo legislativo, a importância da oratória e as funções de um vereador, entre outros temas importantes para o exercício do mandato”, explica.

Embora seja voltada para candidatos a vereadores, a capacitação também pode ser realizada por cidadãos que queiram conhecer melhor o tema.

Confira abaixo, o dia, tema e professor de cada aula.

  • Dia 1º de setembroAspectos jurídicos das eleições municipais– Wladimir Rodrigues Dias,  graduado em Direito, doutor em Direito Público, consultor e professor da Escola do Legislativo.
  • Dia 8 de setembroOratória e mandato parlamentar– Ivan Capdeville Junior – graduado em Letras, mestre em Estudos Linguísticos, redator-revisor e professor da Escola do Legislativo.
  • Dia 15 de setembro – O papel do vereador na sociedade contemporânea– José Alcione Bernardes Júnior – graduado em Direito, mestre em Direito Constitucional, consultor e professor da Escola do Legislativo.
  • Dia 22 de setembroO vereador e a fiscalização das contas públicas– Alexandre Bossi Queiroz, graduado em Ciências Contábeis, doutor em Contabilidade e Finanças, consultor e professor da Escola do Legislativo.
  • Dia 29 de setembroA função educativa nas casas legislativas–  Ruth Schmitz de Castro, graduada em Física, mestre em Ensino das Ciências,  professora e gerente-geral da Escola do Legislativo.

Serão cinco encontros, sempre às terças-feiras (Foto: Arte Escola do Legislativo)

Notícia anterior

População do Brasil passa de 211,7 milhões de habitantes; Três Pontas se aproxima dos 57 mil, estima IBGE

Próxima notícia

Coronavírus - Mulher de 41 anos, sem comorbidades, morre em TP vítima da Covid-19